terça-feira, 30 de novembro de 2010

FEITO HISTÓRICO NA LIGA DE HONRA/ORANGINA
SENSACIONAL FC DE AROUCA VENCEU EM PENAFIEL
E JÁ CHEGOU À LIDERANÇA DO CAMPEONATO

É sem duvida um feito notável...para nao dizer histórico...o FC de Arouca, que ainda há quatro épocas atras andava nos distritais da AF de Aveiro, chegou esta semana à liderança repartida da Liga de Honra / Oragina, ao vencer no reduto do Penafiel por 1-0, num jogo repleto de nervos e emotividade, a contar para a nona jornada do campeonato nacional.

Com os empates do líder Gil Vicente e do Trofense, tanto Penafiel como Arouca assumiam o comando se ganhassem. Os locais ficariam mesmo isolados, mas foram os comandados de Henrique Nunes, com um golo solitário de Kiko aos 88 minutos, a alcançar o primeiro lugar, em igualdade com as formações de Barcelos e da Trofa, mas com a liderança a pertencer ao Arouca que, recorde-se já foi conquistar um empate no terreno dos gilistas.
A equipa do Arouca entrou bem na partida, a jogar de forma desinibida, a demonstrar garra e ambição, chegando mesmo a dominar na primeira metade do encontro.
Com a acção cingida praticamente ao meio campo, fruto do calculismo inerente a quem tem muito a ganhar, mas também muito a perder, os remates da primeira parte não passaram de esboços de oportunidades de golo, mas não deixa de ser verdade que, fruto do maior pendor ofensivo, os forasteiros foram mais acutilantes e perigosos no ataque.
A tarde fria de Penafiel não afastou os adeptos, que corresponderam ao bom momento da sua equipa com uma afluência recorde ao Estádio Municipal 25 de Abril, mas a emoção reflectiu-se no relvado, com ambas as formações a darem o melhor de si para chegar à vitória, ficando o argumento que, a vitória servia a ambos para chegar ao topo da classificação.
O Arouca, com o melhor ataque da Liga de Honra (14 golos) apenas na sequência de pontapés de canto conseguiu criar perigo, primeiro através de Jeremie (27 minutos), depois por intermédio de Kiko (36).
O Penafiel, que estava imbatível em casa esta temporada em jogos do campeonato, regressou dos balneários decidido a vencer, com Diogo Rosado (57 minutos) e Kanu (59) a estarem muito perto do golo, tendo conquistado o meio campo adversário, fruto de duas subsituações inteligentes de Lázaro Oliveira, que com Victor e Guedes, tentou o tudo por tudo para chegar ao triunfo.
Completamente transformadas, as duas equipas carregaram no acelerador, imprimindo um ritmo elevado de jogo, com ataques sucessivos de parte a parte. Vítor, de livre, esteve perto, mas o guardião arouquense Marco, irrepreensível ao longo da tarde, negou-lhe o golo.
De cabeça perdida, os jogadores desentenderam-se, com o árbitro alentejano Luís Catita a distribuir cartões amarelos e os ânimos a exaltarem-se nas bancadas e no camarote presidencial, com as forças policiais a serem forçadas a intervir para acalmar varios adeptos do Penafiel, que durante o jogo não se cansaram de “provocar” o banco dos visitantes.
O jogo quente das bancadas foi acompanhado no relvado, com Kiko, na sequência de um livre, superiormente marcado, a garantir no “ cair do pano “, os preciosos três pontos aos FC de Arouca, para desespero dos jogadores do Penafiel, que, nos últimos minutos de jogo fizeram um “ forcing “ e estiveram perto do empate por três vezes.
O Arouca esteve em grande nível e com todo o mérito, soube resistir a tudo e conquistar a sua primeira vitória fora do seu estádio, igualando o Gil Vicente e o Trofense no topo da tabela, com 16 pontos, assumindo-se, no ano de estreia no futebol profissional, como a grande sensação da Liga de Honra.

FICHA DE JOGO :
Penafiel-Arouca, 0-1
Árbitro : Luís Catita, de Évora
Ao intervalo: 0-0
Marcador: 0-1, Kiko, 88 minutos
Cartões Amarelos : Ginho, Marco e Edu Sousa
Equipas:
Penafiel: Márcio Ramos, Dias, Sandro, Digão, Ginho, Bruno Madeira, Hugo Soares (Vítor, 45), Kanu (Manoel, 79), Jardel (Guedes, 73), Diogo Rosado e Michel
(Suplentes: Tiago, Ferreira, Vítor, Guedes, Manoel, Elizio e Cascavel)
Arouca: Marco, Steven, William, Kiko, Hernâni, Diogo, Babanco (Hugo Cruz, 89), Jorge Leitão, Hélder Silva, Jeremie e Edu Souza (Bruninho, 54)
(Suplentes: Pedro Soares, Hugo Cruz, Fernando, André Soares, Bruninho, Hugo Monteiro e Paulinho)

REPORTAGEM DE
Carlos Oliveira - texto e fotos

sábado, 27 de novembro de 2010

Apresentadas as Contas de 2010
FESTA DE S.PELÁGIO DE 2011
JA TEM MORDOMOS ANUNCIADOS

Fazendo um balanço bastante positivo dos festejos, foram recentemente apresentadas as contas da edição de 2010 da festa em honra de S. Pelágio, padroeiro de Vila Viçosa, que totalizaram um saldo de 8.177 euros a transitar para o próximo ano.

Na rubrica da receita, a Comissão de Festas liderada por João Oliveira, Pedro Semblano e Americo Monteiro, conseguiram arrecadar 30.890 euros, fixando-se a despesa dos festejos de 2010 em 22.713 euros.
Entretanto, para alem de agradecer a todos aqueles que, de um forma ou de outra, contribuíram para a concretização da Festa de S. Pelágio, a Comissão de Festas de 2010 já anunciou e transmitiu ao Reverendo Padre João Paulo, a nova Comissão de Festas que vai assumir a organização dos festejos de 2011, sendo nomeados mordomos Acácio Semblano, Abilio Paiva, José Beleza Dias e Sérgio Soares.
Esta equipa mostra-se confiante num bom trabalho e perspectiva uma boa romaria para o próximo ano, esperando que, a exemplos de outras edições, todos possam colaborar e dar o melhor apoio à iniciativa, procurando dignificar a nossa festa e honrar o lugar de Vila Viçosa.

sábado, 13 de novembro de 2010


No recinto da Escola Primária de Vila Viçosa
ASCE PROMOVEU CONVÍVIO
E MAGUSTO DE S.MARTINHO

Numa tarde pouca solarenga, a Associação Social e Cultural de Espiunca, colectividade sedeada no lugar de Vila Viçosa, promoveu no passado Domingo, dia 7, o seu Magusto de S. Martinho.

A iniciativa teve lugar no recinto da antiga Escola Primária e juntou algumas dezenas de populares, num animado convívio à volta das castanhas assadas e do vinho novo.
Ao lado do presidente da direcção da ASCE, João Avelino, o dirigente José Silva Pinto deixou uma saudação aos presentes e congratulou-se por mais esta realização orientada para o convívio popular, manifestando depois, a vontade de que, na conjugação de esforços e de interesses, se juntem vontades e anseios, no sentido de fazer mais e melhor por Vila Viçosa e pela freguesia.
E como convívio popular sem música não tem grande lógica, a organização não deixou de providenciar a presença de um “ duo local “, oriundo do Agrupamento Musical Sondagem, para promover um animado bailarico no espaço da “ galilé “ da escola e possibilitar um “ pezinho de dança “ aos mais afoitos.
Aqui se deixa alguns registos deste magusto de S. Martinho da ASCE, que no próximo mês tem também agendado um jantar de Natal, aberto a toda a população. Clique neste link: http://picasaweb.google.com/coliveira.periodista17/MAGUSTODAASCE2010?feat=directlink