terça-feira, 19 de abril de 2011


MENSAGEM DE PÁSCOA À POPULAÇÃO DE ESPIUNCA
DO REVERENDO PADRE PAULO TEIXEIRA


Caros Paroquianos:

A palavra Páscoa significa passagem. A Páscoa que celebramos como cristãos também significa passagem: da morte à vida, do pecado à graça, da escravidão à liberdade.

Jesus Cristo, o Filho de Deus, o nosso Salvador, alcançou-nos esta realidade com a Sua entrega na Cruz. Ele realizou pessoalmente esta passagem. Ele morreu para nos dar a Vida, para nos fazer passar de vez da escravidão à liberdade, do pecado à graça.
O nosso baptismo iniciou-nos neste caminho e fez de nós pessoas sãs e salvas.
Peço a Deus que nos torne a todos mais e melhores cristãos, capazes da passagem, ou seja, da Páscoa; capazes de gestos iluminados de Amor, Perdão, Justiça, Bondade... no fundo, capazes de morrer, por Deus, por nós próprios e pelos outros, para alcançarmos a Vida.

Peço e desejo uma Santa e Feliz celebração da Páscoa para todos!

Padre Paulo Teixeira

quarta-feira, 13 de abril de 2011

QUARTO CONFRONTO ENTRE AMBAS AS EQUIPAS
CCR DE VILA VIÇOSA DESFORROU-SE BEM
E GOLEOU O AC DE SABARIZ ( C. DE PAIVA )



O Centro Cultural e Recreativo de Vila Viçosa recebeu no seu reduto, no passado Domingo, a equipa paivense do AC de Sabariz, e vingou-se bem da goleada que tinha sofrido no último confronto, desforrando-se com uma goleada de 6-1.

O ditado é velho, “ cá se fazem cá se pagam “ e a formação alvinegra não esteve pelos ajustes e enfiou uma “ cabazada “ na equipa de Sabariz ( freguesia de S. Pedro do Paraíso ) onde António Correia, actual treinador do Sporting Clube Paivense, fez questão de dar uma ajuda ao plantel.
E se falarmos em futebol jogado, pode mesmo dizer-se que os 6-1 foram curtos, muito curtos, para a classe e empenhamento exibido pelos alvinegros, que se fartaram de desperdiçar oportunidades.
E conforme comentava Alberto Paiva, na partida não houve um nome que se tenha destacado entre todos os outros, mas a verdade é que o meio-campo constituído por Hugo-Marcelo-Carlitos continua a dar cartas e a mostrar serviço… fantástica a forma como dominou o jogo, controlou os ritmos e lançou os atacantes, Felipe e Bruno.
Com a vitória assegurada ao intervalo, a equipa da casa tirou o “pé do acelerador” na segunda metade e só por aí falharam uma maior goleada.
Neste quarto confronto entre ambas as equipas, o C.C.R. de Vila Viçosa alinhou com:
Marcelo, Vitor, Ricardo, Antonino, Carlos Daniel, António Carlos, Tenente, Carlitos, Hugo, Bruno e Felipe.
Suplentes: Marcelo, Isidro, Luís e Pedro
Marcha do marcador:
1x0 - Carlitos aos 10'
1x1 - aos 19' Sabariz
2x1 - Felipe aos 21'
3x1 - Luís aos 42'
4x1 - Pedro aos 44'
5x1 - Marcelo aos 50'
6x1 - Bruno aos 90'

terça-feira, 12 de abril de 2011


Acesso à antiga Escola Primária de Vila Viçosa

Junta de Freguesia avança com a obra

do alargamento do Caminho de " Terlantas "

Desde o inicio de Fevereiro, a Junta de Freguesia de Espiunca, em colaboração com a Câmara Municipal de Arouca, deu início à obra de alargamento e beneficiação do Caminho de “Terlantas”, um melhoramento há muito reivindicado pela população de Vila Viçosa!


Trata-se de um acesso de grande importância no lugar de Vila Viçosa, já que estabelece a ligação da zona central da localidade para a antiga Escola Primária e para o lugar de Toqueirã, que apresenta razoável densidade populacional.

Apesar de sempre anunciada e muito desejada, a obra do alargamento deste caminho interno de Vila Viçosa, foi sempre adiada e nunca concretizada, dada as dificuldades de negociar com o proprietário do terreno a intervencionar e, talvez, por alguma indelicadeza de trato e incompetência de quem governou a freguesia nos últimos tempos, para gerir uma situação que, já há muito tempo, poderia estar resolvida, a contento da população.

Para a concretização desta obra, que até há bem pouco tempo era considerada como miragem, muito contribuiu a colaboração do novo proprietário do terreno, Sr. Joaquim Bessa, a quem a Junta de Freguesia de Espiunca, já manifestou agradecimento e enalteceu a sua postura em todo o processo para a cedência da parcela para permitir o alargamento deste acesso.

A este melhoramento agora iniciado, a Junta de Freguesia de Espiunca pretende somar outras obras em Vila Viçosa, estando já acertado o alargamento da “Curva do Pinheiro”, ficando esta beneficiação apenas dependente da mudança do Poste Elécrico, por parte da EDP.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Aveiro:
DISTRITO ADERE EM FORÇA

AO DIA NACIONAL DOS MOINHOS

- Espiunca ficou de fora, porquê ?

No próximo fim-de-semana, 9 e 10 de Abril, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que amanhã se assinala, terá lugar pelo quinto ano consecutivo, o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, uma iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.


Um total de 14 moinhos do distrito de Aveiro vão estar abertos para visitas gratuitas no próximo fim de semana. O Dia Nacional dos Moinhos assinala-se amanhã, mas é no fim-de-semana seguinte que a Rede Portuguesa de Moinhos (RPM), com o apoio da Sociedade Internacional de Molinologia, concentra as actividades alusivas à efeméride. Pretende-se chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral. Assim, no fim de semana de 9 e 10 de Abril estarão a funcionar e, abertos ao público para visita gratuita, dezenas de moinhos de todos os tipos, um pouco por todo o país, sendo que, cada moinho terá um programa de actividades próprio, com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras acções de sensibilização. Este dia poderá também servir para “identificar problemas e oportunidades, germinar projectos e ideias ou mesmo levar a cabo pequenas beneficiações, como limpezas, pinturas ou consertos de coberturas”, conforme evidenciou um dos responsaveis da iniciativa, de âmbito nacional. O Dia Nacional dos Moinhos é visto como uma “oportunidade única” para aumentar o número de pessoas e instituições aderentes à rede nacional, o que permitiria “ reforçar a sua implantação e representatividade ” e, a partir daí, fortalecer a sua “ capacidade de acção a favor dos moinhos tradicionais ”. Segundo Jorge Miranda, a iniciativa poderá contar com a participação de 120 a 150 moinhos a funcionar em todo o país, cada um com programas específicos de actividades. Quatorze moinhos asseguram a representação a nivel do distrito de Aveiro, mas a freguesia de Espiunca, que ostenta um desses engenhos não consta sequer do mapa, pela simples razão porque não aderiu …e impoem-se agora, que se questione, perante quem de direito, porque se desperdicou esta oportunidade única de promoção e divulgação da freguesia e do seu património tradicional ? No distrito de Aveiro aderem 14 engenhos a esta iniciativa do Dia Nacional do Moinhos, situados nos municípios de Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra, Castelo de Paiva, Vagos, Aveiro, Sever do Vouga, Águeda e Anadia, mas por incrivel que pareça, o concelho de Arouca não está representado, nem sequer pelo Moinho da Espiunca, que para além de ser evidenciado como cartão de visita da freguesia, tão apregoado é como referencia turistica desta terra do Vale do Paiva. Profundamente lamentável e imperdoável este esquecimento….

sábado, 2 de abril de 2011

ÓBVIAMENTE QUE ERA MENTIRA...DE 1 DE ABRIL

Nem obras junto à Ponte da Bateira

Nem trânsito interrompido na EN 225



Claro que não podia deixar passar despercebida esta data, nem muito menos deixar de pregar uma partidinha…afinal só temos Dia dos Enganos uma vez por ano! Obviamente que a noticia aqui anteriormente editada era mentira…e da grossa. Antes fosse verdade, era sinal que tínhamos uma travessia mais ampla e segura na Zona da Bateira e que, a desejada requalificação da EN 225, também estava prestes a avançar.

Mas não… vamos continuar com a estreita passagem da Ponte da Bateira, onde quase não se cruzam dois ligeiros e vamos continuar com uma estrada miserável a servir a bonita e atractiva região do Vale do Paiva, e esquecidos para sempre por quem nos (dês)governa, que olha cada vez mais para o Litoral e cada vez menos para o Interior profundo. Recorde-se que, ainda recentemente, a Estradas de Portugal EP, através da Direcção de Estradas de Aveiro, investiu algum dinheiro na colocação de “ rail’s” de protecção nas zonas mais críticas e perigosas desta acessibilidade, entre Vila Viçosa e Travanca, bem como em marcos quilométricos ( referências das centenas ) que pouca utilidade têm e que não irá demorar muito a ser arrancados e surripiados por um qualquer comerciante de sucatas sem escrúpulos. O que se sabe, é que até hoje, nada de significante foi ainda decidido para valorizar a EN 225, desde Castelo de Paiva até Castro Daire, tendo em conta tudo quanto foi abordado e prometido na célebre reunião, em território paivense, em Fevereiro de 2010, com os autarcas do Vale do Paiva, os Governadores Civis de Aveiro e Viseu e os representantes da Estradas de Portugal EP. Por agora, resta-nos continuar a gramar uma estrada cada vez mais degradada, mais perigosa e que não serve os interesses do Vale do Paiva e da sua população, servindo para, pelo menos, desta vez, evidenciar a nossa brincadeira do primeiro de Abril

sexta-feira, 1 de abril de 2011

EN 225 VAI SER CORTADA AO TRANSITO POR 120 DIAS


PONTE DA BATEIRA SOBRE O RIO PAIVA

VAI ENTRAR EM OBRAS PARA ALARGAMENTO

O interesse é de todos e o objectivo é excelente, mas a notícia não é, de facto, animadora para os utentes do Vale do Paiva que circulam e utilizam a EN 225 e apanha toda a gente desprevenida… o Contrato de Consignação da empreitada de recuperação e alargamento da Ponte da Bateira, sobre o Rio Paiva, vai ser hoje ser assinado em Aveiro, nas instalações da Direcção Regional de Estradas, segundo anunciou ontem fonte do Instituto de Estradas de Portugal, e aquela passagem vai ser encerrada ao trafego durante 4 meses.

A referida travessia permite a ligação entre os concelhos de Cinfães e Castelo de Paiva e há vários anos que, tal como é exigido também ao nível do pavimento, é reclamada a beneficiação e alargamento da ponte, sobretudo depois da requalificação há muito pedida pelas autarquias servidas por esta acessibilidade.

A Ponte da Bateira liga as freguesias de Travanca e Bairros, respectivamente nos concelhos de Cinfães e Castelo de Paiva. Além dos Presidentes das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia destes dois concelhos, vão estar presentes na cerimónia, representantes das direcções regionais de Viseu e Aveiro, da empresa Estradas de Portugal EP, bem como do empreiteiro que vai concretizar obra de alargamento da travessia.

Embora a Estradas de Portugal EP não tenha divulgado o valor final da adjudicação da obra, sabe-se que o concurso foi aberto com uma estimativa de 425 mil euros e com um prazo de execução de 120 dias.

A empreitada diz respeito ao " reforço da estrutura de alvenaria através da colocação de tirantes na direcção transversal da obra de arte e de uma campanha de injecções generalizadas, que terá como objectivo consolidar e conferir características resistentes ao material de enchimento com a criação de uma camada envolvente aos arcos resistentes de alvenaria de espessura mínima de 2 m ".

Nos termos do caderno de encargos, proceder-se-á à "execução de muros em betão armado junto aos encontros com preenchimento de betão ciclópico no espaço entre o paramento da ponte e os novos muros e revestimento do paramento exterior com alvenaria de pedra semelhante à existente na restante obra de arte".

A empreitada compreende ainda a "demolição dos guarda-corpos existentes e fresagem do tabuleiro" e a " execução do novo tabuleiro em betão armado ".

Esta obra de arte, sobre o Rio Paiva, está situada ao km 6,7 da EN 225, no limite dos distritos de Viseu e Aveiro, sendo que, para os autarcas de Castelo de Paiva e Cinfães, a empreitada agora assumida para a requalificação da Ponte da Bateira, pode ser um bom indicativo para a desejada concretização da beneficiação desta acessibilidade do Vale do Paiva, desde Castelo de Paiva até à vila de Castro Daire, num percurso de cerca de 70 quilómetros, conforme ficou assente na célebre reunião dos autarcas, governadores civis e representantes da Estradas de Portugal promovida em Fevereiro de 2010.

Com o incómodo da interrupção da travessia da Ponte da Bateira por 120 dias, os utilizadores têm a alternativa de utilizar a Estrada Municipal que segue até ao Couto – Souselo e apanharem a EN 222, para voltar à zona de Castelo de Paiva ou em direcção à Variante à EN 222, na direcção de Entre-os-Rios.