terça-feira, 3 de novembro de 2009

Apelando à colaboração da população de Espiunca
FÁTIMA FONSECA TOMOU ONTEM POSSE
COMO PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA
· Henrique Soares rejeitou o cargo na Assembleia de Freguesia

Depois de já ter sido assumido de funções no âmbito da Assembleia Municipal de Arouca, Fátima Fonseca tomou ontem posse no cargo de presidente da Junta de Freguesia de Espiunca, em função da vitória alcançada pelo PS nas Eleições Autárquicas de 11 de Outubro, onde derrotou, de forma expressiva, o PSD e Henrique Pereira Soares, o que lhe permite assegurar uma maioria absoluta nos órgãos executivo e deliberativo da freguesia.

A grande surpresa do acto da posse, ontem realizado na Sede da Junta de Freguesia, foi a ausência do ex-presidente Henrique Pereira Soares, que esteve na presidência da autarquia nos últimos três mandatos, e que agora, perante o gosto amargo da derrota, entendeu renunciar, de imediato, ao cargo, não se mostrando interessado em assumir o seu lugar na Assembleia de Freguesia, nem muito menos, respeitar o voto de 135 pessoas que, na freguesia, lhe manifestaram interesse e confiança no projecto por si apresentado.
Uma atitude que se estranha e se lamenta, vinda de uma pessoa que, enquanto autarca, sempre criticou ( e com razão… ) as faltas e ausências injustificadas daqueles que não cumpriam os mandatos para que estavam eleitos…
E não estará em causa as razões por que o fez, mas a essência da sua postura, enquanto responsável partidário e autarca responsável na freguesia que o acolheu numa dúzia de anos.
Quanto mais não seja, esta postura do ex-autarca social-democrata não deixa de evidenciar as mais diversas e lamentáveis considerações, na medida em que vem provar, que na vida autárquica, apenas e só lhe interessava a presidência e o poder a ela subjacente, sendo que, tudo o resto é acessório, secundário e desinteressante.
Esquece-se o ex-presidente que, para ele ter sido presidente da Junta de Freguesia de Espiunca e, para a instituição funcionar em pleno e na legalidade democrática, teve que haver Assembleia de Freguesia e membros eleitos no órgão deliberativo, o mesmo órgão que ele agora, depois de derrotado, entendeu rejeitar e renunciar, porque já não lhe interessa, não é importante, ou já não lhe proporciona as “ benesses “ habituais.
Enfim, decisões que ficam com quem as toma, mas que em nada dignificam quem, durante todo este tempo, disse estar ao serviço da freguesia.
E mesmo sendo derrotado, há que saber sair de cabeça levantada…o exemplo de Joaquim Cunha, na vizinha freguesia de Canelas é bem elucidativo, nunca teve vergonha de passar vários mandatos na AF até chegar à presidência da Junta de Freguesia…mas nem todos somos iguais e entendemos a essência democrática do mesmo modo !!!
No decorrer do acto de investidura, o presidente cessante da Assembleia de Freguesia, José Maria Oliveira, teve a oportunidade de se congratular com a mudança verificada, a forma ordeira e disputadíssima com o acto eleitoral decorreu, agradecendo a presença de todos e despediu-se daqueles que, durante o mandato, trabalharam e colaboraram com ele no órgão deliberativo da freguesia, sempre na perspectiva de prestar um bom serviço à autarquia e à Junta de Freguesia, ao mesmo tempo que deixou passar um lamento, sobre a génese da mudança verificada, desejando as maiores felicidades ao novo Executivo liderado por Fátima Fonseca para o mandato que agora se inicia.
Não havendo listas opositoras, quer na constituição da Junta e na Mesa da Assembleia de Freguesia, a nova autarca chamou para a sua equipa António José Soares Barbosa e José Maria Oliveira, para assumirem os cargos de Secretário e Tesoureiro, respectivamente, enquanto a presidência da Assembleia de Freguesia ficou sob a responsabilidade de Celestino da Costa Nunes, que terá como 1º Secretário da Mesa, Sandra Elisabete Fonseca e como 2º Secretário, Adão Pereira Pinho, tendo ainda sido eleita Carla Alexandra Monteiro na lista socialista.
A bancada do PSD na AF será constituída por Helena Soares Pinto, Hugo José Vasconcelos e Carlos Manuel Pinho Lopes, este último a tomar o lugar que, legalmente, estava atribuído ao ex-presidente Henrique Soares.
Na sua intervenção, perante os membros presentes e escasso público, Fátima Fonseca prometeu todos tratar sem distinções, fazer o melhor pelo desenvolvimento e progresso da freguesia e apelou à colaboração de todos, evidenciando que, a partir de agora, será a presidente de toda a população, daqueles que votaram e não votaram no projecto socialista, ao mesmo tempo que destacou que, o importante é estar unidos em torno dos interesses da freguesia.
Para a nova autarca de Espiunca, “ agora acabaram-se os interesses partidários, o que importa é trabalhar e todos darem as mãos para que a freguesia tenha uma nova dinâmica e se possa melhorar a qualidade de vida de quem tem aqui a sua vida “.
A finalizar a cerimónia, o novo Presidente da Assembleia de Freguesia, Celestino Nunes, prometeu dar o melhor de si para que o órgão que vai dirigir tenha a dignidade que se impõe e possa estar ao serviço da freguesia com responsabilidade e rigor, assim como disse esperar desempenhar bem as funções que lhe são confiadas, contando para isso, com a ajuda e colaboração do executivo da Junta de Freguesia e de todos os membros agora eleitos.
Resta dizer, e apesar de todas as justificações dadas relativas a outras possíveis datas e horas, esta cerimónia da posse, mesmo sendo simples e humilde, pela sua dignidade e simbolismo, merecia ter sido realizada em outro dia e hora mais acessível à população local…para que a vivência democrática fosse mais sentida na própria comunidade. Infelizmente foi assim…
Espera-se agora, pela reunião ordinária de Dezembro, a primeira da Assembleia de Freguesia com novas caras e novas mentalidades, uma vez que já ficou demonstrado não faltar assuntos quentes e polemicos para abordar e pessoas com vontade de falar, exigindo muitas explicações sobre deciões anteriores ...a ver vamos

18 comentários:

  1. è uma vergonha e um esacandalo o comportamento desta gente entaão só lhe interessava a junta quando a mama era boa como agora na oposição como não da nada desprezam quem os elegeu afinal por aqui se ve quem eles são e o seu interesse pela comunidade lindo sen dúvida uma vergonha

    ResponderEliminar
  2. Um recado ao ultimo acomentador anónimo
    Obviamente que o seu comentário só poderia ter o lixo como destino...
    Sabe muito bem que este espaço informativo não está disponível para insultos e ofensas...nunca esteve, não está e nunca estará
    Para criticar não precisa ser malcriado e muito menos utilizar uma linguagem pejorativa, basta criticar com seriedade e até com ironia, mas dentro de um contexto de educação e respeito e, se possível, construtivamente, fundamentando o que se diz
    Aqui fica o AVISO, que era bem desnecessário...
    Um abraço e volte sempre, mas com tino...
    o EDITOR

    ResponderEliminar
  3. Quero dar os parabens à nova Junta de Fregueasia de Espiunca em especial ao executivo e desejar que trabalhem bem pela freguesia e pelo bem estar das populações assim como haja na Asembleia de freguesia um debate vivo e cooperante para resolver as carencias e o atraso que a freguesia ainda tem estaremos atentos e desejosos que cumpram a vossa missão com gosto e com empenho o povo sabera julgar-vos daqui a 4 anos

    ResponderEliminar
  4. ja começaros mal andaram a dizer na tasca da milita que iam fazer uma festa na tomada de posse e que o brasileiro pagava o vinho e o porco e afinal nada e começais cedo a mintir ao povo se prometeram comer tinham que dar o resto nao interessa nada a gente ja sabe como rola a coisa vira o disco e toca o mesmo pagai mas é o que prometeros no dia daa vitoria MINTIROSOS

    ResponderEliminar
  5. So espero que o novo Presidente da Assembleia nao va pra as reuniões armado en GNR e fanfarrão com a pistola a cintura e deia uns tiritos para o ar quando algum deputado ou deputada ( nem que seja de mini saia ) fale mais alto ou discorde das suas ideias ai que não não Viva a nova junta viva o presidente da assembleia e o seu bigode

    ResponderEliminar
  6. eleitor atento da freguesia4 de novembro de 2009 às 00:56

    Na proxima reunião da assembleia quero saber quando vai comecar o alergamento da estrada da ponta do rego a espiunca e a praia da curvaceira e tambem como é que estaava montado o esquema das propostas na obra do cemiterio de Vila viçosa tudo isto cheira-me a esturro nestes doze anos de psd na junta deve ter sido um forrobódo dos grandes pelo que se ouve por aí fou uma rebaldaria era bom que agora se descobrisse todas as tramoias que se fizeram

    ResponderEliminar
  7. A actual Presidente da Junta,quer se goste ou não,está intimamente ligada á pouca vergonha do poder Autárquico nos recentes mandatos. Não pode ignorar os factos. Mais: É sua obrigação denunciá-los.
    Se não agir em conformidade fará recair, sobre a sua pessoa, um labéu de suspeita e promiscuidade.
    Não despreze os filhos e filhas da Freguesia de S. Martinho da Espiunca que aí não residem. O facto de não serem eleitores hoje, podem-no ser amanhã! Nesta temática, como noutras, não pode existir o culto da supremacia.

    ResponderEliminar
  8. Resposta ao Sr. Anónimo
    Não tenho o gosto de o conhecer porque se esconde atras do anonimato, mas se calhar até o conheçerei e, de quando em vez, o tenho cumprimentado.
    Só duas coisas, de rajada, nunca ignorei a situação politica que se viveu na autarquia de Espiunca nos mais recentes mandatos e as atribulações deste último. Aliás, se fosse esperto e perspicaz, percebia que, estando ligando a determinada força politica, não me envolvi na pugna eleitoral e recusei fazer parte do projecto vencedor, porque me repugnou determinadas atitudes de responsáveis politicos em Arouca e estas " trocas de camisola " e todas as " nuances " que marcaram o procedimento politico-partidário que antecedeu o acto eleitoral.
    Nao ignoro factos, decrevo-os com a frontalidade e a verticalidade que me caracteriza, com a nobreza de quem ganha a vida no jornalismo há mais de 30 anos e sei percebo bem a amplitude da promiscuidade e cumplicidade que marcou o mais recente mandato do PSD na freguesia de Espiunca.
    Aliás, não recebo de si, nem de ninguém, lições de moral de, como devo agilizar procedimentos ou actuar em conformidade, mas se sabe de alguma coisa grave, não incentive a denuncia para outros, faça-o voce mesmo e não uso a capa do anonimato.No entanto, respeito a sua posição e sugestão...
    Aqui, neste espaço informativo, que me leva a queimar as pestanas muitas noites, a custo zero, não se despreza ninguém, todos somos gente, todos somos filhos de Vila Viçosa, uns com mais orgulho do que outros, mas sempre com a vontade de dignificar esta terra e matar as saudades daqueles que, em terras de aquém e além mar, não escodem a saudade e têm orgulho nas suas raízes.
    Um abraço e mande sempre
    O EDITOR

    ResponderEliminar
  9. Senhor Editor:
    O meu comentário tinha,e tem, apenas como destinatária a Senhora Presidente da Junta recém empossada.

    ResponderEliminar
  10. Já percebi amigo
    Mas convenhamos que a interpretação do seu comentário orientava-me para causa própria, o que, de facto, me levou a opinião errónea.
    No entanto, reafirmo o que disse, respeito a sua posição e sugestão sobre o assunto...que não deixa de ser oportuno e pertinente, ao ponto de já haver muita gente interessada em participar, como público, na próxima reunião ordinária da AM, agendada para Dezembro próximo.E que promete...
    Queira aceitar as minhas desculpas e os respeitosos cumprimentos, ficando apenas com o pedido que, volte sempre e comente com arrojo e seriedade, e se possível seja mais explícito, para não dar aso a este tipo de resposta da qual me penetencio.bem haja...
    Um abraço do
    EDITOR

    ResponderEliminar
  11. Ola boa noite será que em Espiunca e na nossa autarquia tambem vai aver um processo tipo Face Oculta onde se vai descobrir muita miséria dos mandatos anteriores ?????????? Se for verdade os culpados so tem que sentar o cu no mocho pelo abuso do poder e tudo o mais ilegal que fizeram

    ResponderEliminar
  12. Quando alguem criica algo da nova junta parece que o editor teima em servir os internautas com um comentario seu, a dizer que é professional há não sei quantos anos e é imparcial mais uma série de coisas. nas suas peças "noticiosas" há sempre um lado que pesa mais, criticar o antigo presidene de Junta. está no seu direito mas não seja repetitivo em dizer que é professional disto e daquilo, que faz e acontece pois toda a gente que ja visitou o site o sabe. Se é tão imparcial será só vê coisas negativas nos ultimos mandatos??? parece que sim pois nunca enunciou nada do que a antiga juna fez posiivamente. É a isto que devemos chamar jornalismo??? parece-me um jornalismo de quem ainda não ganhou barba.

    ResponderEliminar
  13. Nao é preciso ser muito esperto e perspicaz para perceber de que lado esta o autor do ultimo comentario a este conteúdo informativo.
    De longe, percebo a sua especial predilecção pela vitimização, mas saiba que não sou juíz em causa própria e muito menos esgrimo argumentos facciosos sustentados na perspectiva de, apenas, dizer mal por dizer.
    Procuro ser justo, íntegro, imparcial e intransigente, mas não abdico de manifestar convicções, nem andar ao sabor dos ventos e de interesses...o que não gosto é me piquem e tentem envolver-me nos conflitos ou intrigas que não é a mim que compete dirimir.
    Nao tenho, nem terei NUNCA, procuração para a defesa do actual Executivo da Junta de Freguesia de Espiunca que, agora, até apresenta a cor partidária da minha simpatia, mas não escondo que nunca fui simpatizante da metodologia governativa do recentes mandatos do PSD e do seu principal rosto na freguesia.
    Hoje, tal como ontem, actuarei em conformidade e nao hesitarei em dizer o que sinto, em matéria de " nuances " da nossa vida comunitária e vivencia cívica.
    Sempre respeitei quem esteve no poder, como ainda hoje respeito e sei separar as águas, uma coisa é a postura politica - partidária, outra coisa é a postura enquanto pessoa, enquanto cidadão.Isso é inequívoco...
    E nao venha com lições de moral encapuzadas que nao estou aqui para perder tempo a " velar tao fraco defunto "...o ditado é velho, " quem não quer ser lobo nãolhe vista a pele ".
    Ao contrário do que pensa, este é um jornalismo de barba rija, por isso é que incomoda e perturba, pelo menos aqueles que, ainda não apresenderam a viver em Democracia, trinta e cinco anos depois do 25 de Abrl....
    Seja feliz e Fique com esta citação oportuna:

    OS PEQUENOS ACTOS QUE SE EXERÇAM,SÃO MELHORES QUE AS GRANDES ACÇÕES QUE SE PLANEIAM.
    " George C. Marsahall "

    O editor

    ResponderEliminar
  14. Parabens aos socialistas da espiunca pela festa de hoje e do convivio do porco no espeto e parabens ao senhor presidente da camara e vereadoras por terem estado com o povo na festa parabens a todos pela festa apesar de alguns do Psd nao terem vergonha na cara de la aparecerem boas noites a todas

    ResponderEliminar
  15. A senhora Presidente da Junta e os seus pares no Executivo da Espiunca tem o direito e o dever de apurar tudo o que de ilegal se passou nos ultimos mandatos na autarquia e informar a população das suspeitas que existem e ja tanto se falam, denunciando as gravidades cometidas e apuradas ás autoridades competentes porque se não o fizeram estão a assumir tambem essas suspeitas e ser CUMPLICES da gestão danosa que porventura marcou os mandatos anteriores Veremos no que vai acontecer se existe ilegalidades os responsáveis ( ou melhor os irresponsáveis ) que sejam chamados à capa e assumam e paguem pelos erros abusos e desmandos
    Ass.AP PORTO

    ResponderEliminar
  16. Nao vale a pena entrar nas injurias e nas ameaças como argumento de desespero ou como forma de intimidação de quem gere este espaço noticioso.
    Os comentarios que aqui chegam, desde que não sejam pejorativos e maldicentes, sustentados numa linguagem correcta e educada, terão sempre aceitação, o mesmo já não se poderá dizer em termos de calúnias e injúrias.
    Suspeitas são suspeitas e no sítio certo são ( ou serão....) esclarecidas, mas nao se podem ignorar ou evitar.
    Mas não será com ameaças tristes e infelizes que vão calar a boca ao editor...afinal quem se pôe a jeito da crítica e da suspeita sujeita-se a aguentá-las...
    Isto é um espaço de informção local, que respeita a opinião e o pluralismo, se alguém anda com dor de cotovelo e acusa o toque, só tem que argumentar com fundamentação credível e ripostar pela verdade, mas os comentários anónimos ficam com quem os protagoniza...
    O EDITOR

    ResponderEliminar
  17. na nossa terrinha santa e so gentinha competente e altamente responsabel so espero que estes nao sejam vira o disco e toca o mesmo fica-se a espera pra ver o que isto vai dar

    ResponderEliminar
  18. ola boa noite gostava de saudar os vencedores das eleiçoes na espiunca desejando que nao sejam tao matarroanos e façam o melhor pela nossa freguesia e pello povo e honra para os vencidos que por certo fixeram o melhor que souberam e puderam Sera bom que a nova junta seja mais aberta e humilde do que a antiga isso sera bom pra todos Boa noite a todos

    ResponderEliminar