sexta-feira, 13 de novembro de 2009

EM CAUSA MAIS DE 360 CONSUMIDORES
Novamente a água imprópria
no abastecimento público de Vila Viçosa

Já não é a primeira vez que isto acontece….
A água do abastecimento público do lugar de Vila Viçosa voltou a ser considerada imprópria para consumo humano, conforme referem as mais recentes análises efectuadas pelos serviços da Delegação de Saúde de Arouca.

Uma situação que se lamenta e se estranha, quanto mais não seja porque agora já não há desculpa para o envelhecimento das condutas, cuja rede de distribuição foi totalmente substituída faz agora dois anos, numa empreitada que representou um investimento municipal superior a 300 mil euros.
Segundo as análises agora divulgadas pelos serviços da Delegação de Saúde de Arouca, e afixadas em lugar público, a água do abastecimento público ao lugar de Vila Viçosa, viola alguns parâmetros de qualidade, ao apresentar um elevado teor de CHUMBO, tóxico, que pode provocar uma doença crónica chamada “ saturnismo “, assim como NÍQUEL, outro tóxico, que potencia sintomas de intoxicação.
Segundo o Aviso de 29 de Outubro, daquela entidade, estão já em curso as medidas correctivas para que o abastecimento público seja efectuado com total segurança e dentro das correctas normas de qualidade e segurança.
Tendo em conta que, o abastecimento de água ao lugar de Vila Viçosa, ficou agora limitado ao furo / captação existente junto à EN 225, depois da destruição da tubagem da captação feita já na zona de fronteira com Macieira , com o fogo que deflagrou em Setembro nas imediações da população, torna-se urgente a tomada de medidas para repor a normalidade do abastecimento.
Uma situação que, no entanto, deverá merecer alguma atenção por parte da CM de Arouca e da Junta de Freguesia de Espiunca, para que o problema não se venha a repetir muitas vezes, como infelizmente, tem sido habitual…é que o que está é causa é um problema de saúde púbica e com estas coisas não se pode facilitar…

2 comentários:

  1. espero ke esta junta nova e a Cãmara de arouca façam alguma coisa e resolva de vez esta vergonha da agua que ja nao e a primeira vez nao briquem com a saude da população

    ResponderEliminar
  2. Pois sera bom que os fala-baratos agora mostrem trabalho e deixem de vaidade

    ResponderEliminar