quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CRÓNICA DE NATAL












Por CARLOS OLIVEIRA - Editor

Num momento em que tanto se evidencia o espírito de Natal e se apela ao frenesim desenfreado do consumo, interessa destacar o gesto fraterno e altruísta de lutar pelo próximo, pelo bem comum, sempre na perspectiva de um Mundo melhor, mais justo, mais humano e mais solidário.

Até porque, mesmo neste tempo que realça a fraternidade e a solidariedade, ainda existe tanta gente que só olha para o seu umbigo, só pensa em si, num ridículo testemunho de vaidade e arrogância, desdenhando quem ainda passa mal ou não teve possibilidade de ir mais além na vida.
Perante tanto atropelo às leis, perante tanta injustiça, perante tanta miséria social e degradação humana, que se evidencia a cada dia que passa, perante a disfunção no desenvolvimento e desequilíbrio na distribuição da riqueza, será que se ajusta ao momento aquela ideia de que, “ Natal é quando um homem quiser “.
Tenho muitas dúvidas…. mas aceito que o tempo seja de partilha e de solidariedade…
Ao contrário do ano que termina, o próximo 2010 poderá potenciar a oportunidade para o colectivo nacional entrar em loucura com a presença portuguesa no Mundial da África do Sul, e talvez possa o meu Glorioso SLB repetir a proeza de 2004/2005, ao tempo da velha raposa Trapattoni, e voltar a ser Campeão Nacional.
O processo da pedofilia na Casa Pia continuará a arrastar-se pelo tempo, os envolvidos no escândalo do Apito Dourado, em vez de estarem no chilindró, vão continuar a passear a sua impunidade, a corrupção e o compadrio continuará a dominar no Governo, nas autarquias e a promover o “ espertismo saloio “ de alguma gente que se julga intocável, pelo que, para além da animação do debate político, que vai incendiando as hostes partidárias e animando os telejornais, vamos ter de gramar com o Governo todas as semanas, de “ espada em riste “ a continuar a esgrimir golpes mortais nas nossas carreiras, nos nossos salários, pensões e nas regalias e direitos adquiridos ao longo de décadas, ao longo de uma vida.
Numa democracia participativa, ficar parado é aceitar de ânimo leve, as regras do Governo, dos grupos poderosos, dos que ditam as leis por interesses e oportunismos, daqueles que tudo querem, mas que se esquecem dos mais desfavorecidos, daqueles que têm de sobreviver à míngua com uma pensão de miséria, cuja maior percentagem fica na farmácia ou na mercearia da esquina.
Está pois, nas nossas mãos, exercer o direito de cidadania, não silenciar factos e ocultar ilegalidades, evidenciar a nossa opinião, agora que se vislumbra mais um ano de sacrifício, mais um período de sofrimento a troco de uma recuperação económica que parece não sair da “ cepa torta “ e que, em termos de sucesso, já muita pouca gente acredita.
Sabemos que os tempos são de turbulência e de dificuldade económica, mas sobretudo de falta de respeito, compreensão e diálogo entre os homens, que se esquecem tantas vezes dos mais pobres, dos doentes e dos abandonados e oprimidos, ao mesmo tempo que se valorizam politicas de fachada, estratégias de guerra e uma sociedade egoísta e materialista.
Conforme dizia Fernando Pessoa, “ ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de construir oásis no recôndito da sua alma, é agradecer a Deus cada manhã, pelo milagre da vida “.
E porque é tempo de Natal e um Novo Ano está a chegar, quero desejar aos meus amigos, aqueles que comigo se cruzam no dia-a-dia ou que, mesmo distantes, espalhados por esse Mundo fora, me recordam e que amiúde revejo na minha memória, mas também aos que se assumem como inimigos e que me dedicam alguma animosidade, e bem assim como aos estimados conterrâneos e leitores deste “ site informativo “, que com gosto construí e mantenho, umas FESTAS FELIZES, com muita saúde, felicidades e o maior sucesso no novo ano, perspectivado num período de êxitos e de realizações pessoais.
BOM NATAL e FELIZ ANO NOVO a todos e que Deus vos abençoe…

8 comentários:

  1. perdoo-te tudo menos esse teu benfiquismo, pois o meu porto é realmente surpreendente, mas como a época é natalicia desculpo...estou a brincar, um feliz natal para ti Carlos...ASS.Sílvio Brito.

    ResponderEliminar
  2. ola carlos feliz natal para ti e tua familia.josè f p de frança

    ResponderEliminar
  3. vIVA cARLOS OLIVEIRA um abraço e parabes por esta magnifica pagina que aqui apresenta sem duvida um mais valia para essa terra de Arouca que tu tanto falas e gabas nas tuas cronicas de radio e viagens Um abraço do amigo Alcino

    ResponderEliminar
  4. Grande Carlos Oliveira, desejo um santo e feliz Natal para ti e para toda a tua família, obrigado por fazeres chegar Vila Viçosa e o "SONDAGEM" a todo o mundo.
    Quanto ao teu Benfiquismo, só te torna complectamente perfeito. Grande abraço-
    Celso Fonseca.

    ResponderEliminar
  5. Feliz ano novo a todos aqules que visitam este site de Vila Viçosa que esta um espectaculo...parabens do Moreira

    ResponderEliminar
  6. BOA CRÓNICA SEMPRE AO TEU NÍVEL ESCRITA COM CLAREZA E DE FACIL INTERPETAÇÃO
    bOM ANO CARLOS

    ResponderEliminar
  7. gostava de aproveitar este sitio para mandar um voto de feliz ano novo a todo o pessoal de vila viçosa que sao gente boa

    ResponderEliminar
  8. Um estupendo Natal e Felice Año Nuevo para nuestro amigo Carlos
    Un saludo fuerte dos amigos de Fabero del Bierzo

    ResponderEliminar