quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia 9 em Vila Viçosa e a 16 na outra margem
COMISSÃO DE FESTAS DE S. PELÁGIO
VAI CANTAR AS JANEIRAS NA FREGUESIA



A Comissão de Festas de S. Pelágio 2010 vai promover no próximo Sábado, dia 9, a partir das 20 horas, o “ Cantar das Janeiras “, uma iniciativa que, para além de consolidar a habitual saudação festiva e fraternal nesta época do ano, serve para angariar fundos para a realização dos grandes festejos em honra do nosso padroeiro, a ter lugar no segundo fim de semana de Julho.

Mais adiante, no Sábado, dia 16, será a vez do grupo prosseguir com a iniciativa e com o mesmo objectivo, Cantando as Janeiras na outra margem do Rio Paiva, contemplando os restantes lugares da freguesia de Espiunca.
Este é um velho costume que nesta terra do Vale do Paiva nunca se perdeu, já que a titulo particular ou com interesse colectivo, por aqui sempre se Cantaram os Reis ou as Janeiras, num ritual que se renova de ano para ano e que arrasta novos e velhos na secular tradição.
Recorde-se que Cantar as Janeiras ou Cantar os Reis é uma velha tradição em Portugal que consiste na reunião de grupos que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo, ao mesmo tempo que vão recolhendo as ofertas que vão sendo dadas pelos anfitriões.
Ocorrem em Janeiro, o primeiro mês do ano. Este mês era o mês do deus Jano, o deus das portas e da entrada. Era o porteiro dos Céus e por isso muito importante para os romanos que esperavam a sua protecção. Era-lhe pedido que afastasse das casas os espíritos maus, sendo especialmente invocado no mês de Janeiro.
Era tradição que os romanos se saudassem em sua honra no começar de um novo ano e daí derivam as Janeiras, uso e costume popular que ainda hoje se mantem por todo o país.
A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos, vizinhos ou elementos de um grupo ou colectividade se juntem, e com ou sem tocata, cantem umas quadras de saudação festiva neste inicio de ano. Depois do grupo feito, e de distribuídas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos abram as portas e tragam as janeiras e possam dar as suas ofertas e até apresentar um pequeno lanche para os participantes, onde não faltam algumas guloseimas do período natalício, os enchidos e o bom vinho da região.
Por comodidade, é hoje costume dar-se dinheiro, embora não seja essa a raiz desta secular tradição, mas quando toca a colaborar com organizações e instituições, é o quem vem mais a calhar.
No fim da caminhada pelas ruas da aldeia, era normal o grupo reunir-se e dividir o resultado, ou então, comerem todos juntos aquilo que receberam durante a iniciativa.
As músicas utilizadas nos Cantares dos Reis ou das Janeiras, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra.

Levante-se ó patroa
Abra a porta da varanda
Deite alguns euros à rua
Para o grupo qu'aqui anda

Vimos cantar as Janeiras
Ó senhores venham escutar
Somos de Vila Viçosa
Boas Festas lhes queremos dar

Uma gente tão bondosa
Nesta terra se conhece
Ajude a fazer a festa
S. Pelágio lhe agradece

Vimos cantar as Janeiras
Ó senhores venham escutar
Somos de Vila Viçosa
Boas Festas lhes queremos dar

Venha-nos ouvir cantar
Não espreite no postigo
Boas festas lhe vem dar
Este grupo seu amigo

Vimos cantar as Janeiras
Ó senhores venham escutar
Vila Viçosa e S. Pelágio
Boas Festas lhes querem dar

9 comentários:

  1. Inda agora aqui cheguei,
    logo pus o pé na escada.
    Logo o meu coração disse,
    que aqui mora gente honrada.

    Só para dizer que não basta manter a tradição.
    Mantenham a originalidade do cantar dos Reis como sempre se cantaram em Vila Viçosa.

    Mandei parar uma estrela,
    que me guia-se a Belém.
    Para ver o Deus Menino,
    que a Nossa Senhora tem.

    Aqui deixo estas duas quadras, com forma do meu contributo. Cantar os Reis é não só saudar a quem são cantados mas também tocar o coração de quem recebe as saudações em forma de Canto e Música.
    Sempre com saudades da minha Vila Viçosa
    Ass.ASFP

    ResponderEliminar
  2. oi pessoal porque nao se vai cantar os reis e no final junta-se tudo o que se arranjou numa grande comesaina no Largo da Costa com uma brutal fogueira para a malta comer e beber e dançar ate de manha isso sim é que era o espirito dos reis todos bebiam comiam e divirtiam-se a volta de uma fogueira as cozinheiras podem ser as mesmas do jantar do natal que elas tratam bem do pessoal e de barriga cheia a gente ate canta os reis melhor vejam la se concordam com a ideia nao me parece mal pois nao ? bom dia de reis

    ResponderEliminar
  3. tamos a pensar em ir cantar os reis para comprar um PSP 3 bora la uns euritos aqui pra malta .........ui e companhia

    ResponderEliminar
  4. SE FOR EU A CANTAR OS REIS SÓ ACEITO SALPICOES PRESUNTO ALHEIRAS E LOMBOS DE PORCO......E PAO DE LÓ DE AROUCA E NA PIOR DAS HISPOTESES UM CHEQUEZITO DE 15 MIL EUROS PARA DESCONTAR NA DIVIDA DO SANTO

    ResponderEliminar
  5. Atençaõ nao vao cantar os reis à junta que eles disseram a boca cheia que lhe deixaram a junta na bancarrota de lá nao trazeis nada ta tudo falido bom ano para todos

    ResponderEliminar
  6. e A MINHA casa tambem escusais de ir que eu ando teso como o pau de eucalipo ja fui pedir o rendimento mínimo e eles disseram que era só para quem nunca tivesse um rebanho de filhos e como se tenho 2 e ja foram a vidinha nao tenho direito a nada portanto nao a esmola pra ninguem ouviram ou nao

    ResponderEliminar
  7. Pois á minha humilde casa podem vir descansados serão muito bem recebidos só que nao tenho pao de ló porque para pançudos já basto eu
    um abraço e boas festas

    ResponderEliminar
  8. So para dizer que estou admirada pelo bom acolhimento que o povo de Vila Cova teve para com o grupo de cantadores dos reis de Vila viçosa Bem haja a todos e muito obrigada pela vossa simpatia

    ResponderEliminar
  9. Ora aí esta para comer nao faltam voluntarios gostava de vos ver era a ajudar a matar dois porcos que tenho ali na pocilga e nem a pagar tenho quem me ajude

    ResponderEliminar