domingo, 7 de março de 2010

SEGUNDA PROVA DO CAMPEONATO “ OPEN”
Fernando Peres “ cantou de galo “
e estreou-se a vencer no Rali de Barcelos


Aos comandos do seu antigo Ford Escort Cosworth, o piloto do Porto /Arouca, esteve sempre no comando da prova e sagrou-se vencedor desta 2ª edição do Rali de Barcelos, com cerca de 8 segundos de vantagem para o 2º classificado, Ricardo Costa, ao volante de um Mitsubishi.

Fernando Peres venceu o Rali de Barcelos ao dominar da primeira à última especial da segunda prova do Campeonato “ Open de Ralis “, com o piloto do Ford Escort Cosworth a fazer valer a sua maior experiencia e um carro ainda muito competitivo, para se impor sem grandes dificuldades.
Peres agarrou o comando logo na especial de abertura e não mais deixou essa posição, conseguindo manter os seus adversários a uma distância que, não sendo muito grande, foi sempre controlada pelo piloto de Arouca, agora de regresso ao volante do Ford.
A luta pelo segundo lugar da prova acabou por ser mais interessante, pelo menos até à desistência de Ivo Nogueira, que no seu Citroen Saxo Kit-Car, foi uma das figuras da prova, realizando uma exibição portentosa, que em nada se coaduna com o número que lhe foi colocado nas portas.
Nogueira chegou ao segundo posto logo na segunda especial, mantendo-se nessa posição até que o seu Saxo acabou por pegar fogo a duas classificativas do final.
Com isto, quem beneficiou foi Ricardo Costa. O piloto do Mitsubishi Carisma GT nunca esteve muito longe do seu mais directo adversário, com a distância entre Nogueira e Costa a medir-se em décimos de segundo, com vantagem para o homem do Saxo.
Ao abandonar, Costa subiu para segundo, ao passo que João Ruivo, em Fiat Stilo Multijet, saltou para o lugar mais baixo do pódio, graças a uma fase final muito positiva.
Nuno Pina ficou com o quarto posto, ao volante do seu Peugeot 206 GTI, primeiro entre os concorrentes do desafio “Modelstand”, batendo Daniel Ribeiro na geral e também nesse particular.
André Pimenta teve de se contentar com o 14º posto final, embora com mais um pouco de sorte tivesse ficado bem melhor classificado, não fossem os problemas das duas últimas especiais.
Já na categoria dos Clássicos, Paulo Azevedo (Ford Escort RS 1600) e Frederico Ferreira (Ford Escort RS 1800) foram os protagonistas de um interessante duelo, com o primeiro a levar a melhor por escassa margem, enquanto no “ Troféu Fastbravo “, o triunfo foi para Orlando Duarte, com uma confortável vantagem sobre o segundo, que foi Rui Garcia.
Por fim, no Troféu “Fiat em Nós e Acelera”, apenas dois resistentes terminaram a prova, com Luís Delgado a bater Ramiro Brito sem qualquer dificuldade.
Destaque final para uma prova bem organizada que teve 67 concorrentes na classificação final, num rali com uma lista de inscritos acima da média e a atingir uma centena de concorrentes.
O “Open de Ralis “, é das poucas provas em Portugal que se pode vangloriar desse facto, numa competição atractiva e interessante que continua a seduzir grandes nomes do automobilismo português, como foi agora o caso do piloto arouquense Fernando Peres.
Se é verdade que o CPR- Campeonato Português de Ralis tem os grandes nomes e as grandes bombas existentes em Portugal, não é por isso que deixa de haver espectáculo e muita gente a seguir estas provas de cariz regional, como sucedeu agora em Barcelos.
FERNANDO PERES ABANDONA O NACIONAL
MAS GARANTE PRESENÇAS ESPORADICAS
Apesar do anunciado abandono do CPR, onde passaremos a ver o seu primo, Pedro Peres, aos comandos do potente Mitsubishi, Fernando Peres deverá realizar ainda, uma ou outra prova, tendo igualmente intenção de participar numa prova de velocidade.
No passado fim-de-semana, e quase ano e meio depois do seu último triunfo, e cinco anos volvidos desde o ultimo rali ao volante do Ford Escort Cosworth, Fernando Peres surgiu em Barcelos ao volante do carro britânico, regressando às vitórias, com todo o mérito.
"O rali correu-nos bem, mesmo com alguns problemas de caixa. Foi agradável voltar a vencer ao volante de um carro que é bastante diferente do Mitsubishi.", referiu o piloto dentista, que ainda vamos ver em algumas provas este ano.
"Deverei realizar apenas mais um ou outro rali e ainda uma prova de velocidade. Há várias razões para este abandono do CPR, pois em primeiro lugar, estou cansado! Em segundo, quero dedicar-me mais à equipa e isso, só é possível, não estando envolvido num campeonato. E, finalmente, porque após três títulos no Campeonato “Open ", o meu primo, Pedro Peres, merece ser ele a fazer agora o CPR “, evidenciou a propósito o tri-campeão nacional, Fernando Peres.
A principal razão de Fernando Peres não fazer o CPR é uma exigência do piloto Rui Madeira, que estará a gizar um projecto para tentar correr no CPR, e como tal, queria ser assistido pela Peres Competições e uma das condições para que a Empresa Peres, sedeada na Maia, possa protagonizar essa assistência, é a saída de Fernando Peres do cenário do Campeonato Nacional, esta sim será a principal razão que está agora a ser divulgada.
CLASSIFICAÇÃO FINAL:
FERNANDO PERES/JOSÉ PEDRO SILVA FORD ESCORT COSWORTH 34:10.602; RICARDO COSTA/NUNO ALMEIDA MITSUBISHI CARISMA GT a 08.703 seg.; JOÃO RUIVO/ALBERTO SILVA FIAT STILO MULTIJET a 1:20.804 NUNO PINA/SÉRGIO ROCHA PEUGEOT 206 GTI a 1:33.405 DANIEL RIBEIRO/HUGO MAGALHÃES PEUGEOT 206 GTI 1:34.206 PEDRO ORTIGÃO/MÁRIO CASTRO PEUGEOT 206 GTI 2:22.907 PAULO AZEVEDO/LUÍS CAVALEIRO FORD ESCORT RS 1600 2:24.708 FREDERICO FERREIRA/OCTÁVIO ARAÚJO FORD ESCORT RS 1800 2:25.809 LUÍS MOTA/JOSÉ RAMOS MITSUBISHI LANCER EVO IV 2:31.0010 RENATO PITA/MARCO MACEDO MITSUBISHI LANCER EVO VI 2:46.1011 SÉRGIO ARTEIRO/ESTEFÂNIO PINTO PEUGEOT 206 GTI 2:47.8012 TIAGO ALMEIDA/RICARDO MATOS MITSUBISHI LANCER EVO III 2:50.7013 FRANCISCO BRITES/NUMA POMPÍLIO PEUGEOT 206 GTI 2:54.9014 ANDRÉ PIMENTA/MARCOS GONÇALVES MITSUBISHI CARISMA GT
* REPORTAGEM DE CARLOS OLIVEIRA,
EM BARCELOS

3 comentários:

  1. Parabens ao grande Peres de Arouca, apesar de ja nao ser novo para os ralis continua a demontrar que ainda nao esqueceu e a dar " coça " nos mais novos com os argumentos de outrora
    parabens ao campeao

    ResponderEliminar
  2. tambem gostaria de dar os meus parabens ao fernando Peres nao só por ser de arouca mas por continuar a ser um grande piloto apesar dos anitos ja tar a pesar

    ResponderEliminar
  3. Parabens ao grande arouquense e campeao de ralis Fernando Peres pelo exemplo que continua a dar a todos de determinação e vontade
    Parabens carlos pelo teu trabalho em penhado de divulgar essa terra tao bonita de Arouca

    ResponderEliminar