quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ainda o projecto turístico que Artur Neves prometeu para as margens do Paiva
ICNB não tinha conhecimento do projecto da CM de Arouca
* AFINAL QUEM ESTÁ A FALAR VERDADE ?


No período da Campanha Eleitoral, o presidente da autarquia arouquense e candidato socialista, não se fartou de evidenciar a grande aposta que iria ser protagonizada na valorização do Rio Paiva, destacando mesmo que não faltava dinheiro para investir no Rio Paiva e em estruturas que pudessem potenciar a beleza paisagística do Vale do Paiva e o Turismo Radical, com natural realce para os desportos de águas bravas.

Ora no passado dia 4 de Maio, o Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Artur Neves, questionado em reunião ordinária do executivo municipal por três elementos do “ Movimento SOS Rio Paiva “ sobre o projecto turístico nas margens do Rio Paiva previsto para a zona entre a Espiunca e a Ponte de Alvarenga (7 kms), informou os responsáveis da associação que o ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade) estava a par da obra, "validou o projecto" e iria acompanhar a sua execução juntamente com técnicos da CCDR-N, acrescentando que o mesmo seria alvo de um Processo de Avaliação de Incidências Ambientais. Nem podia ser de outra forma, tendo em conta a importância do Vale do Paiva no contexto ambiental e a classificação já assumida na Rede Natura
Em causa está a colocação de sete quilómetros de passadiços em madeira e ferro entre a Ponte de Alvarenga e a zona fluvial de Espiunca, em ambas as margens, com quatro pontes suspensas e um sistema de roldanas para facilitar o transporte das embarcações de " rafting ", estando ainda prevista, a construção de um bar / restaurante suspenso sobre o Rio Paiva, junto à Ponte de Alvarenga e à EN 326.
Todavia, entendeu este Movimento, liderado por Sérgio Caetano, solicitar por escrito, mais esclarecimentos ao ICNB sobre este assunto no dia 11 de Maio.
Surpreendentemente, o ICNB informou o movimento SOS Rio Paiva que não tinha conhecimento do projecto e que o mesmo não se encontrava validado. Nem mais...
O pedido de parecer para o projecto turístico só deu entrada naquela entidade a 18 de Maio, segundo a informação do ICNB, que acrescentou ainda, que aquelas obras terão que ser sujeitas a um parecer em conformidade com as leis e o "Plano Sectorial da Rede Natura".
Recorde-se que o "Plano Sectorial da Rede Natura" referente ao Rio Paiva refere entre os “Factores de ameaça” enumerados, as “descidas de canoas/caiaques, rafting, etc.”
No mesmo documento, na secção “Orientações de Gestão” define-se de particular relevância, entre outros, condicionar a expansão urbano-turística, as intervenções nas margens, construção de infra-estruturas e ordenar as actividades de recreio e lazer.
Por todos estes motivos, no dia 4 de Maio o movimento SOS Rio Paiva pediu à Câmara Municipal de Arouca que ponha a mao na consciencia e não avance com este projecto.
Na opinião do SOS RIO PAIVA, que tomou uma posição no passado dia 1 de Junho, a prioridade dos autarcas e população local terá que ser a eliminação dos focos de poluição que continuam em 2010, a manchar o rio, e a adopção de medidas de conservação do património natural que constitui o vale do Rio Paiva.
Perante estas contrariedades e recordando mesmo as declarações de Artur Neves em recente noticiário da Paivense FM, será caso para perguntar: em que é que ficamos, quem está a faltar à verdade ? Afinal, o projecto avança ou ficará esquecido, sendo mais uma promessa que ficará para as calendas gregas...Responda quem souber...

4 comentários:

  1. jA ERA DE ESPERAR MEUS SENHORES
    muita parra e pouca uva andaram a prometer tudo e mais alguma coisa ate praias na corvaceira mas era so para enganar o povinho agora aguentem este aldraboes

    ResponderEliminar
  2. Sabem que segundo a presidente da Junta de Espiunca a camara apesar de fazer um estudo previo nao vai avançar para a requalificação da zona ribeirinha da Espiunca porque nao tem dinheiro
    Entao afinal onde está tanto dinheiro que dizem que havia para o Rio Paiva ????
    Diz me com quem andas dir-te-ei quem és
    ve se mesmo no que isto vai dar Adeus praia da Espiunca

    ResponderEliminar
  3. Olhe amigo
    AP Porto
    politicos sao todos iguais uma cambada de aldraboes e o povo que os aguente eles so pensam neles nao duvide disso

    ResponderEliminar
  4. Na minha terra não é o povo quem mais ordena. São os caciques e os caceteiros. São meia dúzia de "parolos" que se julgam os maiores, quando não passam de umas tristes figuras manipuláveis.
    Se assim não fossem, não haveria tanto desprezo pelo maior valor que possuimos e parte integrante da história das nossas origens... O RIO PAIVA OU A PAIVA COMO TAMBÉM LHE CHAMAM, Livro da Autoria de Inácio Pignateli. Já o leram? não!Que pena...
    Um abraço de Saudade do
    "Margem Direita da Paiva"

    ResponderEliminar