sábado, 26 de junho de 2010

Três bandas de música na romaria de Vila Viçosa
FESTAS EM HONRA DE S.PELÁGIO
DECORREM NO SEGUNDO FIM DE SEMANA DE JULHO

Os tradicionais festejos em honra de S. Pelágio, orago de Vila Viçosa, nesta terra de Arouca, vão decorrer no segundo fim-de-semana de Julho, apresentando um programa bem preenchido, entre acções religiosas de tributo ao padroeiro e iniciativas de animação popular que, como habitualmente, vão arrastar milhares de visitantes a esta pitoresca localidade do Vale do Paiva.

A Comissão de Festas 2010, constituida por João Oliveira, Pedro Semblano e Americo, tem trabalhado de forma empenhada para garantir as verbas necessárias para fazer face ao programa apresentado na edição deste ano, destacando-se o Cantar das Janeiras, o Cortejo em Vila Viçosa, os peditórios pelas redondezas e algumas acções que os jovens da terra tambem promoveram, com o natural intuito de colaborar com a realização dos festejos em honra do nosso patrono.
As três bandas de musica, já habituais nesta festividade, e pelos vistos, caso único pelas redondezas, dois ranchos folclóricos, um conjunto musical, e fogo-de-artifício quanto baste, são os argumentos de peso, apresentados pela Comissão de Festas de 2010, para garantir o êxito deste evento festivo, do qual a população sempre se orgulhou e muito acarinha, mau grado muitos abusos e vergonhas que, em tempo recente, lamentavelmente aconteceram, sem sequer haver reacção popular ou intervenção dos responsáveis paroquiais para assumir tais desmandos.
O dia 10 será prenchido com a participação da Banda de Musica de S. Cipriano, de Resende, que repetindo o ritual festivo, irá percorrer toda a povoação com os mordomos, realizando o habitual peditório.
Á noite, a animação vai chegar com a actuação do Rancho Folclorico de Campanhã - Porto e depois do conhecido Rancho Cidade de Guimarães, seguindo a noitada com a actuação do Agrupamento Musical Sondagem que actuará até de madrugada, não sem antes ser lançada um vistosa descarga de fogo de artifício.
Já no Domingo, dia 11, depois da imponente procissão que sairá da Estrada Municipal 505 até à Capela de S. Pelágio e da Missa Solene orientada para a figura de S. Pelágio, que será acompanhada pelo Orfeão de Arouca, a festa prossegue com o esperado despique das Bandas de Musica de Nespereira - Cinfaes e Arouca.
E como o tempo é de festa, o importante é realçar a vontade e o gosto que esta terra tem em receber, quem vier por bem, nestes dias de euforia e de homenagem ao nosso padroeiro S. Pelágio.
Aqui vos deixamos, de novo, o programa da Romaria de S. Pelágio, na expectativa de que todos, possam desfrutar deste fim-de-semana festivo, com muita alegria e emoção, num espírito solidário e de franca convivialidade…
E a respeito da Festa de S. Pelágio, e daquilo que o nosso padroeiro representa para cada um de nós, que partilhamos o bom e o mau da envolvência desta localidade arouquense, desafio-vos a ler e reflectir sobre a mensagem do nosso estimado Pároco João Paulo Teixeira, aqui editada com todo o gosto, a quem agradeço a simpatia e a disponibilidade sempre pronta… e assim sendo, boa festa para todos…
Eis aqui o programa já conhecido par a edição de 2010 a ter lugar no segundo fim-de-semana de Julho....BOA FESTA PARA TODOS E UM ABRAÇO PARA OS NOSSOS CONTERRÂNEOS ESPALHADOS PELO MUNDO...

4 comentários:

  1. bom dia e parabens por este belissimo trabalho que aqui esta sobre a nossa terra de vila viçosa
    mas gostava de dizer que considero vergonhoso no dia 26 no final da procissão e perante o calor que estava e as casas de banho da capela estar fechadas
    sinceramente que tristeza meus senhores mordomos e responsaveis da capela

    ResponderEliminar
  2. Boa noite
    isso e lamentavel so espero que nos dias das festas isso nao se repita para bem de todoas e de quem nos visita
    o importante e que tudo corra bem

    ResponderEliminar
  3. Ola a todos o pessoal de Vila Viçosa
    desejo que tenham umas boas festas e que S. pelágio vos guarde
    nunca esquecerei a terra dos meus pais que eu gosto tanto, apesar de por ai haver gente do piorio, mas a verdade é que a maior parte é gente boa
    e pena o atraso que tem essa terra com caminhos muito maus e muito pouco comercio nem um restaurante tem
    um abraço do Zé

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde
    o que se passou na noitada de S. Pelagio com a iluminação do nosso lugar foi simplesmente vergonhoso alguem devia ser responsable

    ResponderEliminar