quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

FINALMENTE PERCEBERAM A NECESSIDADE DESTAS ESTRUTURAS
EP COLOCOU " RAILS" DE SEGURANÇA
EM ZONAS PERIGOSAS DA EN 225

Depois de tantos anos a reclamar, a reivindicar esta premente necessidade, eis que finalmente a Estradas de Portugal - EP, através da Delegação Regional de Aveiro, avançou finalmente com a instalação de “ rails “ de protecção num dos troços mais perigosos da EN 225, na zona entre Vila Viçosa e Travanca, onde se situa um dos declives mais acentuados sobre o Rio Paiva, precisamente numa zona de montanha sem qualquer tipo de vegetação, tendo em conta a recente intervenção de madeireiros, que deixaram as bermas da estrada desprovidas de qualquer tipo de arvoredo.

Uma medida considerada oportuna e necessária, tendo em conta os enormes declives e as condições climatéricas favoráveis à formação e permanência de gelo nesta zona sobranceira ao Rio Paiva, numa estrada de montanha que, para além de sinuosa e com mau piso, apresenta uma conservação deficiente, mau grado as ultimas intervenções de limpeza feitas nos últimos tempos, que deram um aspecto mais atractivo desta acessibilidade do Vale do Paiva, se bem que muitos madeireiros da região ainda continuem a manter uma postura de irresponsabilidade e falta de civismo, quando realizam trabalhos e intervenções florestais junto a esta via nacional.
Recorde-se que o troço da EN 225, na zona do Alto Paiva, depois de Alvarenga, pertencente à jurisdição da Direcção de Estradas de Viseu, já há muito tempo tinha sido contemplado com estas estruturas de segurança, algumas até em locais onde não se via grande necessidade, enquanto estas zonas perigosas no percurso do Baixo Paiva nunca mereceram qualquer atenção em matéria de segurança rodoviária, nomeadamente a instalação de rails de protecção, potenciando acidentes gravíssimos que, só não aconteceram já por muita sorte.
A legislação sobre este assunto, em matéria de segurança rodoviária, está aprovada desde 2004 ( Lei nº 33/2004), mas só agora este troço da EN 225, que estabelece ligação entre Castelo de Paiva e Castro Daire, seguindo até Vila Nova de Paiva, foi contemplado com estas estruturas de segurança, apesar de, já por várias vezes, terem sido reclamadas e reivindicadas a colocação destas protecções metálicas nos sítios mais críticos, conforme aconteceu no ano transacto, aquando da visita conjunta dos autarcas da região a esta acessibilidade, acompanhados dos Governadores Civis de Viseu e Aveiro e responsáveis da Estradas de Portugal.
Vergonhosa é a situação actual, quando a mesma Direcção de Estradas (EP) paga a uma empresa especializada para fazer ( e de forma exemplar ) uma limpeza geral nesta Estrada Nacional que serve o Vale do Paiva e, logo a seguir, depois das máquinas e trabalhadores passarem, a estrada volta a ser utilizada como estaleiro, ocupada com lenha, valetas destruídas e muros de suporte derrubados, numa impunidade total e falta de respeito pelos utilizadores.
Seria pois, fundamental que pudesse existir uma fiscalização mais interventiva nesta zona, com processos de contra-ordenação céleres, punindo de forma exemplar aqueles que ignoram as boas regras do civismo e da cidadania, respeitando e zelando uma estrada nacional, com perfil de montanha e com abismos profundos, que ficou totalmente desguarnecida de protecção em locais muitos perigosos sobre o Vale do Paiva, sendo que, agora e de forma abusiva, está constantemente ocupada com madeiras, valetas e bermas atulhadas de entulhos, sinalização e até muros de protecção destruídos.
Atente-se que, a discussão em torno dos rails de protecção existentes nas estradas europeias, o que inclui as estradas nacionais, tem continuado em agenda, com a possibilidade de existir já a partir do Verão de 2011, um padrão de construção destes dispositivos de segurança, a nível europeu.
Relembramos que o padrão actualmente em vigor na Europa, contempla apenas rails de protecção que têm em conta a segurança dos automóveis, “esquecendo-se” da segurança dos mais vulneráveis nas estradas, que são os motociclistas, pelo que no tempo actual, os rails de protecção terão obrigatoriamente de incluir uma “saia” inferior para impedir que os motociclistas embatam nos postes verticais de suporte dos rails.
Destaca-se que um projecto-lei, recentemente proposto, por via legislativa, refere « a obrigatoriedade das guardas de segurança contemplarem a perspectiva da segurança dos veículos de duas rodas, principalmente nos denominados pontos negros das nossas estradas», permitindo uma melhoria de eficácia na segurança rodoviária, assim como, também devem ser colocadas em estradas regionais e municipais e, ainda quando a via seja ladeada de precipícios ou declives acentuados, quando haja perigo de projecção de gravilha e em descidas com acentuada inclinação.

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