quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

TRÊS ASSOCIAÇÕES UNIDAS PROMOVEM CORTEJO
VILA VIÇOSA PREPARA-SE PARA REVIVER
TRADIÇÃO CARNAVALESCA

Tal como já havíamos anunciado neste espaço informativo, por iniciativa da Associação Social e Cultural de Espiunca (ASCE) as três associações existentes em Vila Viçosa, decidiram este ano unir-se para protagonizar a realização de um Cortejo de Carnaval, procurando evidenciar memórias e revitalizar uma tradição que, nesta terra, já teve uma evidência de relevo.

A Associação Social e Cultural de Espiunca, o Centro Cultural e Recreativo de Vila Viçosa e o Clube de Jovens de Vila Viçosa decidiram, assim, reviver o famoso cortejo carnavalesco de Vila Viçosa, agendando para a tarde de Domingo Gordo, dia 6, um desfile pelo principal arruamento da localidade.
As três colectividades estão conscientes de que a tarefa não é fácil, por isso apelam a toda população do lugar de Vila Viçosa para que, uma vez mais, se possam unir para reviver o passado, consciente do presente, mas com os olhos no futuro e realizar assi um grande evento.
Sabe-se para já, que foi dado inicio á recolha das indumentárias que existem dos carnavais de outrora, sendo que o corso carnavalesco sairá do recinto da Escola Primária e, após percorrer algumas ruas do lugar, com destaque para a EN 225 e terminará no Parque Desportivo de Vila Viçosa, onde esta agendado um baile durante a tarde, animado por um duo local, sendo que à noite esta assegurada a presença da orquestra dos Finfas de Nespereira.
Desde o final de Janeiro, nas instalações do Centro Cultural e Recreativo de Vila Viçosa, tem-se realizado reuniões abertas a toda população para informação e recolha de ideias para a organização desta iniciativa carnavalesca.
Recorde-se que, desde o início da década de noventa, Vila Viçosa protagonizou durante alguns anos, o melhor Carnaval da região, com um desfile carnavalesco que chegou a merecer destaque na imprensa da região e honras televisivas com reportagem da TVI e o apoio da extinta Região de Turismo da Rota da Luz, na época sedeada em Aveiro.

3 comentários:

  1. boa noite
    peço desculpa senhor editor mas nao posso de dizer uma coisa
    congratulo me que volte a existir carnaval na minha querida terra de Vila viçosa mas so lamento que os coveiros que ha uns anos atras ajudaram a dar cabo do carnaval em Vila viçosa agora tambem andem empenhados em o erguer de novo cheios de vaidade
    e nao se precisa apontar o dedo toda a gente sabe quem sao
    boa noite e que tudo corra bem
    bom carnaval a todos

    ResponderEliminar
  2. Não é verdade que os "Finfas" de Nespereira, pelo menos os que conheço, vão animar qualquer tipo de Baile de Domingo Gordo, á noite, em Vila Viçosa. A sua presença será, isso sim, no Baile de Carnaval, á noite, na Sede do CCRVV.
    Pergunto: Há baile no dia de Carnaval, durante a tarde, como era costume? Se sim, qual a Orquestra?
    Agradeço Informação e Obrigado Sr. Editor.

    "Do Pinheirinho á Trincheira"

    ResponderEliminar
  3. NOTA DO EDITOR:

    Franz Kafka escreveu um dia: A única coisa que temos de respeitar, porque ela nos une, é a língua...
    Já disse e fiz saber que ao Editor deste espaço informativo nao compete comentar e muito menos fazer comentários aos comentários...
    Se eu quiser opinar sobre qualquer assunto, assumo o que digo e o que escrevo num espaço próprio, num artigo ou crónica de opinião e assino por baixo.
    Nao sou um reles e nojento covarde que se esconde atras do anonimato para ataques sórdidos e de maldicencia e depois enredado num cinismo asqueroso tenta inverter o cenário, tentando atirar a culpabilidade ou a autoria a outrém...
    A gente já os conhece à distancia, são uns frustados anormais que tão depressa nos elogiam e batem palmadinhas nas costas, como tão depressa nos apunhalam à traiçao e empurram para o abismo...mas para esses, à míngua de melhor remédio, o desprezo é a palavra de ordem...
    O espelho que tem em casa, se é que o tem, deve ser convexo, nao dará para olhar por si abaixo...
    E por uns pagam outros..

    ResponderEliminar