sexta-feira, 8 de julho de 2011

MENSAGEM DO PADRE JOSÉ PAULO TEIXEIRA
A PROPÓSITO DAS FESTAS EM HONRA DE S. PELÁGIO



Caros paroquianos de Espiunca, paz e bem!


O Administrador do blog “Vila Viçosa – Paraíso do Vale do Paiva” dirigiu-me mais uma vez o pedido para escrever uma mensagem a todos, por ocasião da festa a São Pelágio, venerado na nossa Capela de Vila Viçosa.
Queria lembrar a todos, paroquianos e outros, que esta festa e tantas outras iniciativas provocam em nós a deslocação em vez de ficarmos quietos.
Podemos mesmo perguntar, como o padre e poeta José Tolentino de Mendonça no seu livro “ O tesouro escondido”, «Por que é que os homens se deslocam em vez de ficarem quietos?»
De facto, quando saímos de nossa casa e das nossas coisas em direcção a algum lugar ou iniciativa, não vamos apenas exteriormente, vamos também interiormente.


Portanto, fazemos também uma viagem interior, com o coração, com a nossa alma. Lembro a todos que a festa a São Pelágio deve ser também interior.
Devemos aproveitar mais esta grande oportunidade de sairmos de casa, para nos abrirmos à pessoa do outro, à sua diferença e àquilo que sempre podemos colher dele para nós, como valor e exemplo a seguir, como incentivo e força para podemos caminhar todos os dias, apesar das vicissitudes e tristezas que a vida sempre nos dá.
Peço a Deus que nos faça a todos mais humildes, mais felizes e sempre capazes de sermos peregrinos em direcção a Deus e aos outros. Porque, mais do que viajantes, nós somos peregrinos.

Espiunca, 7 de Julho de 2011


PADRE JOSÉ PAULO DE SOUSA TEIXEIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário