segunda-feira, 14 de novembro de 2011

AROUCA VAI PERDER 30% DAS SUAS FREGUESIAS
ESPIUNCA VAI SER EXTINTA OU ANEXADA
* Já se fala em Vila Viçosa ficar integrada em Nespereira



A Reforma da Administração Local, já apresentada pelo Governo, através do “ Livro Verde “ ainda só agora foi conhecida e já promete fazer correr muita tinta, lançar a polémica e agitar autarquias e populações. Em Vila Viçosa há já que se manifeste contra em ir para Canelas, tendo aqui a freguesia de Nespereira a " dois passos " com os serviços e estruturas que a outra nao tem...


A proposta vai mais longe e estabelece também novos pressupostos nos eleitos para os executivos municipais e no organigrama do quadro de pessoal
Das actuais 20 freguesias que tem, o concelho de Arouca arrisca-se a ficar composto por apenas 14 ou 15 executivos locais, isto se for adiante a proposta governamental de reduzir o número de autarquias no país.

A proposta consta do ‘Livro Verde' que o gabinete do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares apresentou e divulgou há cerca de quatro semanas e que está em fase de discussão antes de ser submetido a votação na Assembleia da República.

No documento, as regras para a nova delimitação e composição de freguesias são definidas dividindo os concelhos do país em três níveis: os com uma densidade populacional superior a 500 habitantes por km2, entre 100 e 500 hab. / km2, e os com uma densidade inferior a 100 (é o caso de Arouca).
A organização territorial do concelho de Arouca terá de efectuar-se de acordo com as seguintes orientações: é permitido uma freguesia na sede do município (Arouca), as freguesias de áreas medianamente urbanas (segundo definição do INE serão: Burgo, Chave, Urrô e Várzea) têm de ter mais de 1000 habitantes (apenas Várzea não cumpre esse critério), e das restantes quinze freguesias (áreas predominantemente rurais), Albergaria da Serra, Cabreiros, Covelo de Paivó, Janarde e Espiunca não atingem o número exigido de habitantes (500) e deverão ser ‘extintas' ou ‘anexadas'.

Contas feitas, seis actuais freguesias arouquenses correm o risco de perder os seus órgãos autárquicos (Junta e Assembleia de Freguesia), com a agravante de, mesmo agregando aquelas que têm continuidade territorial ( como é o caso de Albergaria, Covelo, Cabreiros e Janarde) não se conseguir um conjunto populacional - 500 habitantes - que permita a criação de uma nova autarquia local.

A Reforma da Administração Local (um dos itens de negociação do memorando com a troika) vai mais longe, e estabelece também novos pressupostos nos eleitos para os executivos municipais (no futuro, concelhos com a dimensão populacional de Arouca só poderão ter dois vereadores a tempo inteiro - actualmente eram permitidos 4), e no organigrama do quadro de pessoal, onde apenas poderão figurar três chefes de divisão (neste momento a CMA dispõe de seis chefias).

A definição do novo mapa autárquico deverá estender-se, no máximo, até ao final do primeiro semestre de 2012, e deverá ser já uma realidade nas eleições autárquicas de 2013.
A freguesia de Espiunca não será extinta, mas se a proposta governamental for aprovada, deverá ser anexada à vizinha freguesia de Canelas, com quem confronta geograficamente, seguindo uma orientação administrativa que, já no sector escolar, permite assumir o conceito de partilha, com os alunos da freguesia a frequentar o Complexo Escolar de Canelas, ainda em fase de construção.
Mas se essa decisão, até se encaixa nos eventuais interesses de Espiunca e dos lugares da freguesia localizados na Margem Esquerda do Rio Paiva, dada a relativa proximidade e afinidade cultural e social que pode existir com a vizinha terra de Canelas, com o lugar de Vila Viçosa as coisas já não são tão lineares e devem ser vistas e perspectivadas noutro contexto e noutra razão, até porque há um rio que nos separa e, geograficamente, Vila Viçosa sempre foi um enclave do outro lado do rio, separada da freguesia, muitas vezes descriminada, embora as sua gentes tenham gosto e orgulho de pertencer ao concelho de Arouca, com quem sempre se identificaram.
Todavia, o que aqui agora está em jogo, é o lado prático das coisas e, se a Reforma Administrativa o potenciar e permitir, porque “ carga de água “ havemos nós, terra e gentes de Vila Viçosa, ficarmos ligados à freguesia de Canelas, a 12 km de distância, quando temos a 3,5km de distancia, pela EN 225 que sempre nos serviu, a freguesia e Vila de Nespereira – Cinfães, que nos pode acolher com toda a vontade e simpatia, com a garantia de aqui ter os serviços mínimos para uma vida mais confortável, mais acessível e menos dispendiosa.
E não vale a pena trazer para a discussão a retórica saudosista, porque o que está em causa agora, é o bem da população e a comodidade das pessoas, e aqui à porta, temos a possibilidade de usufruir de um Atendimento Autárquico diário, Bombeiros Voluntários, Posto Médico, Banco, Caixa Multibanco, Farmácia, Centro Óptico, Lar de Idosos com todas as valências, Supermercado, Clinica Médica com Análises e Especialidades, Escola de Musica, moderno Centro Escolar em construção, Feira Quinzenal e uma dinâmica comercial que abrange diversos tipo de actividade, desde a hotelaria, restauração, até à construção civil.

Basta comparar o movimento comercial, social, recreativo entre as freguesias…
E o que tem a freguesia de Canelas para nos oferecer ? Nada….em termos de serviços publicos, comercio e apoio social nada…nada que se compare com a vizinha freguesia de Nespereira, que tem agora boas ligações à Vila de Cinfães, também dotada com todas as estruturas de Serviços Públicos e com uma moderna e funcional Unidade de Sáude com Urgência Básica e a possibilidade de podermos pertencer ao Hospital Padre Américo em Penafiel, que sempre é mais acessível e melhor caminho do que para o Hospital da Feira.
E se a possibilidade de pertencer a Alvarenga é considerada uma “ carta fora do baralho “, já que era bem “ pior a emenda que o soneto “, então fica lançada a sugestão, na perspectiva de que, as vozes que já se vão erguendo a favor desta vontade e deste propósito, se possam ir juntando, ganhar força e consolidar um movimento que possa assumir com denodo, a luta por esta causa que é de todos…e do lado da autarquia nespereirense existe reciprocidade quanto a esta pretensão.
E aqui não deve haver vaidades, ciumes, invejas e atitudes mesquinhas, nem entraves de gente que perfila o bairrismo doentio, o que deve prevalecer é, essencialmente, aquilo que será melhor para a população de Vila Viçosa e para o futuro desta terra.
O que está em causa não é o “ Grito de Ipiranga “, ou a libertação do jugo que nos prendeu á freguesia que nos acolhe desde a ultima divisão administrativa, mas uma questão de justiça, de equidade e funcionalidade para com este povo que, verdade se diga, também sempre sofreu na pele, a discriminação de estar localizado do outro lado do rio…
Resta esperar pela posição do Governo e pela avaliação profunda do Documento Verde da Reforma da Administração Local, esperando-se que, no que toca à organização do território e da reavaliação do actual mapa administrativo, estas situações geograficas como Vila Viçosa ( e outras terras com localização semelhante e com uma especificidade própria ) possam ter o direito de se pronunciar, a contento dos seus concidadãos.

Numa plataforma de consenso, de respeito e de conduta séria, responsável e construtiva, aceitam-se opiniões…TODOS DEVEMOS MANIFESTAR A NOSSA VONTADE…É O NOSSO FUTURO QUE ESTÁ EM CAUSA...

41 comentários:

  1. Ora muito bem APOIADO
    bora la pra Nespereira que Canelas é um desterro a unica coisa tem boa e a estrada pra Arouca
    eu apoio ir pra Nespereira contem com o meu voto malta

    ResponderEliminar
  2. Sai de Retro Vade Retro, Satanás!
    E quem disse que nós vos queremos cá!

    ResponderEliminar
  3. Por acaso o senhor jornalista sabia que nos pertencemos a dioceso do Porto e se formos para Nespereira passamos para a Diocese de Lamego ????? é bem pior

    ResponderEliminar
  4. BOM DIA

    Por acaso sabia Sr. Anónimo e tambem sei que existem duas freguesias do concelho de Arouca que nao pertencem à Diocese do Porto ( Alvarenga e Covêlo de Paivô pertencem à Diocese de Lamego )e não vejo que mal é que vem ao mundo por tal ligação.
    Já agora questiono, que serviços necessita V/Exª, nos dias que correm, da Diocese do Porto ? Nada...
    Hoje, em termos religiosos, resolve-se as coisas na terra com o Padre da freguesia.
    E este assunto faz-me recordar, agora que os Governos Civis foram extintos, que todos os assuntos que se tinham de tratar nesses organismos, se podem resolver numa qualquer loja do cidadão ou até mesmo na Conservatória do concelho....e por acaso Penafiel até tem uma Loja do Cidadão, mas existe a facilidade de poder ser atendido em qualquer dependência...afinal a mobilidade administrativa tambem tem coisas boas...
    O EDITOR

    ResponderEliminar
  5. nao vejo qualquer inconveniente alias Vila Viçosa esta mesmo desenquadrado geograficamente do territorio de arouca
    basta estar do outro lado do rio, por isso a separacao pode ser prevista mesmo

    ResponderEliminar
  6. pertençer a Nespereira ainda é como diz o outro, mas pertencer a cinfães??? Por amor de DEUS.
    Arouca SEMPRE

    ResponderEliminar
  7. Ninguém se está a esquecer que alterar a freguesia de Espiunca para Nespereira implica alteração também de concelho e distrito?
    Nespereira até pode ser melhor do que canelas, mas será cinfães mais perto e melhor do que Arouca?

    ResponderEliminar
  8. e VERDADE que mudar de concelho implicaria mudar de distrito, mas diga.-se a verdade o que é que nos ligava a Aveiro que está a 89 km de distancia ?
    agora nem governo civil existe se formos para cinfães nao temos que nos preocupar nada com viseu ja que tambem nao nos interessava Aveiro
    o que interessa é o melhor para a terra e para o povo ficar bem servido

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde,
    Acho que vila viçosa deveria pertencer a Nespereira se esta ficar a pertencer ao concelho de Arouca,lol....
    E pena dizer que perfiro pertencer a Canelas, mas infelizmente temos que pensar que a nossa população esta a envelhecer e passar a pertencer a outro concelho só vai complicar a vida teem que aprender tudo de novo.Assim como temos que pensar que v.v. pertençe a nivel hospitalar a santa maria da feira, temos transporte garantido, quer para consultas quer para vizitar familiares internados.ja imaginaram como será pertencer ao hospital de penafiel.

    ACHO QUE NESPEREIRA TAMBEM GOATAVA DE PERTENCER A AROUCA...

    ResponderEliminar
  10. Boa noite
    comprende-se o seu raciocinio mas nao se esqueca quem vai ao hospital da feira quase sempre vai por transprte proprio.embora tenha transoportes piblicos, tambem como tem de vila viçosa pra Paiva e e paiva pra Penafiel atraves da Joalto e da empresa Valpi ate entre os rios. o problema é que e vem mais perto melhor caminho e como ja foi dito pelo editor deste blog a tipologia e o funcionamento do hopsital de penalfiel é igual ao da feira -semi publico
    quanto ao resto será impossivel e incogruente pensau que nespereira podedria passar para Arouca, era contra-natura, mais um terra que estava do outro lado do rio, nao tinha mesma logica nenhuma uma coisas dessas sr anonimo
    nao podemos querer tudo, se nespereira no serve, temos que ficar enquadrados em Cinfaes e olhe que no tempo actual nao estariamos mal...mas cada cabeça cada sentença

    ResponderEliminar
  11. boa tarde,
    pela sua logica tambem passariamos ALVARENGA PARA CINFÃES AFINAL TAMBEM ESTA DO OUTRO LADO DO RIO PAIVA, LOL...
    até averá trasporte para penafiel, segundo os meus calculos penafiel fica a 36 km de vila viçosa e não a 57 km como fica santa maria da feira, eu refiro-me aquelas pessoas idosas que infelizmente ainda se deslocam em transporte publico e não sabe ler e tem que aprender a viver uma vida nova, para eles é muito complicado espero que tenha entendido....
    por isso com muita pena mas é melhor canelas, porque eu gosto mais de nespereira.

    ResponderEliminar
  12. NOTA DO EDITOR

    boa noite, obrigado pela vossa disponibilidade em comentar este conteudo noticioso
    Todos os comentários são bem vindos e da discussão e da reflexão profunda se faz luz e se pode chegar a consensos...obrigado a todos.
    Quando se fala na extinção ou fusão de freguesias rurais nao se pode meter tudo no mesmo saco. Aí o cenario muda, porque as distancias são maiores e há sempre a dificuldades de transportes e serviços básicos. Por um lado, há uma vivencia muito mais dependente do território e das instituições locais e nesse sentido é preciso que as pessoas não percam o sentido de bairrismo, que nao é mesma coisa de caciquismo.O importante, nestes casos, de predominância rural, é que não haja a eliminação cultural, a sua identidade própria e o seu bairromo saudável...vá para onde for VILA VIÇOSA SERÁ SERÁ SEMPRE A NOSSA TERRA E TEMOS QUE TER ORGULHO DO ESPAÇO TERRITORIAL QUE NOS DEIXARAM E QUE NOS TEM SERVIDO PARA VIVER...
    As Juntas de Freguesia são o que temos de mais próximos das populações, a ligação directa do Povo à Administração e se a reforma avançar de qualquer jeito, traçando divisões e limites de régua e esquadro, então esse projecto de revisão administrativa vai no sentido contrário, ou seja perde-se esse relação existente há tres decadas de democracia e cria-se um tremenda confusão de competencias entre Cãmara Muncipais e Juntas de Freguesia....e ninguem pense que se vai poupar mais COM ESTA DECISÃO como aponta a " merda " da Troika ", vai ser como a reforma semelhante ao remodelaçao do parque escola, onde as despesas são mais elevadas do que as perspectivas de poupança veficada.
    VILA VIÇOSA quer queiram ou não é um caso à parte ( tal como Lomba em Gondomar ), nao tem afinidade geografica com a freguesia que agora partilha, e a questão é ficar dependente de uma freguesia a 12 km que tem muito pouco para oferecer em serviços públicos e estruturas sócio económicas e apenas tem uma estrada que nos leva à sede do concelho ao qual pertencemos ou pertencer a uma freguesia que por ainda pobre que seja, já tem os serviços básicos exigidos a uma VILA, com valencias e estruturas nos mais diversos ramos de actividade ? E nao será por isso que as pessoas deixaram de fazer as suas coisas em Arouca...AROUCA NUNCA ACABARÁ PARA NÓS...mas tempo da obrigatoriedade de ir à sede do concelho ou à capital do distrito tratar disto ou daquilo acabou....a mobilidade administrativa facilitou a vida ás pessoas....pensem nisso....hoje já se tira um passaporte numa conservatória do Registo Civil, tão pode ser em Cinfaes, Arouca ou em Freixeo de Espada á Cinta...
    O que está em causa nunca poderá ser um bairrismo e um orgulho teimoso e doentio, mas o que deverá estar em causa, na hora de decidir ou reclamar, é o nosso bem estar e as melhores condições e funcionalidades para a nossa vida...isso é o mais importante, o resto nos tempos que correm, é acessório...

    O EDITOR

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde.
    Desculpem antes de mais a intromissão, mas tenho acompanhado por aqui esta questão, uma vez que o amigo Carlos me vai pondo ao corrente das notícias neste blog.
    Não tendo diretamente a ver com a questão, não quero deixar de dar a minha opinião, que apesar de tudo é imparcial, e é imparcial porque apesar de ser Nespereirense, Cinfanense, cidadão e autarca, tenho um carinho muito grande por Arouca, onde vivi durante três anos, de Segunda (quando apanhava o autocarro em V.Viçosa) a Sexta (quando regressava novamente, saíndo em V.Viçosa).
    Acho que no entanto, não devemos confundir as coisas.
    Arouca, não vai desaparecer do mapa e em boa verdade, o seu desenvolvimento comercial (a única coisa que hoje a diferencia positivamente) continuará disponível para arouquenses e não arouquenses.
    A questão está em aproveitar esta reforma, no que ela pode realmente trazer de positivo mais do que a poupança, que são correções territoriais, claramente resultantes de erros de outras reformas.
    O Editor já aqui apontou o caso de Lomba (Gondomar), que não tem qualquer ligação territorial ao resto do Concelho, e que obriga os seus habitantes a fazerem o dobro dos km que fariam para C.Paiva ou Feira...não tem sentido.
    O caso de Vila Viçosa, não é sequer apenas a questão do Paiva. Já repararam que está limitada tanto pelo Paiva, como pelo Ardena?
    A questão da freguesia, tem em Nespereira uma solução muito mais óbvia, afinal Vila Viçosa até fica mais próxima do centro de Nespereira, do que alguns dos nossos lugares atuais.
    As ligações sociais, basta vê-las pelas inúmeras famílias constituídas entre V.Viçosa e Nespereira.
    O apoio de emergência é feito pelos Bombeiros de Nespereira.
    O ensino poderá saír beneficiado pela construção em curso, de um moderno Centro Escolar.
    As ligações culturais, comprovam-se por bailes, pela Banda de Música (que podendo não ser unânime, é acarinhada pela maioria, como sendo da terra), etc.
    Quanto à questão do Concelho, deixem-me referir que hoje em Cinfães, nada falta que haja em Arouca, bem pelo contrário.
    Pensem em algo que exista em Arouca e vejam se não há em Cinfães,se calhar até algo mais.
    No apoio aos idosos, foi o Concelho da região que mais aumentou o número de "camas" disponíveis.
    A Unidade de Cuidados Continuados, está em fase de construção; o Centro de Saúde tem excelentes condições.
    As instituições públicas, estão lá todas.
    A Proteção a Crianças e Jovens em Risco, tem uma Comissão Concelhia.
    O ensino profissional, tem assegurado com sucesso o desenvolvimento e a empregabilidade, através da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo.
    Supermercados de média dimensão, são dois.
    Uma zona industrial, pronta a receber investidores.
    Por outro lado,Cinfães aproxima-vos mais de outros serviços, como Hospital, Centro de Emprego, etc.
    Enfim...não pretendo com isto fazer a apologia disto ou daquilo, mas tão só dar o meu contributo para a vossa "discussão".
    No entanto a última palavra pode e deve ser vossa...sendo certo que caso a não dêem por antecipação, poder-vos-á ser imposta de forma cega.
    Abraço e desculpem a intromissão, uma vez mais.

    ResponderEliminar
  14. Nota do Editor

    Tal como a todos os outros agradeço a disponibilidade de virem a este espaço informativo e comentar, mas quero expressar a simpatia do comentário do Claudio Oliveira que veio aqui trazer um importante contributo para esta temática, que cada vez nos deve interessar mais...e a verdade, tal como ele proprio evidenciou, há lugares do próprio território de Nespereira que estão bem mais distantes do centro da freguesia que a localidade de Vila Viçosa ( apenas a escassos 4 km )...
    Obrigado pela participação....sempre às ordens

    ResponderEliminar
  15. "até porque há um rio que nos separa e, geograficamente, Vila Viçosa sempre foi um enclave do outro lado do rio"... até porque haverá uma linha de cumeada que nos separará e, geograficamente, Vila Viçosa sempre será um enclave do outro lado da Trincheira.

    ResponderEliminar
  16. Vila Viçosa pertence à área metropolitana do Porto, verdade seja dita não ganha directamente nada com isto, mas indirectamente há vantagens e é a maior ligação que Vila Viçosa tem.
    O mapa administrativo certamente é organizado a partir dos pontos centrais.... Nespereira não é o ponto central, mas é um bom ponto satélite... A maioria dos pontos que o bloguer descreve no texto não implicam em nada a anexação da terra em qualquer uma das freguesias. A vivência, o dia a dia, os usos e costumes, os hábitos, etc. não mudarão independentemente de Vila Viçosa pertencer a A; B; C.
    Mobilidade é mais fácil para Nespereira, mas não mais acessível. As questões "burocráticas" que a população somente pode resolve nos serviços autárquicos será a mesma em qualquer um dos locais. A questão das escolas idem, pois a qualidade e conforto é a mesma (Nespereira ganha pela proximidade). A questão dos serviços... hilariante ( Nespereira não é Espanha, e mesmo que fosse esta pertence à UE, e há livre acesso aos serviços) pois as pessoas de Vila Viçosa já fazem uso dos vários serviços de Nespereira. Para a questão da saúde a mudança não vai solucionar qualquer problema da população de Vila Viçosa.
    A mudança de VV de autarquia não vai modificar a questão social, aliás a população já é servida dos serviços sociais de Nespereira e Fornelos.
    A divisão autárquica não é uma tentativa nem de longe nem de perto para defender e/ou organizar geograficamente as pequenas localidades. Obviamente que Vila Viçosa deve retirar o proveito desta alteração para melhorar a qualidade de vida das suas gentes. Mas não vejo em qualquer uma das opções nenhuma alteração para o Povo de Vila Viçosa.
    Pelo que li nesta página e ao longo dos variados comentários a grande dúvida é a questão da distância de Vila Viçosa às suas sedes autárquicas.
    Aqui deveria entrar uma nova opção que me parecem esquecida, Castelo de Paiva. Mas tudo isto é tão complicado...

    ResponderEliminar
  17. à aqui uma coisa importante que foi dita e muito bem é mais forte as ligaçoes sociais que existem
    de facto em termos familiares á muito relacionamento entre as gentes de Vila Viçosa e de das gentes de Nespereira, ao contrario das ligaçoes de pessoal de cá com a outra margem e com os restantes lugares da freguesia, nao á assim tanta ligação familiar e por outro lado, em termos de negocios tambem nunca houve muito pois de virmos bem as coisas o pessoal de Vila Viçosa tem mais vivencia para tudo com a freguesia de Nespereira do que com a Espiunca, Serabigoes e Vila Cova
    à mais afinidade com as gentes de Nespereira essa a é a verdade
    ate posso estar enganado mas acho que á gente em Vila Viçosa que passa anos sem ir a Vila Cova ou a Serabigoes, so se for a festa mais de rsto nada
    sem bairrismo doentio como diz aqui o editor tambem concordo com a nossa passagem para Nespereira parece me bem e mais funcional e nao tira nada continuar a fazer a nossa vida e as nossas coisas na vila de Arouca quando for preciso

    ResponderEliminar
  18. Ola bom dia
    parece me bem este raciocionio
    Vila Viçosa sempre esteve separada fisicamente da Espiunca ha dois rios que nos separam até, embora duas pontes que nos unam mas podemos continuar a gostar de Arouca na mesma
    agora nao se esquecam de uma coisa o caso de Vila Viçosa é seguramente especial porque se trata de um enclave um pedaço de territorio separado geograficamente do municipio, já a freguesia de Alvarenga apesar de estar na outra margem é um todo, ou seja nao tem o territorio dividido como Espiunca
    antes de falarem vejam as vantagens e desvantagens mas na verdade Canelas pouco nos pode oferecer e esta a 12 quilometros e nos temos tudo a escassos quilometros ate mesmo bombas de gasolina, bombeiros, posto medico e farmacia
    pensem nisso sim e bom dia

    ResponderEliminar
  19. NOTA DO EDITOR

    Apenas duas palavras para esclarecer um leitor menos atento que, por mail, pediu a informação:
    No momento actual, Vila Viçosa e Arouca, obviamente, estão ligadas ao Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, em Santa Maria da Feira, que dista de Vila Viçosa 60 km ( 120 ida e volta ) enquanto se pertecermos a Cinfães passariamos para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, com sede em Penafiel, que está a 37 km ( 74 ida e volta ) de Vila Viçosa.
    Caro amigo, espero que possa ficar melhor esclarecido e obrigado pelo seu mail...esta é uma situação sempre delicada mas penso que os usos e costumes e a vivencia de uma terra nunca será alterada.
    Um abraço do Editor

    ResponderEliminar
  20. PORQUE NÃO CASTELO DE PAIVA...PORQUE NÃO PODE!

    Obviamente. Não há continuidade territorial, fica eliminada a hipótese à partida!

    ResponderEliminar
  21. Pois saibam que a freguesia de Espiunca ja pertenceu ao concelho de Castelo de Paiva, e vejam o caso da assistencia social em Vila Viçosa, é o Centro Social de Fornelos e o Centro Social e de Solidariedade de Nespereira que ja vem prestar apoio domiciliario no nosso lugar, não estou a ver o centro Social de Canelas vir prestar serviço a Vila Viçosa e se queremos os bombeiros quem nos ocorre no imediato é sempre os Voluntarios de Nespereira e não os de Arouca
    Meus amigos, é preciso ponderar bem as vantagens e deixarmos de bairrismos exagerados, o que interessa é a comodidade e o bem estar da população
    Um abraço e parabens ao editor por proporcionar este espaço de debate mesmo por comentarios

    ResponderEliminar
  22. Ercílio Galhardo Neto22 de novembro de 2011 às 03:09

    Bom dia Carlos,
    Antes de mais, quero agradecer o fato de te lembrares de mim, e me mandares uma notícia de tão grande relevância para a região. Muito obrigado.
    Mas também quero te dizer, que como nespereirense, por um lado sentiria imenso orgulho- penso eu que a restante população de Nespereira também sentirá esse orgulho- de Vila Viçosa pertencer a Nespereira, pois o bom relacionamento existente entre Vila Viçosa é bem patente nas atividades que ambos partilham entre si.
    Por isso, sou claramente a favor de uma consulta popular para decidir democraticamente que rumo Vila Viçosa deverá ter, porque realmente, sem querer menosprezar a freguesia de Canelas, Nespereira tem mais a oferecer para a confortabilidade de Vila Viçosa, do que propriamente Canelas.
    Acredito que a nível concelhio, se Vila Viçosa pertencesse ao concelho de Arouca, estaria mais bem servido do que se pertencer a Cinfães, mas na situação atual, não é uma questão politica concelhia, mas sim de confortabilidade e praticidade da população de Vila Viçosa, aí acreditando que a opção de Vila Viçosa pertencer a Nespereira seja a melhor escolha.
    Neste momento, Vila Viçosa pertencer à Canelas, é como um pianista que puxa o piano para si, ao invés de deslocar o banco até ao piano.
    Um abraço Carlos

    ResponderEliminar
  23. Quem ler os vossos comentários parece que a vida dos calipolenses vai mudar assim tanto... Sem dúvida que Vila Viçosa tem todas as ligações com Nespereira e que deveria ser anexada à freguesia de Nespereira... Agora a única coisa que está a ser exagerada são os argumentos para que isso aconteça, usam argumentos sem qualquer sentido. Até o próprio bloguer usa esses fracos argumentos. Multibanco??? Bombeiros??? Supermercado??? Farmácia??? para quem quer discutir um assunto sério como este nunca deveria escrever isso... porque aliás não é isso que está em causa.
    Vila Viçosa - (??????) - Arouca - Porto.
    Agora escolham, porque aliás eu já não tenho voto na matéria, nem a maioria das pessoas que estão a discutir este assunto

    ResponderEliminar
  24. Li, penso que no comentario de Cláudio Oliveira, que se Vila Viçosa pertencer a Nespereira passa a estar mais perto do Hospital e do Centro de Emprego. A questão do mais perto não corresponde ao mais acessivel e mais satisfatório. Ora vejamos. O caso do Centro de emprego, Vila Viçosa é abrangida pelo Centro de emprego de S.J. da madeira, qualquer pessoa de Vila Viçosa (Estou a falar dos residêntes que são as pessoas que realmente interessam) pode se deslocar de autocarro durante a manha e ao meio dia estão novamente em Casa. Para Penafiel não é bem assim, terá de perder um dia inteiro, para muitas vezes tratar um assunto de meia hora.
    A questão do Hospital, Cinfães tem excelentes instalações de saúde mas não dá resposta maior que a de Arouca, em que as pessoas em estado mais delicado tem que se deslocar para Penafiel. De Vila Viçosa tem que se deslocar para a Feira. Agora vejam bem a diferença. Uma ambulância que faça Vila Viçosa - Arouca - Feira faz 55 Kms em 1.10h (sem contar com a paragem em Arouca), e Vila Viçosa - Cinfães - Penafiel faz 70Kms em 1.25h. Qual é a melhor opção????
    Se vamos mudar, digam algo concreto que Vila Viçosa muda para melhor e não para igual... O mesmo argumento que se usa o que arouca tem que cinfães não tem, pode ser usado para os dois lados da questão.

    ResponderEliminar
  25. Parabéns ao anónimo das 5:53!
    "É possível enganar parte do povo, todo tempo; é possível enganar parte do tempo, todo o povo; jamais se enganará todo o povo, todo o tempo."
    O povo de Vila Viçosa está satisfeito com o concelho em que nasceu e vive!
    Não vamos mudar de concelho e distrito devido ao complexo de inferioridade que uma pequena parte da população sempre teve em relação à Espiunca e que me parece agora se desloca para Canelas!

    ResponderEliminar
  26. NOTA DO EDITOR – 1ª parte

    Bom dia
    A freguesia de ESPIUNCA, segundo a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) poderá ser extinta ou anexada, enquanto autarquia, no âmbito da Reforma da Administração Local que o Governo apresentou recentemente.
    Não vou abordar agora a génese nem os fundamentos políticos que motivam esta reforma, dado que no essencial a minha posição já é conhecida e já está publicada até na Imprensa Regional da região e num dos conteúdos deste espaço informativo.
    A Reforma da Administração Local, tipifica os Municípios em função da sua densidade populacional.
    As Freguesias são também tipificadas de acordo com a sua densidade populacional mantendo-se o mesmo escalão utilizado para os Municípios. Porém, no que concerne às Freguesias, estas são ainda classificadas em função da área, rural ou urbana.
    Esta classificação tem impacto nos critérios que norteiam a organização territorial da administração local, leia-se, a extinção ou agrupamento de Freguesias, como lhe queiram chamar.
    Não querendo alongar-me em considerações técnicas, relativamente aos critérios base que orientam o novo mapa autárquico, importa porém demonstrar porque é que se vai extinguir ou agregar a Freguesia de Espiunca e, no caso concreto da localidade de VILA VIÇOSA, que é um território arouquense com uma particularidade geografica especial, tal como por exemplo a Lomba ( Gondomar ) e mais meia duzia de casos a nível nacional, onde há separação fisica do territorio.
    Debater e analisar aqui o que poderá ou não acontecer, as vantagens ou desvantagens de acompanhar, no todo, a freguesia de Espiunca na possível integração em Canelas ou noutro territorio com uma relação de proximidade mais real e efectiva, é uma necessidade imperiosa e salutar para se ir definindo objectivos e posições.

    ResponderEliminar
  27. NOTA DO EDITOR – 2ª parte

    Ao contrario do que possa pensar o anónimo das 5.53 e o mais recente, o bloguer opina e promove a discussão e o debate de ideias, mas não incentiva ou promove o conflito, sendo que na " mesa das negociações " todos os argumentos são válidos e importantes na hora da decisão.
    Quer se queira ou não, nesta materia, Vila Viçosa é um caso àparte e o documento governativo também não especifica bem, qual a a solução para estes casos, porque a ultima palavra é sempre do POVO e não de um editor de um espaço noticioso local, como sou eu.
    Aqui ninguem pretende enganar ninguém, talvez aqueles que vem agora falar em complexos de inferioridade ou questionar argumentos, devem ser os mesmo que, no conforto da vivência urbana, não sentem os verdadeiros efeitos da interioridade e, quer queiram quer não, em muitas situações, Vila Viçosa foi esquecida e ignorada pelo PODER LOCAL.
    Será pois, tempo de dizer alto e bom som, que EXISTIMOS E QUE QUEREMOS SER TRATADOS COM JUSTIÇA E EQUIDADE...e quem assim não pensa não gosta, certamente desta terra do Vale do Paiva.
    Aqui ninguem inventa nada e, muito menos, quer ir para ali e acolá, por orgulho, vaidade e bairrismo doentio, mas realçar que são argumentos sem sentido e que a seriedade do assunto nem deveria motivar o conteudo, é de uma pobreza atroz, para não dizer franciscana. Ja agora, convem referir para os " iluminados " que acham que em Vila Viçosa existe uma minoria revolucionária que incentiva à separação que, nos municípios onde se tenha verificado um decréscimo populacional superior a 10% na última década, comprovado pelo levantamento censitário realizado no corrente ano, o critério base para a manutenção da Freguesia com (APR) é a existência de um mínimo de 300 e não de 500 habitantes. Se a Freguesia se situar num raio superior a 15 Km da Sede do Município, o critério base passa a ser um mínimo de 150 habitantes.
    Portanto, o melhor é ver e esperar onde param as modas...é preciso perceber bem e preservar o mundo rural e as consequencias da interioridade, sendo certo que ao editor, por promover a análise, de assunto tão oportuno quanto delicado, não podem ser assacadas motivações, de querer " matar " a freguesia enquanto comunidade, agora não se pode é fugir ao debate, das responsabilidades, do espirito critico, da intervenção cívica e da liberdade de expressão.
    Já agora seria importante questionar, porque razão ao contrario da LOMBA e outras terras em situações semelhantes, a autarquia local nem sequer manifestou uma opinião ou revelou a sua posição nesta matéria...aguardamos
    Obrigado a todos pelos vossos comentários
    O EDITOR

    ResponderEliminar
  28. Gostaria de deixar apenas dois esclarecimentos:
    Primeiro - Não me posso dirigir especificamente ao blogger a, b ou c no sentido de o esclarecer, porque são muitos com o mesmo nome (Anónimo) e não saberia a quem esclareço. Peço desculpa por isso.
    Segundo - Relembro o que escrevi, no comentário que fiz (que teve apenas a intenção de manifestar uma opinião):
    "...Enfim...não pretendo com isto fazer a apologia disto ou daquilo, mas tão só dar o meu contributo para a vossa "discussão".
    No entanto a última palavra pode e deve ser vossa...sendo certo que caso a não dêem por antecipação, poder-vos-á ser imposta de forma cega.
    Abraço e desculpem a intromissão, uma vez mais."

    Cumprimentos a todos, e que o futuro seja o que desejarem!

    ResponderEliminar
  29. bOA NOITE
    SE FOR ISSO AQUELES QUE AGORA SE MOSTRAM INTERESSADOS E SE VAO MANIFESTAR A FAVOR DE VILA VIÇOSA E OBVIAMENTE ESPIUNCA VIR A SER INTEGRADA NA FREGUEASIA DE CANELAS SÃO AQUELES QUE SO VEM A VILA VIÇOSA UMA OU DUAS VEZES POR ANO PELO S PELAGIO E E PELOS FIEIS E NAO SENTEM AS DIFICULADES DE QUEM AQUI MORA OU ESTA QUI TODAS AS SEMANAS
    VAMOS ESTAR ATENTOS O POVO TERÁ A PALAVRA A NAO SER QUE QUEIRAM COMER AQUILO QUE NOS IMPIGIR ABRAM OS OLHOS

    ResponderEliminar
  30. Mas quais dificuldades????

    ResponderEliminar
  31. Por acaso, os Senhores comentadores sabem onde já pertenceu o Lugar de Cornes, actual VILA VIÇOSA?
    Sabem, porque razão ocorreu a mudança do nome?
    Sabem a que Freguesia, então pertencíamos? Ela ainda existe! O concelho não! Mas as Freguesias que o constituíam pertencem ao Concelho de Cinfães!
    Quando a Espiunca pertenceu ao concelho de Castelo de Paiva, o então lugar de Cornes, desde finais do Século XIX VILA VIÇOSA, pertencia a uma freguesia do extinto concelho de Sanfins. Não digo o seu nome, propositadamente, e deixo á consideração para uma leitura sobre a magnifica História da nossa terra.
    Vila Viçosa, já foi servida pelos Correios de Castelo de Paiva e onde também éramos atendidos em termos do Serviço Nacional de Saúde.
    É preciso acalmar as hostes e esperar pelo que aí virá. De certeza, que todos juntos, saberemos defender a terra que nos viu nascer. Até lá... calma!

    Aurélio Semblano da Fonseca Pinheiro

    ResponderEliminar
  32. Ola primo Aurélio
    obrigado pelo teu comentário, mas quanto à inclusão de Vila Viçosa no extinto concelho de Sanfins da Beira as coisas continuam a não ser tão explicitas e claras como parece....eu mesmo, e podes ver se pesquisares neste espaço informativo, a 28 Fevereiro de 2009, numa resenha histórica que fiz, aponto para essa ligação á freguesia de Souselo, do extinto concelho de Sanfins, em 1855, mas parece-me que a monografia de Manuel Pinto Bravo, sobre o extinto concelho, reeditado pela edilidade cinfanense em 1997, suscita algumas duvidas, nomeadamente quanto a possibilidade dessa ligação do lugar de Cornes, no entanto dá piostas quanto à ligação com a freguesia de Fornelos ( Fornellus ), o que para mim, se apresenta como provavelmente mais acertado...veremos
    Quando conseguir chegar á fala com o escritor e notavel historiador da região Guido de Monterey, que sabe muito sobre estas coisas, porque passa horas e dias " metido " na Torre do Tombo, podes crer que esclareço melhor esta abordagem ...
    Um abraço do EDITOR

    ResponderEliminar
  33. Olá primo Carlos
    De facto, modéstia á parte, conheço um "bocadinho" da História da nossa TERRA. É uma história que, tal com dizes,nos dá a informação de já termos pertencido á Freguesia de SÃO MARTINHO DE FORNELOS.
    A História desde a carta de foral "á Villa de Cornias" até á actual VILA VIÇOSA, não cabe neste espaço de comentário e debate. Por isso, as mudanças, se vierem a ocorrer, não deixarão de contar com a última palavra da População. Mas de uma população esclarecida.
    O Livro PORTUGAL ANTIGO E MODERNO DE PINHO LEAL, VOLUMES I E II, é de todo aconselhável a sua leitura para melhor compreender de onde vimos. Para onde havemos de ir... calma!
    Quando fiz referência a Castelo de Paiva, também não foi por acaso. A 14 E 15 KMS de Vila Viçosa. A ponte de melo é próxima e Bairros fica do outro lado.Não passam de ideias para debate. Até lá, saudações a todos (as) conterrâneos (as).
    Aquele Abraço.

    Aurélio Semblano da Fonseca Pinheiro

    ResponderEliminar
  34. Ola boa noite
    falaram ja aqui em Castelo de Paiva, porque não ??? pergunto eu
    tambem naão era mau e so estamos a 15 km mas na verdade nao será possivel porque nao ligação geografica com esse territorio mas é pena
    tem um hospital novo e um hospital da misericordia com todas as especialidades e rx e tac e em termos d fisioterapia tem muita oferta porqie o pessoal de Vila Viçsoa ja por la anda
    Um abraço e decidam o que for melhor e vantajoso para o nosso povo

    ResponderEliminar
  35. Por uma razão lógica de proximidade Vila Viçosa deveria pertencer à freguesia de Travanca (dista a escassos 5kms) e esta freguesia ser anexada ao concelho de Castelo de Paiva (dista de travanca 10kms e de Vila Viçosa 15Kms).

    ResponderEliminar
  36. Por uma razao logica de proximidade meu caro, então ficamos melhor em Nespereira, que so esta a 3,5 km e se Travanca tambem é Cinfães então sempre é melhor tar em Nespereira aqui ao lado que tem uma dimensão diferente e fica mais a mão
    já agora onde é que ouviu essa de Travanca ser anexada ao concelho de Castelo de Paiva ?
    Travanca se for anexada fica na freguesia e vila de Souselo meu caro
    A Paiva iamos voltar à velha questão de estar do outro lado do rio e sem ligação fisica
    isto é a minha opinião que vale o que vale
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  37. Quem disse que Vila Viçosa fica ligada a Travanca?
    Para quem não sabe, entre as duas, há uma pequena parcela de terreno, que vem até à EN 225 que é Fornelos!!! Só um pormenor!

    ResponderEliminar
  38. Boa Tarde,
    Antes de mais gostava de dizer que é uma pouca vergonha e uma falta de respeito essas pessoas que nem têm coragem para dar a cara e assinam como anónimos. Provavelmente como nem sequer devem saber do que estão a falar e só estão aí a mandar “bitaites” para o ar até nem assinam com o próprio nome. Coisa típica de Vila Viçosa, todos falam mas ninguém dá a cara.
    Em relação à temática em questão, é que nem morto pertencer a Nespereira, nem duas vezes morto pertencer a Cinfães e nem três vezes morto pertencer a Viseu! Mas como é que é possível que passe pela cabeça de alguém deixar de pertencer à freguesia de Espiunca, e consequentemente ao conselho de Arouca?! E ainda pra mais quando usam argumentos tão fúteis como “Nespereira tem supermercado, tem farmácia, tem bomba de gasolina…”. O que é que isso interessa? Que eu saiba actualmente não fazemos parte da freguesia deles e o acesso a esses serviços nunca nos foi barrado. E Cinfães? Fazer parte do PIOR conselho do país? ( http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2009/7/qualidade-de-vida-em-portugal.htm ). Ir para uma terra em que a Câmara tem 5 milhões de euros enterrados na CGD, e nem saneamento há? Ir para uma terra onde falta água canalizada em alguns pontos da vila e se gastam mais de 300 mil euros nas festas? Pois é… o que o povo provinciano quer é festa! Mas não pensam o que é pertencer à área metropolitana do Porto como actualmente pertencemos. Não pensam o que é mandar as crianças estudar para Cinfães onde as escolas de inverno nem ligam os aquecedores, enquanto que em Arouca ainda recentemente abriu uma das melhores e mais bem equipadas escolas secundarias do país. E quando falam ai do rio… a rio Paiva é um dos maiores argumentos que nos deve fazer querer pertencer à Espiunca. Caso não saibam este maravilhoso rio é um dos melhores a nível europeus para a prática de despostos radicais. Sabem o que é pertencer ao Geoparque de Arouca? Algum dos senhores anónimos sabe ao menos o que é isso?! O geoparque de Arouca faz parte de uma rede mundial de apenas 77 geoparques reconhecidos pela UNESCO, e foi recentemente no Congresso Internacional de Geoturismo classificado como um dos melhores do MUNDO! O Geoparque de Arouca projectou este pequeno concelho no mundo. Vila Viçosa pode ainda não estar a lucrar com isso mas a longo prazo irá certamente, principalmente no que diz respeito na oportunidade de criação de negócios e de emprego nos sectores ligados ao turismo.
    Isto é apenas a opinião de um jovem, que vê com muita clareza as diferenças entre pertencer a um concelho com futuro e com oportunidades para os jovens, e entre pertencer a um concelho atrasado e parado no tempo como o de Cinfães.

    ResponderEliminar
  39. Parabens a este jovem pelo seu oportuno e eslarecido comentário, ainda que com muitas condicionantes pelo meio, relativamente à natureza do assunto em debate.
    O que é lamentavel e não fica bem na fotografia, é ver um jovem estudante ( deduzo que seja !!!) com ideias esclarecidas ( ainda que a reboque de teoria e argumentos já conhecidos e abordados noutras plataformas editoriais )vir escrever um texto com CONSELHO...e duas vezes o mesmo erro é imperdoável, não foi por distracção por certo...
    Para a próxima não se esqueça caro jovem, CONCELHO E NÃO CONSELHO....

    ResponderEliminar
  40. Sem qualquer tipo de critica, porque ninguém é perfeito, mesmo a escrever e a falar a língua Portuguesa, quero enaltecer o comentário do Daniel Silva Pereira, que não conheço, pelo facto assertivo com que aborda várias questões.
    É deste tipo de Juventude que a nossa terra necessita, misturada com o verdadeiro e desinteressado saber de experiência da vida dos mais idosos (as).
    Não adianta, para já, fazer grandes "ondas" sobre o assunto. É minha convicção que tudo se vai manter tal qual como está. Mas se assim não for, cá estarei para colaborar, desinteressadamente, naquilo que for necessário.

    Como sempre dei a cara pelo que escrevi e escrevo, aqui deixo o meu nome completo e não apenas as palavras iniciais.

    Aurélio Semblano da Fonseca Pinheiro
    Nascido na PORTELA DE VILA VIÇOSA há 54 Anos.

    ResponderEliminar
  41. NOTA DO EDITOR

    Bom dia
    em primeiro lugar quero manifestar o meu sincero agradecimento a todos aqueles que se dignaram a deixar a sua opinião sobre este assunto...que não deixa de ser delicado e sensível, desde que se toque no bairrismo, no " modus vivendi " e na cultura das gentes e na identidade de um povo.
    Este conteúdo motivou mais de 40 comentários, o que não deixa de ser uma boa participação, mas o " forum " encerra aqui...pelo menos até haver novas novidades ( desculpem a redundância )...
    Em recente Congresso da ANAFRE, foi proposto que as Juntas de Freguesias chumbassem a proposta do Governo, aconselhando o Governo a explicar à TROIKA que com a extinção de freguesias não haverá qualquer poupança...aliás como não houve com o encerramento das escolas primárias.
    Considero que a redução da despesa pública nunca será conseguida à custa das freguesias e o documento verde da Reforma Admninistrativa não pode ignorar que as freguesias não podem ser o elo mais fraco, mas sim uma estrutura organizacional do Estado.
    Importa, antes de tudo, reforçar o municipalismo, e travar ideia do Governo, imposta por quem vem de fora e não conhece a realidade nacional, que as freguesias não devem e não podem ser desconsideradas na sua autenticidade como realidade politica, relação de proximidade e importancia no desenvolvimento local.
    Entendo que, a coesão territorial não se esgota na aglomeração das freguesias excessivamente grandes, embora partilhe a ideia de que, pelo menos, a freguesia sede de concelho, pela sua especificidade própria, possa vir a ser extinta, sendo que o Documento Verde não é apresentado pensando no bem estar das populações, pelo contrário, traça de régua e esquadro, o propósito de separação que pode ferir de morte o conceito de proximidade íntima do cidadão com a sua freguesia.
    A redução de freguesia não pode ser vista e feita, baseada numa lógica economicista, uma vez que o Poder Local tem ainda, e infelizmente, um custo irrisório no conjunto da despesa do Estado.
    Numa altura em que se fecha escolas, centros de saúde, postos de Correio e da EDP, repartições públicas, comarcas e outros serviços da administração pública, extinguir Juntas de Freguesia será uma forma de abandonar as populações, baixar a prestação de serviços essenciais, contrariar a igualdade social e revogar e atacar de forma indigna o poder democrático das freguesias.
    A reforma proposta pelo Governo PSD/CDS, desvaloriza e ignora critérios como a identidade, razões históricas, demográficas, culturais, sociais, tipos de povoamento e a proximidade e não passa de uma leitura ambígua e uma solução de tipo régua e esquadro, onde o mais importante é cortar, mesmo sem olhar a quem.
    Até ver " onde param as modas " ficamos por aqui, em termos de debate, sendo certo que todos temos a nossa opinião e devemos respeitar quem opina de forma diferente e divergente.
    Acho, para concluir, que qualquer modelo de reorganização admnistrativa do Poder Local deve assumir e assegurar a participação das populações, ir ao encontro das suas necessidades,problemas e expectativas, e deve assentar sempre na consulta popular, e NUNCA de qualquer decisão emanada da Admnistração Central ou de uma qualquer Troika que entra por aqui dentro a dar ordens e a impôr as suas regras...
    Neste espaço informativo de Vila Viçosa, por duas vezes potenciamos o debate e a análise...houve quem abordasse o assunto com clareza e bom senso, colocando em cima da mesa as vantagens e desvantagens de tal medida, o que importa e não importa para a população e os argumentos de se pertencer a este ou àquele.
    Uma coisa é certa, e comigo não há rodeios nem subterfúgios, em termos territoriais o lugar de Vila Viçosa foi, desde tempos de outrora, um caso muito especial, igual ou semelhante a meia dúzia deles no espaço nacional...daí a paixao e o interesse do debate!!!
    VOLTAREMOS AO ASSUNTO...OBRIGADO A TODOS PELA PARTICIPAÇÃO

    O EDITOR

    ResponderEliminar