terça-feira, 8 de novembro de 2011

Com animação musical do duo " Art Band "

ASCE PROMOVEU EM VILA VIÇOSA

FEIRINHA RURAL E MAGUSTO CONVÍVIO


Conforme estava anunciado, a ASCE - Associação Social e Cultural da Espiunca promoveu, no passado Domingo, no centro de Vila Viçosa, uma FEIRINHA RURAL e um MAGUSTO CONVÍVIO, no espaço do Campo do Poço, junto à EN 225.

Tratou-se de um iniciativa, que ja estava agendada no Plano de Actividades desta colectividade e, que ja tinha sido anunciada, embora sem data, por ocasião da realização do II Convívio de Antigos Alunos da Escola Primária de Vila Viçosa.

O certame, sem ser um sucesso, acabou por registar uma boa adesão, quanto mais não fosse, porque o tempo estava convidativo e as castanhas e vinho eram de borla e, em tempo de crise, há sempre quem aproveite estas " benesses ".

Apesar de organizada em " cima do joelho " pela ASCE, que teve de socorrer-se deste espaço agrícola nas imediações do Café Primavera, por estranha recusa por parte da Junta de Freguesia de Espiunca, da utilização do recinto da Escola Primária e pelo Parque Desportivo da localidade estar ocupado com um Torneio de Futebol de Sete, esta iniciativa tinha tudo para se assemelhar a uma pequena mostra de artesanato, gastronomia, vinhos e produtos da terra, tudo apresentado numa sequencia de actividades, gizada para mostrar o que de melhor se produz, se cria e se apresenta nesta airosa terra do Vale do Paiva.
Tinha tudo...mas não teve, porque na verdade, a mostra resumiu-se apenas a três espaços comerciais, três barracas bem ornamentadas, sendo que duas estavam mais destinadas aos vinhos e petiscos. É certo que se vendeu batatas, abóboras, vinho e outros produtos, mas espaço dedicado unicamente a produtos agrícolas não houve...e as inscrições eram gratuitas.

Em termos de artesanato, para além dos relógios em ardósia do António Semblano, a barraca familiar da Alda/Bantim/Alessandra era a que evidenciava uma oferta mais ampla, apresentado bons trabalhos de artesão, utilidades diversas e peças com pendor modernista, mas acabou por ser a expressão da feira e salvar o certame, neste ramo de actividade.

As " cabaças da Alda ", pintadas com motivos vários, tiveram boa saída, assim a " águia vitória " e as mocas de eucalipto trabalhadas pela habilidade do cearense António, a par de outras novidades decorativas apresentadas pela Alessandra, que recentemente se dedicou á arte.

E a terra de Vila Viçosa, se tivesse havido bom senso, vontade, entendimento e solidariedade entre todos, tinha muito mais para mostrar, desde logo o seu maior artesão, o cesteiro António Silva, que habituado a marcar presença na Feira das Colheitas e nos dois eventos já realizadas no centro da Espiunca por iniciativa autárquica, optou pela ausência na sua terra, bem notada diga-se de passagem.

O Manuel de Lobeitos trouxe um galo para " rifar ", mas havia tantos exemplos de outras participações que poderiam ser potenciadas nesta iniciativa e que foram ignoradas...


E em jeito de exemplo e sugestão, a participação das outras duas associações da terra, onde o CCR de Vila Viçosa e o Clube de Jovens poderiam ter o seu espaço e mostrar as suas actividades e perspectivas futuras, captar inscrições de novos associados ou simplesmente fomentar a angariação de fundos, tal qual a Comissão de Festas de S. Pelágio 2012 poderia ter o seu espaço, talvez até com um tômbula para angariar já alguma receita para a próxima edição das festas que, tendo em conta o mísero saldo existente, não se vislumbram tempos fáceis.
Mas não só, em Vila Viçosa há produtores de mel que podiam estar representados, há gente que se dedica aos bordados e á tecelagem, que faz fumeiro regional, que produz aguardente e jeropiga de boa qualidade, tudo actividades que, com um bocadinho de empenhamento, união e boa vontade, poderiam assegurar presença e valorizar um certame que poderia ter alguma dinâmica e constituir excelentes oportunidades de negócio.

Lamenta-se, ainda, a ausência de qualquer representação do resto da freguesia, sendo certo que Vila Viçosa tem sempre marcado forte presença na iniciativa semelhante realizada na Espiunca.

Ao fim e ao cabo, no espirito da convivialidade e na vontade da confraternização, o evento acabou por ter um balanço positivo, ganhando com a lotaria do bom tempo, porque aquele espaço não é, nem de longe nem de perto, o local certo para se realizar uma iniciativa deste âmbito, onde o terreno agricola poderia se tornar um lamaçal e onde nem sequer instalações sanitárias havia disponíveis...já para não falar da triste imagem do entulho e do restolho agricola acumulado mesmo no meio do recinto, preparado para receber os visitantes.

A gastronomia da terra e o vinho da região estiveram em evidência na Tasca da Maximina e na Tasca da Aldina, espaços onde se podia degustar os afamados mílharos à moda antiga, as papas de serrabulho, rojões, feijoada, o bolo com carne, a broa caseira, o caldo verde e outras iguarias que ainda prevalecem nos gostos locais.

Nestas barracas não houve mãos a medir, e os sabores cruzaram-se com apetites, numa sensação única de recordar tempos mais recuados, onde comer nas feiras e romarias era uma tradição que se devia manter e fazia parte da vivência de gente laboriosa que tinha orgulho das suas raízes serranas.

Depois, a atracção musical da tarde, com a presença do DUO " ART BAND ", de Campanha - Porto, que voltou a Vila Viçosa para animar a festa, numa participação sempre agradável com a sua musica de baile, mas cujo espaço emprovisado nao potenciou grandes danças.
Mas enfim...é o que temos, e lamenta-se que assim seja, e não me repugna nada dizer que a teimosia, a vaidade e o orgulho não levam a lado nenhum e só serve para dividir, obstaculizar e criar a conflitos onde eles nunca deveriam existir, potenciando uma má imagem para a terra que acolhe estas acções, que apesar de tudo, são de louvar.

Como enfatizava na noticia que anunciava a iniciativa, é tempo das pessoas, que estão à frente das colectividades e associações, se mentalizarem que as coisas não podem ser feitas em " cima do joelho ", sustentadas na teoria do desenrasca, sendo necessário haver concertação, diálogo, união entre todos, e preparar as coisas de forma atempada e organizada, evitando-se erros escusados, tendo sempre em conta a funcionalidade e a satisfação de quem participa e visita.

A mim o que me deixa triste e perplexo, é lamentavelmente constatar que a nossa terra tem um excelente Recinto Escolar com condições de apoio, que estava desocupado, para além de um amplo Parque Desportivo com instalações sanitárias e de acolhimento e se tenha de promover esta iniciativa no meio de um campo de milho sem condições nenhumas e, ainda assim, arrumado já em tempo limite.

A ASCE merece o reconhecimento pela ideia, pelo propósito de fazer algo por esta terra, que precisa destas iniciativas para se afirmar, potenciar interesse e projecção, mas deve ponderar com firmeza as suas realizações, procurando fugir do facilitismo de fazer as coisas a qualquer preço e de qualquer maneira, pugnando sempre para que o bom senso possa imperar e todos darem as mãos em torno do objectivo comum, que é fazer o melhor por Vila Viçosa.

Nota profundamente negativa merece a postura da autarca e da Junta de Freguesia de Espiunca, que recusando à entidade organizadora, a utilização do recinto escolar para esta mostra local, não deixou de evidenciar uma arrogância politica a todos os títulos reprovável, quando o tempo deveria ser de harmonia, de consenso e de entendimento...para bem de todos.
PODE VER AS IMAGENS DESTA INICIATIVA EM : https://picasaweb.google.com/104454747068916768196/FEIRARURALDEVILAVICOSA2011?authuser=0&feat=directlink

14 comentários:

  1. boa tarde
    em primeiro parabens senhor editor pelo seu bom trabalho aqui
    dizer na realidade o que se passou em Vila Viçosa foi muito mau e revela que a politica do bota abaixo do antigamente ainda continua e fica muito mau pra nossa terra
    como foi possivel fazer uma coisa destas num campo de milho com a terra toda ensopada quando temos espaços tao bons
    alguem deveria ser reponsavel e o povo manifestar se
    ate no adro da Capela de S. Pelágio isso tinha mais dignidade assim nao foi muito feio meus senhores

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, mais uma vez congratulo ao responsavel deste pequena grande maravilha que é este espaço , pois é através dele que permite levar bem longe o que de bom tem a terra de Vila Viçosa e o que nela se faz ,como o que rodeia no seu Concelho. No entanto apesar de eu nao achar tão dramatico e tão mau como o comentario anterior, nao deixa de ter um pouco de razão, concordo que o sitio podia ter sido melhor, mas só pelo factor tempo que esteve em questão, com isto nao quero dizer que não possam haver alternativas, mas nunca no adro da capela porque este tipo de eventos, visto não ser um ponto de passagem, e se lá se fizesse ficaria deslocada do centro pricinpal de passagem de carros...
    Com isto quero dizer que o centro " Costa", ou porque não no C.C.R. Vila Viçosa, na parte da frente que tem um espaço enorme para por as famosinhas barraquinhas e não só... porque não podemos nem devemos esqueçer que o C.C.R.Vila Viçosa, esta para servir a todos, pois ela é do Povo e esta para "servir" o interesse de "todos".
    E mais um pormenor, este tipo de iniciativas deve ser anunciado e muito bem não só aqui, que pude verificar que foi anunciado bem cedo mas tambem a onde se fez como na estrada , mas devia ter sido posta pelo menos 15 dias antes e não 1 ou dois dias antes.
    Os meus parabéns a todos que contribuiram e continuam a contribuir para que se realizem este tipo de eventos que em tanto dignificam a nossa Terra, mesmo que por vezes tenham que remar contra certos precalços....
    DINO BESSA

    ResponderEliminar
  3. Boa noite
    gostava de referir que a atitude da junta de Freguesia de Espiunca foi realmente vergonhosa e so demonstrou ma fé porque o espaço da escola primaria continua desocupado e nao ha la obras nenhumas
    no futoro tomem outras decisões e deiam o merecido troco a estes autarcas qie sao contra o progresso de Vila Viçosa
    eu tambem acho que no Adro da Capela tambem era um bom sitio do mal ao menos bom espaço e com condiçoes agora no meio de um campo de milho cheio de terra e entulho nao ficou bem a iniciativa
    podem melhorar no futoro mas esquecam a autarquia que eles nao merecem nada
    parabems a ASCE de Vila Viçosa pelo evento

    ResponderEliminar
  4. Ola
    mais 1 uma realizacao da Asce feita a balda e sem o minimo cuidado
    GOSTAVA de saber kual tem sido o trabalho dessa associação ke se diz social e ke de social nada tem a nao ser fazer festas de musica tainadas e borracheiras
    ja pensaram alguma vez em ajudar alguem com necessidades e fazer alguma coisa de util em termos de solidariedade social, puxar algum serviço bom para a nossa freguesia ao nivel medico e enfermagem comprar uma carrinha pra levar doentes ou kem nao tem dinheiro sequer para ir um medicom, ou arramjar algum protocolo para ke os vossos associados idosos tiveseeem algumas regalias sociais ????
    E ke ao ke se diz e se vê voces só fazem festas e o vosso programa de atividadees e só festas e passeios
    onde e ke esta o apoio social ? pra ke servem então ? deixem de se tretras e façam alguma coisa de util

    ResponderEliminar
  5. ADRO DA CAPELA COM BANCADA E TUDO, CAMPO DE FUTEBOL COM WCS E ESTACIONAMENTO E RECINTO DA ESCOLA PRIMARIA E VAO FAZER ISTO NUM CAMPO DE MILHO EMLAMEADO SEM CONDICOES
    ESTA NAO É A MINHA TERRA DE CEERTEZA? VILA VIÇOSA NAO MERECE ISTO
    QUEM FOI O RESPONSAVEL POR ESTA VERGONHA ?

    ResponderEliminar
  6. o marguem direita disse muito bem, mas como é que a ASCE pode fazer mais se quando toma uma iniciativa tem sempre alguem na critica.
    voçê diz:puxar algum serviço bom para a nossa freguesia ao nivel medico e enfermagem?
    Eu pergunto? Para Onde? Para que espaço?
    voçê diz:Comprar uma carrinha?
    Eu pergunto? Onde Seria a garaguem da mesma? quem pagava a manutenção? o motorista era fixo, e se for quem paga o salario?
    A ASCE não tem patrocinio, nem sede tem, dá para ver por esta ultima iniciativa

    A Escola não foi vendida porque a ASCE intreviu, não foi vendida mas afinal ganhou dono...

    ResponderEliminar
  7. Os responsáveis por esta trapalhada mal organizada e sem jeito,sai sempre nas reuniões oa final do dia,portanto têm os espaços disponíveis que merecem(mudem-se as gentes.
    Um bem haja e até lá.

    ResponderEliminar
  8. Ao anónimo OBSERVADOR

    obrigado pelo seu comentário....
    mas já devia saber que neste espaço informativo nao se admite nem se aceita insultos e insinuações a pessoas...qualquer um tem direito ao contraditório, desde que se sinta ofendido, o que não é o caso.
    Sabe que procuro restringir ao máximo os comentarios com linguagem menos correcta e ofensiva ou pejorativa... Nao estamos aqui para incentivar a discordia, o conflito, e muito menos a teoria do mal dizer... Estou farto de avisar para serem moderados e ter bom senso nos comentários que subscrevem, sempre na perpectiva da critica construtiva, promovendo o sentido critico com responsabilidade Alias, basta ver o AVISO na coluna do lado esquerdo...mas muitas vezes o " pior cego é aquele que nao quer ver "...
    Um abraço e obrigada pela colaboração
    O EDITOR

    ResponderEliminar
  9. BOAS
    Eu tambem concordo com o que diz o Carlos Alberto pois Vila viçosa podia mostrar muito mais coisas mas decerto as pessoas ve tanta polemica que nao quer participar pelos vistos
    tinhamos o gigueiro Silva, os produtores de mel, os bordados a tecedeira da Toqwueirã, quem faz aguardente nos lambiques e quem em casa faz fumeiros que podia a aqui vender a bom preço, e ate quem faz doces e salgadinhos em casa podia ter aqui uma barraca mas nada disso aconteceu e foi pena porque podia ser uma festa mais bonita e com um oferta grande assim foi uma coisa simples de mais para esta terra
    mas parabens na mesma a quem se esforçou para estar

    ResponderEliminar
  10. Tambem concordo com o que diz o margem direita com toda a razao pois essa associacao de social la de Vila viçosa ainda nao mostrou nada que se visse de util pra comuniade e só fazer festas caminhadas e opasseios de autocarro mais vaaliam tirar o social e ficar so recreativo
    gostava de voes ver a trabalhar em beneficio da terra, dos mais pobre e caremciados, dos doentes
    ai parece que e etudo à grande e em termos sociais nada mas tambem ja estamos servidos pelos vizinhios
    Ha parabens pelo rico saldo da festa deate ano, para quem deixava seempre uma media de 8 mil e tal euros este saldo e um acto heroico

    ResponderEliminar
  11. É de louvar o facto de uma terra tão pequena conseguir dinamizar uma feirinha de artigos dos usos e costumes de gente aí residente. Parece a avaliar pelo post do editor que o local não terá sido o mais propício. Quais as razões da junta de freguesia de Espiunca não ter aberto o espaço da antiga escola, é o que me deixa também um pouco intrigado.
    Àparte isso é muito salutar que as actividades dessas associações sejam aqui referidas neste útil espaço.

    (antonio)

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde
    era para dar os parabens a Tia Lucia
    grande cozinheira sim senhora será que foi ela que faz as papas e a feijoada
    então esta de paravens
    Um abraço a todas as cozinheiras da festa

    ResponderEliminar
  13. Boa Tarde,
    Alguem diz:tinhamos o gigueiro Silva, os produtores de mel, os bordados a tecedeira da Toqwueirã, quem faz aguardente nos lambiques e quem em casa faz fumeirose, etc, etc...
    Mas eu acho que devido ao espaço sedido, e dado ser no mês propicio a chuva e tempestades, não arriscaram.
    Quem sabe numa outra iniciativa mais no verão.
    Porque a nossa pequena e linda terra tem muito para dar.

    Quando eu era criança, ia ao aos bailes e os salões cheios, agora meia duzia de gatos pingados.
    Eu ia ao futebol, e a aldeia inteira estava lá, agora só os jogadores.
    No carnaval, brincava-se fazia-se o compadre e a comadre, agora foi por agua abaixo.

    deixem continuar as novas iniciativas ja que as antigas se perderam
    parabens ao encontro dos alunos
    parabens a feira rural
    parabens ao carnaval (retoma)
    parabens ao jantar de natal
    parabens aos jovens com os torneios embora sem assistençia
    parabens a todas as iniciativas

    JA PENSARAM QUE NO DIA DESTAS INICIATIVAS NÓS ENCONTRAMOS OS NOSSOS COLEGAS DE ESCOLA E BRINCADEIRAS QUE AO LONGO DO ANO EMBORA ESTANDO NA ALDEIA NÃO SE VEEM. PORQUE ESTÃO EM CASA COM A FAMILIA NÃO TEEM PARA ONDE IR.

    ResponderEliminar
  14. PELO MENOS VILA VIÇOSA JA TEM ARTESANATO DE GRANDE VALOR AS CABAÇAS DA ALDA E AS MOCAS DO ANTONIO DO CEARÁ VENMHAM OUTRAS COISAS PARA A GENTE VER PARABENS A ELES

    ResponderEliminar