quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

UMA SITUAÇÃO QUE SE REPETE COM FREQUÊNCIA

ÁGUA IMPRÓPRIA PARA CONSUMO

NO ABASTECIMENTO DOMICILIÁRIO EM VILA VIÇOSA


A situação já não é nova e, infelizmente, repete-se com relativa frequência. A água do abastecimento público domiciliário do lugar de Vila Viçosa está, de novo, imprópria para consumo.


Segundo os serviços municipais de Arouca, a água fornecida no abastecimento domiciliário desta localidade, está inquinada, imprópria para o consumo humano, encontrando-se violado o parâmetro microbiológico, que aponta para a má qualidade da água, que apresenta um elevado nível de bactérias coliformes, o que potencia em termos de saúde pública, evidente contaminação microbiológica.

Recorde-se que, a presença de bacterias coliformes na água, significa contaminação, de origem fecal e/ou ambiental, e que não está, por isso, garantida a pureza microbiológica da mesma, podendo o problema surgir da má protecção das captações e /ou dos depósitos e insufieciente ou inexistente tratamento da água, por conseguinte do consumo ou contacto com a mesma resulta um risco potencial para a saúde dos consumidores, na medida em que o sistema é vulnerável e podem estar presentes ou podem vir a estar presentes, agentes microbiológicos causadores de doenças.
A edilidade arouquense não aconselha, por isso, o consumo de água nestas condições, informando no entanto, que estão a ser tomadas todas as medidas que se impôem para que a necessária correcção destes incumprimentos que, infelizmente em Vila Viçosa, tem sucedido com muita frequencia, nomeadamente no período de Verão, com todo o incómodo que isso causa à população local.

Oxalá a Câmara Municipal de Arouca e a Junta de Freguesia de Espiunca estejam atentas ao problema e procurem resolver, de vez, esta situação que não abona em nada, a confiança que os consumidores devem ter no abastecimento público que serve as suas residências e que já não é tão barato assim...

Sem comentários:

Enviar um comentário