sexta-feira, 20 de julho de 2012

APRESENTADO DOMINGO EM VISEU
JOGO  PARA IPAD POTENCIA A SENSIBILIZAÇÃO
PARA OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DO RIO PAIVA

A sensibilização para os problemas ambientais no Rio Paiva é o principal objectivo de um Jogo para Ipad desenvolvido na Escola Secundária de Castro Daire e que é apresentado no próximo Domingo na cidade de Viseu.
O jogo, que tem como protagonista uma lontra, denomina-se "SOS Rio Paiva” e foi criado por alunos da área de informática, coordenados por Filipe Duarte, professor de Técnicas de Multimédia.

A ideia, explicou o docente à imprensa, surgiu quando Filipe Duarte via uma reportagem sobre o Rio Paiva e a poluição que o vai destruindo.
"Convicto de que um jogo para utilizar em Ipad e Browser, e mais tarde em Iphone e Android, seria mais eficaz que uma reportagem produzida pela escola, falei com os alunos e, em Maio, avançámos para o projecto", adiantou.
O jogo, que Filipe Duarte admite ser simples, tem como maior dificuldade a destreza necessária para manusear o acelerómetro, que implica " inclinar o Ipad de forma a ultrapassar os obstáculos ".
A missão do jogo, corporizada por uma lontra, espécie que habita o Rio Paiva mas está em risco devido à poluição, exige que o protagonista se desvie do lixo que encontra no rio ao mesmo tempo que se alimenta de trutas e bogas, espécies de peixe que com ela partilham o habitat.
"Se o jogador conseguir que a lontra - que ainda não foi baptizada - se alimente ao mesmo tempo que se desvia do lixo, passa de nível, caso contrário, terá de voltar ao início", descreveu.
Este jogo vai ser distribuído gratuitamente, terá o download grátis e, no futuro, poderá ter algumas melhorias, nomeadamente, como explicou Filipe Duarte, a lontra ter como desafio extra limpar o rio.
A decisão de não exigir pagamento para aceder ao jogo resulta de uma constatação simples: " Se queríamos potenciar o elemento de sensibilização, teríamos de facilitar o acesso ao jogo e, desta forma, sendo grátis, esse objetivo está conseguido".
Um dos primeiros utilizadores do "SOS Rio Paiva" foi o Presidente da República, Cavaco Silva, quando, há cerca de um mês, esteve de visita a Castro Daire.
"Como o Presidente mostrou interesse em ver o jogo, proporcionámos-lhe um Ipad para poder experimentá-lo", recordou Filipe Duarte.
A apresentação do jogo vai ter lugar no próximo Domingo na FNAC de Viseu.

1 comentário:

  1. Parabens já joguei este jogo na net e gostei
    bem fixe
    parabens a malta que criou o jogo e uma forma de se falar no nosso rio

    ResponderEliminar