terça-feira, 7 de agosto de 2012

MENSAGEM DE DESPEDIDA QUE A TODOS ENTRISTECE

PADRE JOSÉ PAULO TEIXEIRA
DEIXA A PARÓQUIA DE ESPIUNCA

Caros internautas do blog “Vila Viçosa – Paraíso do Vale do Paiva”!
O senhor administrador deste blog dirigiu-me «um último pedido, em jeito de despedida às gentes desta região do Vale do Paiva, duas palavras apenas…» a propósito da minha saída de pároco da paróquia de Espiunca e das outras cinco (Moldes, Canelas, Janarde, Cabreiros e Albergaria da Serra).
De facto, o senhor Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, precisou de mim para assegurar, com outros padres, a prefeitura do Seminário Maior do Porto, local onde se educam os futuros padres da nossa Diocese do Porto. Nesta prefeitura, encontra-se também incluído o senhor padre Alfredo, antigo pároco de Espiunca.
Podemos dizer, assim, que a paróquia de Espiunca envia dois dos seus párocos para uma das missões mais importantes da Igreja: formar os futuros padres, que serão os pastores do Povo de Deus.
E, por isso, os paroquianos de Espiunca devem dar graças a Deus por se permitirem tão grande abnegação e generosidade! Além de que, o Seminário é sempre o coração da Diocese!
Como escrevi na mensagem que dirigi a todos os meus paroquianos, «sempre vos lembrei que o padre existe por causa de Nosso Senhor Jesus Cristo, que exerce o seu ministério em total obediência ao seu Bispo e que está inteiramente ao serviço do povo que o Bispo lhe pede para curar.»
Peço e espero de cada um de vós a fidelidade a Jesus e à Sua Mensagem que, ao serem por nós bem escutados, farão deste Mundo uma melhor Humanidade, mais feliz e convicta, por se saber salva e amada por Deus.

Espiunca, Arouca, 5 de agosto de 2012
Padre José Paulo de Sousa Teixeira

7 comentários:

  1. Recordo com saudade o tempo do Reverendo Padre Vilar nesta paróquia...sempre gostei dele, não por ter sido meu professor e mestre, e com ele ter aprendido muito, nesta nobre arte de dominar as palavras e as letras.
    Sempre tive e tenho ainda grande respeito e admiração por ele.
    Era um um homem de causas, frontal, objectivo, de rigor e de respeitabilidade, sempre preocupado com um bem comum e com o sucesso do colectivo...
    Todavia, o Padre José Paulo Teixeira, apesar do pouco tempo que esteve nesta paróquia, evidenciou sempre um caracter nobre e uma integridade acima da media, um Padre fantástico, amigo, humilde e compreensivo,irrandiando simpatia e carinho por todos...sem duvida o melhor Reverendo que passou por aqui...duvio que parte e deixe inimigos, ao contrarios de muitos que por aqui passaram...a ele a minha homenagem e o meu apreço...obrigado por tudo Padre Paulo...

    ResponderEliminar
  2. Concordo, na integra, com o comentário do Editor.
    Um abraço.

    Aurélio Semblano Fonseca Pinheiro

    ResponderEliminar
  3. Mais que um Bom Padre um grande Amigo! que nos momentos mais dificeis esteve Presente! Obrigado Padre Paulo

    ResponderEliminar
  4. Assisti em recente Domingo, a propósito de um baptizado do filho de um amigo meu, á ultima missa do Reverendo Padre Paulo na Igreja Paroquial.
    Sá posso dizer que esteve espectacular, como sempre...sapiente, humilde, integro, igual a si próprio, a evidenciar a razão porque o considero o melhor padre que passou na freguesia da Espiunca nos ultimos anos...
    Um grande abraço Padre Paulo e a melhor sorte nas suas novas funções no Seminário Maior do Porto....

    ResponderEliminar
  5. Um excelente padre que passou em Vila Viçosa e na freguesia...oxala que o novo padre seja igual a este, nao se pode pedir melhor
    seja bem vindo e obrigado Padre Paulo pela imagem que aqui deixou
    um abraço

    ResponderEliminar
  6. De acordo com as palavras do próprio, dos melhores párocos que Canelas teve (no que me diz respeito) e com certeza que relativamente à Espiunca não foi diferente.

    ResponderEliminar
  7. Um excelente padre e acima de tudo um grande homem.. obrigado por tudo o que fez pelo agrupamento musical sondagem.. um grande e sentido abraço..


    ASS: AGRUPAMENTO MUSIUCAL SONDAGEM.

    ResponderEliminar