quarta-feira, 19 de setembro de 2012


 
ZONA FLUVIAL TEM EQUIPAMENTO DE APOIO
JUNTA DE FREGUESIA DE ESPIUNCA PROMOVEU
MAIS UMA EDIÇÃO DO “FIM DE AGOSTO CULTURAL”

 
A Junta de Freguesia de Espiunca promoveu, no último fim-de-semana do mês, a 3ª edição do programa “ Fim de Agosto Cultural “, com destaque para a realização da Feirinha das Tradições.
 
O evento arrancou na noite de sexta-feira, dia 24, com uma sessão de cinema no Salão da Junta de Freguesia e no Sábado contemplou um “ Pedy Paper “ ao inicio da tarde, bem como Jogos Tradicionais com o Jogo da Malha e a abertura dos barracas da Feirinha das Tradições às 20h00.
Apesar de ser este, o terceiro ano consecutivo do certame, parece que a entidade promotora ainda não aprendeu com os erros do passado, ou então, o que é bem pior, os autarcas locais teimam em promover maus exemplos do que não se deve permitir.
Se é uma feirinha das tradições locais então aceitem apenas inscrições do que é da terra e não qualquer tipo de bugigangas, compradas em supermercados ou lojas de chineses.
A freguesia tem produtos da terra dignos de ser expostos, tem artesanato próprio, tem vinho, doces tradicionais, boa gastronomia, produtores de mel, colectividades, património natural e edificado…mostrem o que é autêntico, o que é nosso e deixem de andar a exibir e a mostrar quinquilharia que se compra na loja da esquina…tenham bom gosto e rigor no que fazem e quem fica a ganhar é, certamente, a freguesia…
Seria preferível ter apenas dez “ stands”, mas originais e relacionados com o que é da terra, do que ter muitos mais e estarem completamente fora do contexto e desenquadrados dos objectivos do evento.E isto nem sequer é uma crítica, é a constatação de factos…
Agora se for para abandalhar a iniciativa, que tem o seu mérito, e tudo valer, então estamos conversados e já não está aqui quem falou…mas é pena, porque a iniciativa merece e tudo tinha para dar certo.
Na noite de sábado, ainda houve representação teatral com o conhecido Grupo Cultural e Recreativo de Rôssas /Arouca e uma sessão de karaoke para todos experimentar, enquanto pela noite dentro a animação continuava com a festa da cerveja numa esplanada local.
Já no Domingo, dia 26, a Feirinha abriu “ portas “ bem cedo e muitos foram aqueles que passaram pelo evento para comprar, dar uma volta, uma vista de olhos ( que isto da crise toca a todos ) beber um copo ou apreciar as saborosas bogas do Rio Paiva, tudo em alegre convivialidade.
Os jogos tradicionais voltaram durante a tarde, que foi preenchida pelo acto inaugurativo do equipamento de apoio (balneários) à Zona (Praia) Fluvial de Espiunca, que contou com o presidente da edilidade arouquense, Artur Neves, e da Vereadora do Pelouro do Turismo, Margarida Belém, para além dos autarcas locais, não estando presente o presidente da Assembleia de Freguesia, Celestino Nunes, apesar de estar presente no local, também como expositor.
No final do evento, José Maria Oliveira, tesoureiro da autarquia, fez um balanço positivo desta jornada cultural e garantiu que a iniciativa tem continuidade assegurada, porque potencia um agradável convivio entre a população local e visitantes e possibilita a divulgação e promoção da freguesia e das suas potencialidades.
Até ao final da tarde e, em jeito de encerramento, houve animação musical com a participação do Agrupamento Musical “ Os Amigos da Sexta “, da vizinha freguesia de Bairros.
 

3 comentários:

  1. emfim e que temos amigo Carlos

    ResponderEliminar
  2. e ja agora onde se podem comer por aí estes peixinhos que mostras aqui na fotografia ?
    um abraço do Zé

    ResponderEliminar
  3. Parabens à senhora presidente da junta
    por ser a " coveira " da nossa freguesia
    por nao ter levantado um dedo que fosse para contrariar a decisão oxala fique de consciencia pesada toda a vida e o povo possa dar lhe a licao que merece

    ResponderEliminar