quarta-feira, 19 de agosto de 2009


Crónica de Viagem
UM PASSEIO EM FAMÍLIA
ATÉ SANTIAGO DE COMPOSTELA


O entusiasmo era muito. A viagem agendada para o feriado de 15 de Agosto prometia e muitos estavam ansiosos, quanto mais não fosse pelo facto de, para além de juntar a família, uma vez mais, ter a oportunidade de sair de Portugal...ainda que perto!

Deixamos Vila Viçosa bem cedo, directos ao Porto, para apanhar os restantes familiares e excursionistas que completaram a lotação do autocarro da Joalto e dali seguimos em bom ritmo, pela A3, rumo ao Alto Minho e à fronteira espanhola.
A paragem para o pequeno almoço aconteceu na Área de Serviço de Barcelos, e logo ali, no ataque aos merendeiros, não faltou quem aviasse umas “ bejecas “, que isto de café e leitinho já deu o que tinha a dar e o dia é para começar da melhor forma.
De volta à estrada, enfrentámos o percurso rumo a Valença, localidade fronteiriça e estrategicamente situada junto ao Rio Minho, hoje conhecida pela sua história e pela sua amplitude comercial, bem ao gosto dos vizinhos galegos.
Por aqui se pode apreciar a fortaleza e as suas muralhas, uma obra notável da engenharia militar do século XIII, actualmente um pólo comercial e de atracção turística que engrandece esta terra raiana.
Ao som do Quim Barreiros e da concertina do Augusto Canário, cujos espectáculos podiam ser visionados no “ LCD “ do autocarro, as mulheres mais jovens fizeram a festa no corredor e a todos contagiaram com a sua alegria e boa disposição.
Pelo caminho apreciamos a Ria de Vigo e os seus tradicionais pesqueiros de marisco, a beleza ribeirinha de Pontevedra e as paisagens rurais desta zona galega, ainda muito semelhante ao território da zona do alto Minho.
Chegamos cedo a Santiago de Compostela, capital administrativa e espiritual da província da Galiza, centro de peregrinação cristã desde o Século X, cidade Património da Humanidade, que ainda hoje conserva a sua grandeza histórica, retratada na sua imponente catedral, nas suas igrejas e edifícios, nas suas praças e ruas e até nos hábitos de vida.
Já tinha estado várias vezes em Compostela, mas cada vez que visito esta cidade, percebo a importância que este santuário católico sempre teve no contexto da Península Ibérica, já que no labirinto das suas estreitas ruelas se sente a história em cada pedra da calçada.
Basta chegar à Praça do Obradoiro, dominada pela magnífica fachada barroca da Catedral, pelo Hotel dos Reis Católicos e pelo Pazo de Raxói , onde está a localizada a sede do Governo Regional, para confirmar a grandeza, a imponência histórica e religiosa desta bonita e atractiva cidade espanhola, que vale sempre a pena visitar.
E foi por aqui que a família, dividida em pequenos grupos, começou o percurso pelas ruelas desta histórica cidade, numa visita plena de interesse e entusiasmo, uma vez que a entrada principal da Catedral estava “ cerrada “ para visitas, devido á celebração eucarística que decorre todas as manhas, adiando para o período da tarde a nossa passagem pelo interior da catedral e a visita ao santo sepulcro do apóstolo, localizado por baixo do imponente altar mor.
Com a barriga a dar horas, o regresso ao autocarro voltou a reunir a malta para a hora do almoço, tendo o ataque aos farnéis acontecido mesmo debaixo da pala das bancadas do Estádio de San Lázaro, o palco da equipa do Compostela, a militar na 2ª Liga espanhola.
Depois do almoço, bem regado com vinho, cerveja, espumante e whisky e das habituais fotos de família, voltamos ao centro da cidade, na tentativa de conhecer o que de melhor tem esta medieval e enigmática urbe espanhola que, com pouco mais de 100 mil habitantes, chega a receber mais de 4 milhões de visitantes e peregrinos por ano, num encontro de culturas que mereceu a distinção europeia em 2000.
Divididos em dois ou três grupos, lá fomos conhecer melhor a catedral e ficamos maravilhados com os pórticos e o interior desta imponente catedral românica, construída em 1075 depois da descoberta das relíquias do Apóstolo Santiago, assim como o movimento dos “ tiraboleiros “ fazendo circular o “ botafumeiro “ junto do altar onde está a imagem de Santiago, que visitamos depois de alguns minutos na fila de espera.
Ainda tivemos tempo para parar nas lojas de artesanato e recordações e deambular por ruas e vielas desta urbe que cativa pela sua vivacidade, pela sua apelativa vida comercial, onde merece destaque as centenas de restaurantes, essencialmente marisqueiras e bares para todos os gostos e feitios, onde podemos parar para beber uma “ caña “ e tomar o paladar a uns “ bocadillos “ e uma “ empanadas “ galegas que sabem bem com a cerveja.
A meio da tarde, iniciamos a viagem de regresso, mas desta vez deixamos a auto-estrada em Valença e tomamos a EN 13 pela costa minhota por Vila Nova de Cerveira até à zona ribeirinha de Caminha, onde se realizou o lanche numa zona de descanso bem agradável.
No final, cansados mas felizes, todos reconheceram que esta foi uma grande jornada de confraternização da Família da Fonte e amigos, ficando a promessa de que, para o próximo ano, outra emblemática terra espanhola será visitada, talvez a universitária cidade de Salamanca, também com grande interesse histórico e potencial turístico para descobrir.
Aqui lhe deixamos alguns registos fotográficos deste dia de passeio em família, numa iniciativa que merece ser realçada, e que, para além da salutar convivência amistosa, serviu para juntar familiares e amigos que, emigrados em França ou Andorra, só nesta ocasião têm oportunidade de partilhar amizades e afectos. Até para o ano se Deus quiser...

1 comentário:

  1. Ola Carlos tem cuidado rapaz podes ser acusado de violencia domestica a esfakeares assim a senhora parabens pelo blog muito fixe

    ResponderEliminar