sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Raízes profundas…e BOAS FÉRIAS A TODOS


A gente de Vila Viçosa sempre cultivou uma forte ligação à sua terra e ao seu concelho. Os que aqui residem e trabalham são ciosos das tradições que herdaram e tentam preservá-las como um património que é de todos. Sejam essas tradições históricas culturais ou religiosas, defendem-nas com vigor e entusiasmo, com a consciência que estão a valorizar um elo entre o passado e o presente. Um elo que também dará sentido ao futuro das gerações e da comunidade onde se inserem.
Quantos daqueles que, por força da vida, foram obrigados a deixar-nos em busca de subsistência noutros locais do país e até no estrangeiro, jamais esquecem o local onde nasceram e foram criados. Os que estão mais perto não faltam aos festejos de S. Pelágio, às iniciativas que vão sendo realizadas, aos convívios do mês de Agosto ou à festa da família no Natal, aproveitando por vezes, os fins-de-semana prolongados para aqui passarem momentos com a família e amigos.
Os outros, aqueles cujos caminhos são mais longos, só vêm de vez em quando, mas sempre que podem, aparecem, quanto mais não seja no curto período de férias.
As memórias e os apegos de cada um são manifestados por muitos, os ausentes enviam mensagens que tocam, onde confessam saudades e assumem nostalgias. Nunca perdem os vínculos afectivos, estão connosco em espírito…
Muitos esperam regressar, mantêm cá as suas casas e bens, outros tentam criar melhores condições para se fixar mais tarde.
Por enquanto, cada regresso, ainda que temporário, é uma festa. As famílias trazem os filhos, vizinhos e alguns amigos para conhecer esta bonita aldeia das margens do Paiva. São gente que gosta e tem orgulho e bairrismo pela sua terra…
São raízes profundas que ao longo do tempo nunca se esbateram, são raízes profundas que são timbre da nossa gente, da gente de Vila Viçosa, apesar de alguns teimaram em assumir posturas contraditórias e nada abonatórias para a dignidade que a terra precisa e merece….mas isso são contas de outro rosário! BOAS FÉRIAS A TODOS… e até Setembro!!!

O editor