sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CRÓNICA 2


UMA ESTADA NO OUTRO LADO DO MUNDO
RELATO DO PRIMEIRO TEMPO
NO TERRITÓRIO DE TIMOR LESTE


A vida nesta cidade não podia ser mais bela!
É de manhã que começa o dia!
Toda a gente acorda às 6:00h da manhã ou mais cedo! E nós ficamos atrás só um bocadinho…! Acordamos às 7 h todos os dias, vamos (melhor vou) a correr ou a caminhar para a praia todos os dias, os colegas vão a pé ou de taxi! São mais ou menos 5km em piso regular e plano, não custa muito, não fosse o calor!
É esta temperatura maravilhosa todos os dias que nos faz saltar da cama todos os dias!
A praia é nossa, entenda-se, dos portugueses! Só os universitários e os GNR’s!
Hoje foi engraçado, estavam a ensinar um cão a nadar!
A água é tão quente que por vezes até chateia, já que não refresca quase nada!
Sorte a minha que lido bem com o calor!
Ficamos na praia até às 12:30! Chegamos a casa, almoçamos fruta e legumes..
Só temos aulas às 17:00h pelo que até lá ou preparamos as aulas e interagimos com a população local.
A cerimónia de abertura no ano lectivo correu de acordo com os protocolos normais… pelo que foi um bocadinho maçuda!
Valeu pela intervenção do representante dos alunos! Um senhor de 56 anos, aluno do 4º ano, que vai finalmente realizar o sonho de tirar Direito!
Hoje o nosso dia foi um pouco diferente! (quarta-feira)
Eram precisamente 7:15, ligou-nos o Senhor Embaixador de Portugal em Timor, para nos convidar para almoçar na sua residência oficial, juntamente com a cônsul!
Aceitamos e fomos com todo o gosto! Como não podia deixar de ser, almoçamos deliciosamente bem, numa casa lindíssima na zona rica de Díli.
Chegados a casa, foi tempo de, a caminhoda faculdade, ( percurso que demora a percorrer mais ou menos 5 minutos), sermos sempre abordados por inúmeras crianças… que se deliciam com as nossas máquinas fotográficas!
Hoje tive a minha primeira aula! Dei ao 3 ano e ao 4º ano! São bons, dentro do esperado, mas sobretudo muito interessados! Para eles é um privilégio poder estudar com professores europeus. A grande maioria percebe bem o Português, desde que falemos devagar! Um verdadeiro desafio para mim…..
Tenho perdido imenso tempo a preparar as aulas, mais do que o esperado! A realidade deles é tão diferente que temos mesmo de simplificar as aulas, caso contrário corremos o risco de em vez de ensinar (des) ensinar!
Primeira semana em Dili
Ao fim de uma semana, o balanço não podia ser melhor!!!
Temos conhecido muita gente!!!
Na sexta durante o dia andei a passear por Dili, a conhecer as pessoas, e a cidade… fui ao Cemitério de Santa Cruz, onde aconteceu o massacre..
Na sexta, já fomos conhecer a noite de Díli! Conhecemos todo o tipo de assessores do governo, pessoal muito novo, como nós… estamos a fazer uma rede de contactos engraçada..
Fim-de-semana
Tivemos o nosso primeiro fim-de-semana em grande!
Alugamos uma carrinha de 9 lugares por um mês! E já começamos a desbravar território… já estivemos no meio das montanhas, onde o mundo parece ter parado!
Saímos sábado de manhã dia 12 de Setembro em direcção ao interior da ilha! A estada é, para a realidade do país, confortável. O troço é muito estreito, mas grande parte da estrada já é alcatroada! O pior são os buracos.. tantos e enormes…
Claro rebentamos um pneu! Principiantes….
Primeiro de tudo conduzir em Dili é uma aventura! Toda a gente anda no meio da estrada! O que se compreende tendo em conta a quantidade de buracosque existe na lateral… parece que a estrada vai ficando mais estreita…
Parece que os buracos comem a estrada….
Toda a gente buzina… isto foi, de resto, algo que eu em Bali já tinha notado..
Agora percebo melhor porquê! É mesmo por uma questão de sobreviver!!!!
Aqui conduz-se como em Londres.. pelo outro lado! No inicio tinha muita
dificuldade! Agora já é normal!
O interior da ilha:
É muito difícil descrever o que vi, não pela beleza inexplicável da ilha, como pela quantidade de maravilhas que observei! Às vezes sinto-me num filme!!!
Apanhamos a estrada em direcção a Liquiçá! Fica no outro lado da ilha, pelo que, para chegarmos à praia, tivemos que atravessar a montanha!
Para além da vista sobre Dili que é magnífica, entramos no verdadeiro mundo de Timor!
As pessoas vivem em pequenas aldeias no meio do nada! As crianças vivem descalças e ranhosas e quando vêm uma maquina de fotografia até os olhos
saltam!!! Só dizem “sai foto” que significa tira-me uma foto!
São muito queridas e, apesar do isolamento em que vivem, muito sociáveis,gostam de interagir com os estrangeiros e passam a vida a dizer que somos bonitos!
O mesmo se diga das pessoas! São poucas as que falam português ou inglês, mas lá se encontram algumas. Muitos aprenderem com os pais, outros estão a estudar português e outros estão a estudar Austrália, pelo que comunicamos em inglês com eles com muita facilidade.
Apesar de estarmos na época seca, a paisagem é linda, um pouco mais verde no interior…
As casas são tradicionais daqui, muitas já são cobertas de chapa, mas a grande parte ainda é de palha o que lhes dá um certo aspecto romântico
(não fossem os ratos, as osgas e todo o tipo de bichinhos passearem por lá).
A Comida
A comida aqui é muito boa e cara!
Não estávamos à espera! Por exemplo, a fruta é deliciosa, comemos muita, desde papaia, a melancia, banana, mamão, no entanto, para terem umaideia, duas melancias custam 1 dólar! Que para aqui e muito caro!
O verdadeiro exagero é nos produtos importados – que nos gastamos muito.
Um caixa de cereais custa 5 dólares
Um litro de leite custa 1.80 dólares
Um kilo de massa custa 2 dólares
Uma lata de salsicha custa 5 dólares
Uma lata de atum custa 2,40 dólares
Depois há outras coisas normais, como os produtos de higiene, as bolachas que são muito baratas, compro pacotes muito bons a 0,20 dólares! Mas vi um hipod a 50 dólares!!!!!!
Beijos e abraços e até à próxima


Sem comentários:

Enviar um comentário