quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Crónica de Timor

Chegada a DILI a 5 de Setembro



Olá a todos... já cá estou....A chegada a Dili foi rápida, apenas 2 horas de voo de Denpassar!
A receber-me encontrei o Dr. Vasco Fitas, da Fundação das Universidades Portuguesas, (FUP), juntamente com colegas, o João, o Miguel, - colegas de casa e de curso – e o João professor universitário da FEUP que lecciona Informática.
Tal como todos os professores universitários que para cá vêm dar aulas, estamos a viver no Bairro da Cooperação, uma espécie de condomínio privado, com segurança 24H por dia, composto por várias casas com jardim!
A casa é óptima e tem boas condições, sobretudo se pensarmos que estamos em Timor!! Temos 6 quartos, 4 casas de banho ar condicionado, máquina de lavar roupa, batedeira, varinha, máquina de café!! Os quartos são pequenos, mas individuais! No entanto, a sala e a cozinha são amplas! Temos dois sofás, uma TV, um DVD, um computador com ligação à Internet e cada um de nós, como trouxe portátil, tem wireless! Sinto-me no ocidente!!!
A primeira impressão que tive da cidade é que não tem nada a ver com a descrição que imaginava!
Toda a gente me dizia que era um fim do mundo, um tédio, um verdadeiro suicídio!!!
Nada disso!!
É muito mais desenvolvida do que se fala! As ruas já são alcatroadas, há imensos carros, motos, táxis a circular, muitas pessoas na rua! Temos vários supermercados, onde se pode encontrar tudo! Não falta cá nada, mesmo produtos de higiene pessoal, existe em grandes quantidades e em grande variedade… o mesmo se passa com cereais, sumos, bebidas alcoólicas!
Neste aspecto sentimo-nos em casa!
No entanto, o contraste é com a pobreza é visível! As crianças brincam sujas e descalças na rua! Existem galinhas, cabras e cães misturados com pessoas… edifícios destruídos…
Este contraste torna a cidade interessante! Tanto vejo um BMW X5 na rua, como uma mota com um pai uma mãe e dois filhos! um à frente e outro no meio!! – o que faz lembrar Portugal no início da década de 90!
Tanto se vê edifícios novos, arquitectonicamente interessantes, como uma barraca!
Embora a população que vive em Dili seja sobretudo timorense, já se nota algum mix cultural, aquilo que os ingleses chamam “melting pot”
Para além de Portugueses que se encontram cá sobretudo a trabalhar, já também Australianos que vêm para cá sobretudo fazer mergulho e também Brasileiros!
A cidade tem, por isso, já algum aspecto ocidental! Nomadamente em termos de dress code! Os próprios timorenses já usam muitas roupas do estilo ocidental, não se nota grande diferença, a não ser na praia!
Na praia estávamos várias mulheres, mas apenas as ocidentais usam biquíni! As timorenses vão de roupa, mesmo para a água!!
A praia é realmente algo de fantástico! A água é como em Bali, extremamente quente e azul!
Hoje é domingo e é normal os timorenses irem à praia ao Domingo, pelo que optamos por visitar a praia do Cristo Rei (assim chamada porque na montanha imediatamente atrás foi construído pelos indonésios um Cristo rei, virado para Jacarta)! Esta praia ainda é completamente virgem, pelo que não tem grandes acessos, no entanto, é a mais vazia ao domingo.
A praia do Cristo Rei fica, mais ou menos, a 5 km de Dili, fomos de táxi, e pagamos 3 USA Dolares!
Um pouco mais perto existe a praia da Areia Branca, muito conhecida e com excelentes condições… tem bons acessos, tem guarda-sóis de palha, tem um café e um restaurante e tem árvores!!! Para quem gostar de sombra!!
De resto, fomos jantar ao Hotel de Timor. Um hotel luxuoso, de aspecto ocidental onde se faz uma refeição mais ou menos por 5 / 8 USA Dolares! O que para nós é acessível, embora completamente impossível para a maioria dos Timorenses!
Amanhã temos a abertura do Ano Lectivo da Universidade de Timor Leste! Vou finalmente dar aulas na Faculdade em Timor...Um abraço a todos

Sem comentários:

Enviar um comentário