quinta-feira, 1 de outubro de 2009


CDU, PS e PSD na pugna eleitoral
Campanha para as Eleições Autárquicas
já mexe na freguesia de Espiunca



Arrancou a campanha eleitoral para as Autárquicas 2009 e, na freguesia de Espiunca, a exemplo do que se passa no país, já se sente o fervilhar do cenário politico, com as forças concorrentes a mostrar os seus trunfos, dando a conhecer os candidatos e tentando fazer passar a melhor mensagem para a população.

O importante seria que, as representações da CDU, PSD e PS, uma vez no terreno, deixassem de lado acusações e lamúrias gratuitas e tivessem em linha de conta os “ Programas de Acção “ que vão apresentar ao eleitorado, com propostas sérias, realistas e objectivas, perspectivando sempre, o progresso e o bem – estar que se deseja para a nossa terra e para a nossa gente.
Até agora, ainda nada foi dito e esclarecido, relativamente ás linhas programáticas que cada partido concorrente vai apresentar na freguesia de Espiunca, mas espera-se que a haja bom senso e seriedade no que se diz, no que se apresenta e no que publicamente se perspectiva para o próximo mandato, para não acontecer como em anos anteriores, onde se chega ao ridículo, onde tudo se promete e, depois de encaixados no “ poleiro “, pouco se cumpre.
Recorda-se e lamenta-se a atitude de muitos políticos, e o autarca da Espiunca não será excepção, que na ânsia de cativar votos e simpatias, avançam com ideias interessantíssimas e propostas surrealistas, mas depois, na hora da verdade, esquecem o prometido e começam a olhar mais para o próprio umbigo e para outros interesses….e daí não ser de estranhar que, a taxa de execução, em matéria de Plano de Actividades fique sempre, muito aquém das expectativas criadas e anunciadas.
Seria muito mais sério, útil e oportuno que, as forças politicas envolvidas na pugna eleitoral, procurassem esclarecer bem a população, não esquecendo os assuntos e as questões mais importantes para o desenvolvimento que todos desejamos, nomeadamente a reabilitação da Zona ( não se pode por lei denominar praia ) Fluvial de Espiunca e a componente turística para ali definida e que se encontra em “ stand by “, os projectos e programas de Apoio Social, a situação financeira da autarquia e a sua sustentabilidade, a inexistência de uma dinâmica cultural na freguesia, a valorização do movimento associativo, as acessibilidades e o potencial turístico do Rio Paiva e que a zona central da freguesia apresenta, a duvidosa atractividade turística do moinho, entre outras valências que podem e devem contribuir para o bem estar social, ajudando a projectar a freguesia no contexto concelhio.
E não deixa de ser uma VERGONHA e um verdadeiro ESCANDALO que se continue a apostar e a realizar investimentos em zonas ribeirinhas do Rio Paiva que não têm e não apresentam sequer 1/3 do potencial da Zona Fluvial de Espiunca, que continua, mandato após mandato, abandonada, degradada e sem interesse turístico, mau grado, todos os anos milhares de pessoas procurem as suas margens para passar uns dias agradáveis.
É uma vergonha, nos dias que correm, que se deixe sacas de lixo nas margens do rio, porque não existem contentores por perto, que se ande a “ CAGAR “ nos meios dos campos e dos silvados circundantes, à vista “ desarmada “, porque nunca houve a coragem e lucidez suficiente para perceber que, se queremos uma Zona Ribeirinha com qualidade balnear e com as mínimas condições de utilização, este é um equipamento de higiene que deve estar por perto, e não localizado em sítio tão retirado, embora central…pelo que terá que haver, forçosamente, outras opções.
Tanta coisa se poderá abordar nesta campanha, desde que os candidatos não se preocupem com questiúnculas de “ lana caprina “, com lamentações balofas que metem nojo, nem se armem em falsos profetas distribuindo cinismo por todas as direcções, procurando irradiar uma falsa simpatia que, passada a hora de “ contar os votos “, se transforma em arrogância, prepotência e na politica do “ QUERO, POSSO E MANDO “, esquecendo que, saber ouvir, partilhar ideias e sentimentos e ser constantemente solidário, são virtudes que enobrecem o ideal autárquico. Assim o queiram…
A CDU já colocou os primeiros cartazes, apresentando apenas a imagem dos candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, enquanto o PSD denota mais poder económico ( quem está no poder tem, obviamente, outras vantagens… ) e apresenta cartazes do candidato Henrique Soares, de forma isolada e cercado pelo slogan “ Pela Verdade, freguesia de Espiunca não pode parar “, ( vá lá perceber-se qual verdade ????? ) mas também com os três primeiros da lista junto ao polémico moinho turístico da freguesia ( não ficaria melhor em frente ao edifício da Junta…) e ainda um “ outdor “ gigante com a fotografia do autarca laranja com o Dr. Artur Miller, cabeça de lista à CM de Arouca, com o apelativo “ Chegou a hora “ a encimar o cartaz politico.
O PS, aproveitou o local onde já esteve um “ outdor “ gigante do edil arouquense, para mostrar a equipa completa que vai apresentar a sufrágio, destacando-se, sob o signo “ Mudar para avançar “, a cabeça de lista Fátima Fonseca, bem enquadrada na montagem com a Ponte de Espiunca e, num nível mais inferior, José Maria Oliveira, o candidato apontado por esta força politica para a possível liderança da Assembleia de Freguesia, lugar que já ocupou neste mandato.
Recorde-se a propósito que, José Maria Oliveira, é o único candidato da freguesia de Espiunca com possibilidade de chegar à eleição para a Assembleia Municipal, onde em tempos mais recuados já teve representatividade, fixando-se agora na 12ª posição na lista socialista, encabeçada por Jorge Oliveira.
Espera-se ainda, que a participação promocional da CDU, não oriente as baterias para a imagem nacional, e possa também por cá, evidenciar a aposta da equipa liderada por Armanda Teixeira.
O desejo de promover um debate, em local acessível á população, com os três cabeças de lista, seria o ideal, mas nessa impossibilidade, ficamos á espera das festas, caravanas, sessões de esclarecimento e do folclore das visitas dos políticos concelhios mais importantes.
Como responsável por este espaço informativo, deixo o convite a todas as forças politicas de Espiunca, para que aproveitem este “ portal “ na Internet, para divulgar Acções de Campanha e os vossos Programas Eleitorais, desde que saibam mediar o que é útil e o que é supérfluo, o que interessa verdadeiramente à população e o que está despido de qualquer utilidade eleitoral. BOA SORTE A TODOS e que vença a FREGUESIA

20 comentários:

  1. Da capital nacional vai um abraço para todos e boa sorte e um pedido " não sejam mais papistas que o papas "...

    ResponderEliminar
  2. Parabens senhora professora pela coragem que teve de enfrentar o poder instalado de quem julga que é dono exclusivo da freguesia e que pode fazer tudo o que lhe apetece Oxalá se descubra muita coisa porque de certeza que em 12 anos muita coisa ha para revelar Força a vitoria e sua.conte comigo

    ResponderEliminar
  3. sr editor, você mais valia só meter "publicidade" do ps..
    pois quando fala nos outros é só para criticar.
    acho que como jornalista devia de criticar todos ou nenhum.
    mas muitos tambem sabem as suas cores, por isso tá a defender os seus.

    ResponderEliminar
  4. Voa Noite.
    a candidata do PS á junta diz k o presidente nao lhe dava ouvidos porque aos sabados no horario de atendimento que era das 10 ás 13, ela só aparecia ao MEIO DIA E MEIO, ou seja só ia lá marcar presença para receber o dinheiro ao fim do mes.
    isto é pura realidade ela mesmo pode comfirmar.
    ASS: pessoa que sabe e vê

    ResponderEliminar
  5. Ao Sr. Anónimo do ultimo comentário
    Das duas uma, ou voce é BURRO ou come palha. Não lhe reconheço autoridade, nem muito menos moral para invocar eventual favoritismo a este ou aquele candidato, no que á politica local diz respeito. Sempre procuro ser integro, transparente e objectivo, apenas evidenciado factos e a verdade, dentro do rigor que o bom jornalismo assim obriga.
    Certamente, terá o senhor (a) alguma dor de cotovelo, ou porventura enfiará o barrete nalguma situação que está destacada e não lhe agrada de sobremaneira, porque o que aqui se publica são factos e não " publicidade " como refere no seu comentário...bastante infeliz e desoportuno aliás...
    Alias, se reparar bem ( porque deve ser vesgo e olhar só para o seu umbigo ) o texto em anexo refere as tres candidaturas em causa na freguesia e sugere temas e assuntos para um debate util e oportuno, com uma fotografia do cartaz de cada candidatura, à excepção da CDU que ainda nada tem, em termos locais, qualquer afixação.
    Não defendo ninguém, mas não escondo e nunca escondi, como diz, as minhas convicções, ao contrário dos vira -latas, vira -casacas e troca - tintas que por aqui abundam...aliás, se fosse pessoa inteligente e perspicaz, percebia que não me revejo neste PS e nestes dirigentes locais...a cujo projecto rejeitei participar.
    E, não será voce, que me vem dizer como devo assumir a pratica jornalistica, honesta, séria, rigorosa e intransigente, que abracei há mais de 30 anos e que tem feito parte da minha vida.
    E em matéria de critica, construtiva como sempre, devia perceber que, quem está no poder, está sempre mais vulnerável à constestação, do que que está de fora...e como diz o velho ditado " quem não quer ser lobo não lhe veste a pele ".
    Para mim, todos os candidatos são iguais, merecem consideração e a mesma oportunidade de intervenção, mas o bom senso deve imperar.
    Por aqui me fico, desejando a todos BOA SORTE e a si mais juízo nessa tola, antes de lançar atoardas sem sentido.
    Fica a saber que, se levasse as coisas a sério e não fizesse a necessária moderação dos comentários que aqui chegam, porventura muita guerra estava aberta e alguns processos e queixas já estariam na barra do tribunal.
    EDITOR

    ResponderEliminar
  6. Eu tambem acho que aquele ar de inocente nao engana ninguem ate agora ninguem a via agora vai a todo o lado e se andava tao zangada com o presidente da junta que tivesse batido com a porta mais cedo porque estar com ele ate ao final do mandato e agora enfretalo nao me parece bem, mas de politica percebo pouco mas vamos vendo as coisas Boa nOite

    ResponderEliminar
  7. O PSD e o candidato Henrique Pereira Soares foi o primeiro a fazer chegar ás caixas de correio e à população da freguesia, o seu Programa Eleitoral...
    Assim que tenhamos esse manifesto eleitoral em formato digital aqui será editado, tal como outros que nos façam chegar.
    O EDITOR

    ResponderEliminar
  8. Fod.......ainda dizem que vila viçosa é uma terriola atrasada e mais isto e aquilo, até temos um site na internet bem varil que outras terras nao tem
    Viva vila Viçosa e parabens

    ResponderEliminar
  9. Será desta vez que o record é batido? Nas Eleições de 1989 (20 Anos!) o então Jovem Aurélio do Martinho - Militante do PS - Fez eleger para tesoureiro da Junta o "ti Manel Funileiro" e o Aurélio foi Eleito para 1º Secretário da Assembleia.
    Com a Sra. Prof. o que irá acontecer? Vai vencer a pouca vergonha, ou vai continuar vencedora a DIGNIDADE de DUAS DÉCADAS?
    Aurélio: Quando puderes volta a ajudar a nossa TÃO QUERIDA TERRA. "Caga" nos invejosos... A tua Inteligência é Superior! Acima de tudo Vila Viçosa e a Freguesia da Espiunca Sem divisionismos.

    ResponderEliminar
  10. Este sr. aurélio deve crer lulas ou coisa parecida
    Ninguém se lembra dele ninguem fala dele, nesse tempo tambem só fez cagada e agora vem pra aqui pensar que engana os outros Decerto pensa que é superior ou doutor tenha juízo e desça a terra o PSD naão precisa dos seus ataques para nada Olhe por si abaixo voa tarde

    ResponderEliminar
  11. Abraço ao editor
    Do colega
    José Augusto (ex-Correio do Douro)

    ResponderEliminar
  12. Ao Sr. Anónimo
    Amigo, não vale a pena entrar no insulto e na má educação...sabe que insultar, mesmo através de iniciais, não deixa de ser um insulto, logo uma atitude reprovável que merece imediata rejeição.
    Tou farto de avisar, apesar da liberdade de expressão e da oportunidade de comentar os artigos em causa, impõe-se as regras do civismo e da boa educação.Exercer a cidadania não é isto, é comentar com argumentos e fundamentação...
    Como defensor do software livre e código aberto, é claro que aconselho os visitantes a serem responsáveis pelos comentários que deixam neste blog ou então que assumam o que dizem, identificando-se ou remetendo por mail...
    Assim, o seu comentário, e os de todos os outros que não respeitem estas regras, seguem directos para o lixo.Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. CDU - Espiunca
    Aceitei o desafio de me candidatar à Junta de Freguesia de Espiunca, porque penso que posso contribuir para o desenvolvimento e crescimento da nossa terra. A nossa candidatura não é contra ninguém. É Espiunca. Precisamos de novas dinâmicas, sob pena de não passarmos de uma terra de dormitório, onde as pessoas não se conhecem e por isso não se revêem. Espiunca tem potencialidades que é necessário aproveitar. É preciso dar-lhe vida. Queremos ser uma Junta que sabe ouvir e apoiar. Uma junta activa e atenta às oportunidades que irá estar no terreno e desenvolver projectos que dinamizem as pessoas e as associações. Uma palavra final: vamos estar presentes, com muita paixão e empenho, fazer obra e gerar mais desenvolvimento para a nossa terra.
    Armanda Rocha

    ResponderEliminar
  15. Viva a hipocrisia, o dislate e a inveja.
    A minha terra é muito fértil em pessoas manhosas e sem carácter.

    ResponderEliminar
  16. ...O que não se consegue remover são os invejosos! As suas frustrações provocam-lhes muitas inquietações, angústias e desgostos.
    Vivam largos anos e com muita saúde para continuar a assistir de pé ás vitórias das pessoas que sairam da nossa terra e, que do nada se fizeram em muito.
    A nossa terra é: VILA VIÇOSA!!!

    ResponderEliminar
  17. è de partir a moca a rir com estes comentarios. Um bem haja ao sr editor!!!!é preciso ter tomates para enfrentar essa corja.

    ResponderEliminar
  18. Se kerem uma Junta seria e trabalhadeira votem na CDU que ker mostrar trabalho em prol da Espiunca, nao votem no PSD ke eles kerem contnuar uma Junta de interesses para os amigos e familia e só pensam no bem deles estao avisados votem na CDU nao se iludam com as ambulancias e as palhaçadas das promessas deles Viva a CDU da espiunca

    ResponderEliminar
  19. so falam do antigo presidente que coitado foi enganado neste utimo ano forte e feio!!!! pessoas que se diziam amigas dele tal como essa senhora fatima que em vez de cumprir com as suas responsabilidades , andava era a ver e aprender e a tirar informacoes para depois apunhalar com os golpes mais baixos o ex presidente!!! mostrar trabalho em prol de espiunca... sim sim... espero é que nao se esquecam que a freguesia nao é so espiunca, também é vila vicosa e outros lugares como toda gente sabe... o dinheiro investido esta em todas as novidades que temos na nossa freuguesia.... estou pra ver o trabalho dessa pessoa que se deve chamar educadamente, mas nao verdadeiramente de senhora

    ResponderEliminar
  20. Apreender o quê??? Não precebi! Pois o que de mais notavel no ultimo ano foi o seguinte:Arrômbar e voltar a fazer calçadas em bom estado, fazer caminhos para uso exclusivo de privados, ceder o moinho no dia da festa... etc. Sou da opinião que se ela apreendeu alguma coisa foi mais do que não se devia fazer... pois no ultimo ano foi tudo ao lado.... AH ainda faltava a do passeios dos idosos que foi feito depois de ser dito na assembleia que não havia dinheiro!

    ResponderEliminar