sábado, 6 de março de 2010

Produção de broa caseira motivou abordagem
PROJECTO “GEO(DES)ENVOLVER” FOI APRESENTADO
NA SEDE DA FREGUESIA DE ESPIUNCA
ACÇÃO TAMBÉM ORIENTADA PARA AS POPULAÇÕES DE CANELAS E ALVARENGA

A ADRIMAG, a Associação Geoparque de Arouca e a Câmara Municipal de Arouca, promoveram na noite da passada Sexta-Feira, dia 5, nas instalações da Sede da Junta de Freguesia de Espiunca, uma sessão de apresentação do projecto “Geo(Des)envolver”, cuja actividade se integra no projecto de intervenção social “Arouca Inclui”, através de um programa “Contrato Local de Desenvolvimento Social”.

Esta acção, coordenada pela ADRIMAG e que conta com a parceria da Associação Geoparque Arouca e da Câmara Municipal (Museu Municipal) tem como objectivo recolher e valorizar as práticas em torno da produção de “ broa caseira “, promovendo a transmissão dos saberes tradicionais das gerações mais velhas para as gerações mais novas. Segundo os promotores, pretende-se com esta acção informativa, proporcionar à população das freguesias de Espiunca, Canelas e Alvarenga, um maior conhecimento sobre o GEOPARQUE AROUCA, especialmente do fenómeno geológico denominado de “Pedra Boroa”, localizada na Serra da Freita e que parece ter cada vez mais visitantes.
No final da sessão foi realizada uma visita ao moinho da freguesia, localizado junto à sede da autarquia de Espiunca, onde teve lugar, uma animada degustação da tradicional broa caseira, acompanhada por doces típicos como, compotas, marmelada e mel.
De referir que, a população da freguesia de Espiunca, respondeu positivamente a esta apresentação publica, mostrando disponibilidade, interesse e motivação para participarem neste projecto, tendo marcado presença os presidentes das Juntas de Freguesia de Alvarenga, Canelas e Espiunca, bem como outros autarcas e dirigentes associativos desta região do Vale do Paiva.

3 comentários:

  1. é sempre a mesma coisa para comer quleRQR COISITA aparecem logo todos se fosse para trabalhar ninguem la ia mas como cheira a graveto facil

    ResponderEliminar
  2. gostava de saber quem foi o cozinheiro da broa e se a oposição tambem foi convidada para essa tainada ou agora é so para os PS

    ResponderEliminar
  3. parabens pela iniciativa oxala traga algo de valido para a nossa freguesia

    ResponderEliminar