quarta-feira, 12 de maio de 2010

Praia Fluvial de Espiunca e Centro Civico de Vila Viçosa esperam por melhores dias
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ESPIUNCA
APROVOU CONTA DE GERÊNCIA DE 2009


Sob a presidência de Celestino Nunes, realizou-se a meados do mês de Abril, a reunião ordinária da Assembleia de Freguesia de Espiunca, com a Aprovação e Prestação da Conta de Gerência relativa ao ano de 2009, a dominar o tempo de debate e esclarecimentos.

Para além do período destinado ao público, da leitura e aprovação da acta da reunião anterior, do conhecimento de correspondência, a reunião da AF de Espiunca foi dominada pela informação sobre a actividade desenvolvida e em curso por parte da presidente da Junta de Freguesia, Fátima Fonseca, e pelas explicações relacionadas com a Conta de Gerência do ano transacto, abrangendo obviamente, a gestão do PSD.
Relativamente à actividade da autarquia de Espiunca, a presidente abordou os trabalhos que continuam a ser realizados no Acesso à Igreja Paroquial, nomeadamente os arranjos no lavadouro e plantação de videiras que haviam sido arrancadas com a construção de muros, bem como uma intervenção no Caminho da Costarela, em Vila Viçosa, e a necessidade de se avançar de imediato com o alargamento do Carreiro de Pinheiro, resolvendo uma situação que já motivou alguma controvérsia na localidade.
A reparação de calçada num acesso particular em Vila Viçosa também foi referida pela responsável da Junta de Freguesia, que informou os presentes que, relativamente à degradação constante da EM 505, entre Vila Viçosa e Espiunca, abordada em anterior assembleia, a CM de Arouca não vai fazer nenhuma intervenção ou grande reparação, limitando-se apenas a tapar os buracos que for preciso, ao mesmo tempo que, quanto à obra da Praia Fluvial de Espiunca, apenas foi efectuado o levantamento topográfico e mais nada.
Sobre a intenção de avançar com um Centro Cívico de Vila Viçosa, a construir no edifício da antiga escola primária, nada ainda existe de concreto quanto ao avanço da remodelação deste equipamento, contrariando as promessas do edil arouquense, Artur Neves, feitas em pleno período eleitoral.
A propósito das queixas sobre o abastecimento de água de Vila Viçosa e a má qualidade do abastecimento público apresentada de forma constante por análises laboratoriais pela autoridade de saúde pública, Fátima Fonseca apenas se limitou a responder que já pediu apoio à edilidade arouquense no sentido de avançar com a obra para proceder à remodelação e encanamento da tubagem que ficou destruída com o incêndio de Setembro de 2009 e que atingiu um dos sistemas do abastecimento local, a partir de captação localizada já no vizinho território da freguesia de Fornelos.
A limpeza de caminhos públicos pelo território da freguesia foi outra das intenções referidas pela autarca local, evidenciando que já efectuou o pedido de máquinas para esse efeito aos serviços da CM de Arouca, esperando nós que não caia no hábito do seu antecessor na teoria do “ já pedido “…
A respeito da Conta de Gerência de 2009, na análise efectuada a presidente da Junta de Freguesia abordou a contabilidade realizada até Outubro e depois os dois meses da sua gestão, tendo o documento, na globalidade, merecido a aprovação unânime dos membros da Assembleia de Freguesia, reportando um saldo de 620 euros para o ano corrente de 2010.
No entanto, a autarca fez questão de salientar que, por força da recuperação financeira que teve de ser realizada no inicio deste mandato, face á dívida deixada pelo anterior executivo do PSD, ainda estão por pagar dois meses relativos ao subsidio mensal atribuído aos titulares da Junta de Freguesia, bem como senhas de presença aos membros da AF.
No período destinado ao público, António Pinto usou da palavra para alertar para a situação vergonhosa que, há mais de meio ano, se verifica junto ao cemitério, com umas paletes de blocos colocadas junto à entrada, questionando se a Junta de Freguesia já não teve tempo suficiente para retirar aquele material dali, uma vez que a empreitada de alargamento foi cancelada, o que está a dar uma imagem negativa a quem ali chega.
Carlos Oliveira alertou o Executivo Local para a transferência do único Ecoponto que existe em Vila Viçosa, destacando que a empresa que faz a recolha dos resíduos selectivos tomou essa atitude de forma arbitrária, sem avisar os responsáveis autárquicos e sem olhar para os interesses da população, apenas pensando na sua comodidade no processo de recolha, sugerindo que a Junta de Freguesia tome uma posição no sentido de voltar a colocar o Ecoponto numa zona mais central do lugar, permitindo e possibilitando que os extremos da localidade sejam servidos de forma mais correcta.
Foi ainda abordada a questão da obra do passeio junto à EN 225 em Vila Viçosa e a situação caricata e ridícula do poste de electricidade que ficou no meio deste acesso complementar, obstaculizando quem ali passa.

5 comentários:

  1. POIS POIS PROMESSAS LEVAS O VENTO ANDARAM A PROMETER TUDO E MAIS ALGUMA COISA E AGORA NADA PELOS VISTOS A CAMARA ESTA TESA A JUNTA IGUAL E OBRAS NEM VELAS SO SE FOR UNS ARRANJOS PARA OS AMIGUINHOS COMO SE PODE VER A PRAIA FLUVIAL JA ERA O CENTRO CIVICO NAO VAI ARRANCAR TAO CEDO ESTRADAS NADA A AGUA CONTAMINADA FOROS BEM ENGANADOS E SO LETRA AGORA AGUENTAI QUE A NOVA PRESIDENTE VAI RESOLVER TUDO E A CAMARA ESTA CHEIA DE BOAS INTENÇOES COMO O INFERNO

    ResponderEliminar
  2. nao recebem agora depois vao receber a dobrar enganaime a ver se eu deixo sao todos iguais

    ResponderEliminar
  3. Segundo fonte fidedigna, a Sra. Presidente irá abdicar do ordenado mensal a que tem direito.
    Esta tomada de posição vai ser seguida também pelo Secretário e Tesoureiro.
    Esta louvável atitude visa, pelo menos, a possibilidade de serem cumpridas algumas promessas eleitorais. Para, como Deus manda,ficarem livres do pecado da mentira!
    Claro que não passa de pura ironia...
    "Margem direita da Paiva"

    ResponderEliminar
  4. A CM DE AROUCA DEVE SER UMA AUTARQUIA RICA PARA TER UMA MAQUINA PESADA PARADA HA MAIS DE DUAS SEMANAS A PORTA DO TI JOÃO...OU SERÁ QUE NAS VINTE FREGUESIAS DO CONCELHO NAO HA TRABALHO PARA ELA E QUE PELOS VISTOS NAO ESTA AVARIADA SEGUNDO DIZEM OS TRABALHADORES E SO PARA QUE SE CONSTE E A JUNTA SAIBA

    ResponderEliminar
  5. ha um ditado antigo que diz assim: para melhor ninguem vai
    esta junta de freguesia esta a deixar muito a desejar pelo que se vai vendo por ca

    ResponderEliminar