terça-feira, 13 de julho de 2010

Falta de luz na noite de Sábado foi vergonhoso
FESTA DE S. PELÁGIO 2010
TERMINOU COM BALANÇO POSITIVO


Terminaram ontem as grandiosas festas em honra de S. Pelágio, e tudo acabou bem, com a Comissão de Festas de 2010 a fazer um balanço positivo dos festejos e da participação popular, mau grado as desagradáveis situações da falta de energia eléctrica durante quase toda a noite de Sábado no lugar de Vila Viçosa e a falta de água no recinto da festa e nas instalações sanitárias que servem o adro.

Durante três dias, a localidade viveu com intensidade e alegria, a romaria em honra de S. Pelágio, o santo devoto e padroeiro desta terra de Arouca, num ambiente de grande animação e convivialidade.
Está de parabéns a Comissão de Festas de 2010, composta por João Oliveira e Américo Monteiro e Pedro Semblano, assim como os jovens da terra que se envolveram, numa colaboração amigável, com a promoção de algumas iniciativas, potenciando o êxito final de uma festa que, ainda no ano passado chegou a temer-se pela sua realização.
Só por isso, esta gente merece um aplauso e o nosso apreço pelo esforço e empenhamento que demonstraram para apresentar um programa ao mesmo nível dos anos anteriores…
Uma palavra de respeito, apreço e de grande amizade para o Reverendo Padre José Paulo Teixeira que sempre soube apelar à união de todos e incentivar a população, os jovens fundamentalmente, para que, em torno de um objectivo comum, e do respeito e carinho que nos merece o nosso orago S. Pelágio, se pudesse promover a terra com umas festas dignas, onde o profano e o religioso se enquadrassem numa vivência salutar, realçando a devoção e o carinho que as gentes de Vila Viçosa têm pelo seu padroeiro e pelas suas festas.
Um assunto que, o Reverendo Padre João Paulo, não deixou de evidenciar, no “ sermão “ proferido na celebração eucarística de Domingo, cativando todos aqueles que, com fé, emoção e partilhando um momento único, souberam entender a mensagem…
Uma palavra de apreço também para a presença do Reverendo Padre Manuel Domingos do Santos, ex-paroco da freguesia de Espiunca, que este ano presidiu ás celebrações religiosas e procissão do final da tarde de Domingo.
Lamentável foi a falta de energia eléctrica que se registou na noite de Sábado ( das 21h37 á 11h55 e das 00h07 ás 4h58 ), que acabou por prejudicar a noitada de S. Pelágio, uma situação inadmissível que já não se compreende nos tempos que correm, o que leva a considerar que, nesta terra, pelo historial já existente nesta matéria, é impensável realizar-se uma noitada, se não se estiver prevenido com um potente gerador, ao mesmo tempo que a falta de agua registada durante o dia de Domingo na zona do adro da Capela de S. Pelágio, também provocou alguns constrangimentos aquém ali estava, quer a trabalhar, quer de passagem.
Se foi um acto ocasional ou pura sabotagem, pouco interessará agora, uma vez que o mal está feito e foi a imagem da localidade que foi posta em causa, com natural prejuízo para todos aqueles que nos visitam nestes dias e a quem temos obrigação de acolher de braços abertos, num clima de alegria e hospitalidade, mas não deixa de ser lamentável e inadmissível que, para ser reparada uma avaria ou ligar o sistema de fornecimento na Cabine Eléctrica que serve Vila Viçosa, se demore tanto tempo e o piquete de serviço da EDP tenha de vir de S. Pedro do Sul para fazer uma intervenção que, passados uns minutos, volta a registar nova falha prolongada.
Uma situação vergonha que merece ser realçada...
Aqui lhe deixo o registo de alguns momentos dos festejos da edição 2010 da Festa de S. Pelágio de Vila Viçosa : http://picasaweb.google.com/coliveira.periodista17/FESTADESPELAGIO2010?feat=directlink

23 comentários:

  1. Boa tarde na verdade foi mau de mais para ser verdade
    o senhor editor tem razao fou uma vergonha o que se passou em Vila viçosa no sabado a noite e a festa acabou por ser prejudicada sim senhor
    os responsaveis deviam ser chamados a capa
    nao se faz
    se era para atacar alguem então atacaram o povo todo de vila Viçosa que esta situação nao prestigia ninguem

    ResponderEliminar
  2. Esta questão não é nova. Mas, desta vez, atingiu e afrontou a dignidade de quem ama, verdadeiramente, a nossa Terra de VILA VIÇOSA.
    Como seu legitimo filho, não posso admitir que a nossa terra seja enxovalhada com premeditações, A TEREM EXISTIDO, desta natureza.
    Os responsáveis pela Edição da Festa de S.Pelágio de 2010, com o apoio dos responsáveis da Paróquia, da Junta De Freguesia e ASSEMBLEIA,devem de imediato, se ainda não o fizeram, Apresentar QUEIXA CRIME contra desconhecidos AO MINISTÉRIO PÚBLICO SEDIADO NO TRIBUNAL JUDICIAL DE AROUCA. Após a formalização deste procedimento, o mesmo procederá abertura do respectivo inquérito e outros meios processuais. O TEMPO É PARA AGIR. Ninguém pode ignorar, por amplamente publicitada, a realização da Festa e a natural sobrecarga eléctrica. Em última análise, a EDP PODE SER RESPONSABILIZADA POR,ALEGADAMENTE, TER NEGLIGENCIADO FACTOS PREVISÍVEIS.
    Não deixem, nem por brincadeira,que façam pouco ou humilhem a nossa tão QUERIDA VILA VIÇOSA.
    Um abraço a todos e em especial ao Editor, meu primo e Amigo "BERTO".

    Aurélio Semblano da Fonseca Pinheiro

    ResponderEliminar
  3. Queria dar os parabéns á comissão de festas por mais um ano ter levado ao cabo a realização das mesmas, sei que foi difícil atendendo á actual crise financeira.
    Apenas lamento a não participação cada vez maior do povo na nossa festa. Uma das noitadas mais fraca dos últimos anos (devido a aposta sempre no mesmo conjunto e em ranchos folclóricos). Na procissão de domingo eram mais os músicos que os participantes, à tarde as bandas tocaram para pouco público.
    Neste momento a juventude não liga e os mais velhos, como eu, já não são capazes.
    Por isso peço ao povo de Vila Viçosa que ajudem a levantar as instituições, não calquem mais, pois o que ganham eles em ser mordomos???? Talvez o sejam porque mais ninguém o quer ser. Estejam atentos, pois presumo que a curto/médio prazo as instituições da nossa terra tenderão a desaparecer...
    Realmente é lamentável a baixa estima que nesta terra se tributa às manifestações de carácter cultural, quer pela atenção que merecem as colectividades que as fomentam, quer porque o facto manifesta, tristemente, vergonhosamente, o baixo nível cultural da esmagadora maioria da população.

    ResponderEliminar
  4. Viva
    parabens ao senhor editor por nos dar estas informações actualizadas e sabe tao bem estar longe da terra e saber tudo o que ai se passa quase em cima da hora
    Tambem concordo com o comentador anterior isso ja é velho na nossa terra é só inveja uns com os outros e se foi sabotagem entao que se tomem medidas para apanhar os responsables desta atitude tão miseravel que prejudica a nossa querida Vila viçosa e o nosso S. Pelagio que nao tem culpa destas guerrilhas de sempre
    um bem haja a todos e sejam mais unidos

    ResponderEliminar
  5. Observador da Espiunca13 de julho de 2010 às 08:43

    meus senhores eu Gostava de perguntar uma coisa
    quando se organiza a festa nao é obrigatório proceder ao reforço da energia junto da EDP em Arouca e pedir num requerimento à prestação desse serviço e autorização para o electerecista de serviço fazer o seu trabalho no adro e nos arcos dos acessos ???????
    na volta esse trabalho foi mal feito ou feito por amadores sem autorizacao nem nada e o mal aconteceu : uma sovrecarga eletrica na cabine que continua com a mesma potencia de ha vinte anos atras o que é uma vergonha
    algém devia ser responsable e onde estavam os autarcas da freguesia para ajudar a resolver o problema ????????? alguem os viu
    ja sei estavam a ver o projecto da praia fluvial da curvaceira
    que lindo serviço na minha terra

    ResponderEliminar
  6. è verdade sim senhor
    alguem viu a presidente da Junta da freguesia a perguntar se era preciso alguma coisa
    isso e que era bom mas no ano passado nao se passou esta vergonha na festa, porque seria ???? alguem pode explicar
    isso era um bom assunto para o senhor jornalista investigar

    ResponderEliminar
  7. Nem quero acreditar que por detras disto tudo possa exister politica da mais baixa e reles que existe a ser verdade o que se fala por ai isto será caso de policia estao a espera de que senhor mordomos da festa
    se tem supeitas actuem de imediato esta gente se é que e gente nao pode passae impune e brincar com o povo para vergonha ja basta o que fizeram ás contas do santo ha meia duzia de anos atras e ninguem fes nada

    ResponderEliminar
  8. Eu subscrevo o que diz o anonimo das 6h59 so que acrescento e pergunto : porque nao se viu a juventude tao activa nesta festa como no ano passado
    será porque um dos mordomos era jovem e ate pertence ao clube da terra e ao grupo de jovens
    da que pensar

    ResponderEliminar
  9. Eu quero dar os parabens pelo video aqui produzido da procissão do nosso milagroso S. Pelagio, mesmo distante a gente parece que esteve na festa
    obrigada por nos ajudarem a recordar a nossa terra a nossa festa e e nossa gente

    ResponderEliminar
  10. Ao que fala no clube de jovens, se calhar nem merecia resposta mas mesmo assim eu deixo a minha. Se calhar porque no ano passado as condiçoes eram outras, nao so os jovens mas toda a populaçao participou mais. É natural! E mesmo assim nao foi grande a diferença. Pelo menos da parte dos jovens. Nao ha muito pra pensar!

    ResponderEliminar
  11. Os jovens nao ajudaram??????quem é que andou nos montes a cortar lenha e carregar tractores po cortejo??quem é que andou por todo o lado a pedir???quem fez festas para angariação de fundos pa festa de s.pelagio??quem é que teve sexta sabado e domingo com uma "tasquinha" em que TODO o lucro vai ser entregue a comissao de festas!!! foi o pai natal querem ver...assim nem da vontade de ajudar!!

    ResponderEliminar
  12. só para que todos (os que foram e os que não foram à festa) saibam o clube jovens fez as mesma coisas que fez para a festa do ano passado.
    Passem bem

    ResponderEliminar
  13. cLARO QUE OS JOVENS TRABALHARAM BEM FIZERAM O QUE PODIAM E COLABORARAM CONFORME AS NECESSIDADES PARABENS A ELES E QUE CONTINUEM ASSIM NAS INICIATIVAS DA NOSSA TERRA
    PARABENS A COMISSAO DE FESTAS DE 2010 E AOS QUE VAO TOMAR CONTA EM 2011
    PARABENS TAMNBEM PARA ESTE BLOG DE VILA VIÇOSA E AO SEU MENTOR QUE E PRECISO TER ESTOFO PARA FAZER UMA COISA DESTAS
    VIVA VILA VIÇOSA A NOSSA TERRA DE SEMPRE

    ResponderEliminar
  14. ATENÇÃO
    SR.COMENTADOR DAS 02H44
    Não adianta vir para aqui com teorias e piadas de mau gosto, tentando forçar a provocação...
    Aceitam-se comentários justos, sensatos, ponderados, desde que sustentados na critica correcta e fundamentada...numa linguagem aceitável.
    De outra forma, a sua opinião jamais aqui terá acolhimento...aqui nao se alimentam guerrinhas de ódios de estimação
    Um abraço e desculpas pelo barramento do comentário

    O EDITOR

    ResponderEliminar
  15. boas
    É certo que a falta de luz estragou a noitada toda a gente percebeu isso mas tambem esteve fraca we a verdade é que os ranchos presentes trouxeram bastante gente com eles porqui senao nao estava assim tanta gente ou fazem outra aposta ou a noitada torna se fraca pensem nisso

    ResponderEliminar
  16. Sr Editor queria dar-lhe os parabens pelo blog, tembem dar os parabens a todos os habitantes residentes em vila viçosa pela Festa que fazem todos os anos.
    Sr Editor vi que fala de um encontro dos ex. alunos de vila viçosa, gostava que desse mais informações, pois tambem sou um ex Aluno.
    Gostava de estar presente se me fosse permitido.

    Boa tarde, para o sr editor e todo o povo da magnifica vila viçosa o PARAISO DO VALE DO PAIVA..

    ResponderEliminar
  17. Ok amigo
    obrigado pela simpatia da referencia elogiosa, mas apenas faço o meu trabalho com gosto e dedicação,sem depender de nada nem de ninguém.
    Nao se preocupe, em breve terá aqui informação mais detalhada desse evento, programado para 1 de Agosto nesta localidade
    Claro que pode estar presente, ainda para mais como ex-aluno deve participar, penso que a inscrição será de 5 euros com direito a comida e boa animação
    Ate lá e mande sempre
    O EDITOR

    ResponderEliminar
  18. Para ser verdade gosto mais de ir a casa da famelga comer o anho assado e a vitela do que ir a festa ouvir bandas de musica nao me diz nada mas respeito quem goste
    ate para o ano

    ResponderEliminar
  19. foi a maior vergonha de todos os tempos desde que me conheço ter o lugar de Vila viçosa sem luz na noite da sua festa e inadimissivel
    alguem foi o culpado disto mas ninguem assume responsabilidades nao acredito que o gerador so dava para ilimnar o adro da capela houve alguma incompetencia no meio desta situação vergonhosa que so prejudicou a nossa terra no dia das suas festaS

    ResponderEliminar
  20. Será que a falta de energia foi o unico ponto negativo na festa?Na aldeia talvez mas no adro da capela não. Foi isso que estragou a noitada? O gerador estava la cedo. E os sanitarios? Nem luz nem água, uma vergonha para não dizer outra coisa. Nem no cemitério havia água.
    alguém disse que os ranchos trouxeram muita gente. De facto trazem mas no fim querem ir para as suas terrinhas, eram de longe compreende-se.
    Isto já para não falar no monte de lixo que colocaram bem a vista de todos os que passavam na procissao e não só. Para estas coisas não é preciso saber quem são os responsaveis?

    ResponderEliminar
  21. Boa noite
    agora fala-se e diz muita coisa mas naodeixa de ser verdade que ter o lugar as escuras toda a noite no dia da sua festa é uma situação vergonhosa
    o que se passou com a EDP tambem foi triste demais, mas no ano passado isto nao se passou e sabem porque, porque os juizes da festa eram os autarcas da Espiunca e era ano de eleições e ta tudo dito
    agora que houve desleixo e incompetencia de alguém houve de certeza porque o que se passou nao podia ter acontecido então nao se previnem estas coisas ? será que o gerador so dava mesmo para o adro e mais nada ? e porque deixaram os tecnicos da EDP ir para faltar logo a seguir a luz até as 5 da manha que liderou este processo ?
    E se a noitada foi fraca e o lixo em vez de estar em sacos amarrados estava à beira do caminho de entrada na festa a culpa foi de quem ? minha nao foi de certeza
    por estas e por outras é que isto esta assim
    um abraço e nao deiam ma imagem da terra
    Ze Manel

    ResponderEliminar
  22. BOM DIA
    E ENGRAÇADO A NOSSA TERRA TEM QUE HAVER SEMPRE QUALQUER MERDA PARA SER DIFERENTE...SINCERAMENTE CADA VEZ ADORO MAIS ISTO

    ResponderEliminar
  23. esteve na festas de st pelagio; nos padroeiro de vila vicosa festa minta linda os francaise gosto minto quando vire a vidéo viva vila vicosa tera querida st pelagio qu'il nous protege .

    ResponderEliminar