quarta-feira, 28 de julho de 2010



Freguesia de novo fustigada pelos incendios
ONZE CORPORAÇÕES DE BOMBEIROS
COMBATERAM INCENDIO EM VILA COVA


O fortíssimo incêndio que deflagrou ás 8h28 de Segunda – Feira em Vila Cova, na freguesia de Espiunca, foi dado como extinto por volta das 13h00 e logo de seguida (13h15) os bombeiros e as viaturas ali em serviço deslocaram-se para uma nova frente de fogo, que surgiu em Várzeas, já na vizinha freguesia de Alvarenga. Uma vez mais, a freguesia esteve debaixo do terrível flagelo dos incendios e ninguém duvida que mão criminosa esteve na origem deste fogo...

Cerca de 80 bombeiros de várias corporações, pertencentes a Arouca, Nespereira, Castelo de Paiva, Fajões, Murtosa, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Estarreja, Esmoriz, Ovar e Espinho, apoiados por 21 veículos operacionais, cinco outros veículos e ainda com a ajuda de um helicóptero estiveram a lutar com denodo contra as chamas, num dia particularmente terrível e muito difícil, com « o vento e as altas temperaturas a ser dois grandes obstáculos que os bombeiros tiveram que suportar e combater», referiu Carlos Esteves, actual Comandante dos Bombeiros Voluntários de Arouca.
Apesar de se garantir que não havia populações em risco, quase uma centena de bombeiros estiveram preprados para defender a povoação de Vila Cova, em Arouca, não fossem as chamas ficar incontroladas e pudessem atingir as habitações desta aldeia de montanha.
Recorde-se que, já em 28 de Julho de 2007, outro violento incêndio fustigou esta zona da freguesia de Espiunca, onde também o calor intenso que se fazia sentir durante o dia, ajudou à propagação um incêndio de grandes proporções, e que, conforme foi referido na ocasião, também teve origem criminosa.

3 comentários:

  1. a gente bem sabe como isto começa e quais sao os interesses que estao por detras disto
    e uma vergonha o que se passa neste pais
    vejam la se anda fogo onde andou no ano passado ???? pois sim

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde
    pois claro que se sabe como isto começa
    as altas temperaturas que estão nao são razao para estes fogos
    á por aí zonas de silvado e mato e palhuço amarelo e nao se ve a arder e nao ha fogos
    os incendios acontecem onde há madeira onde ha oportunidade de negocio
    para bom entendedor meia palavra basta como diz o ditado

    ResponderEliminar
  3. O flagelo dos incendios em Portugal é uma vergonha da mentalidade e civismo do nosso povo
    reparem se na Suecia, na Finlandia ou ate mesmo na Noruega paises com forte densidade florestal se existem la fogos florestais, apesar de sabermos das temperaturas mais baixas ????
    a mentalidade do povo é outro....aqui a mentalidade é roubar, promover a corrupção e o salve-se quem puder nem que tenha de lixar o vizinho ou o familiar
    triste país este
    obrigada senhor editor pelo espaço que aqui apresenta

    ResponderEliminar