Iniciativa acabou por ter boa adesão popular
JUNTA DE FREGUESIA DE ESPIUNCA PROMOVEU
FIM DE SEMANA CULTURAL
A iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal de Arouca, longe de ter uma grandeza relevante, não deixou de ter uma excelente adesão de visitantes e muitos foram aqueles que passaram pelo centro da freguesia, nestes dias em que a vivência cultural foi mais evidente.

Na noite de Sexta-Feira, houve cinema ao ar livre, com a exibição do filme “ O Pátio das Cantigas “, um “ best –seller” do cinema português de 1942, do realizador Francisco Ribeiro, e o dia de Sábado foi preenchido com várias actividades culturais e musicais, com a realização de um “ Pady Paper “, um concurso de conhecimento local, denominado “ O que sabes da tua freguesia ? “, para além de um espectáculo de teatro e variedades intitulado “ Tudo arde sem se ver “, com a participação da companhia representativa do Grupo Cultural e Recreativo de Rôssas – Arouca, bem como um concurso de Mini – Chuva de Estrelas e uma exibição de Karaoke aberta a todos os interessados.
A abertura de barraquinhas de produtos locais foi a grande atracção do evento e animou a noite de Sábado e o dia de Domingo e bonito foi ver alguns espaços bem conseguidos, a representar com toda a dignidade as tradições, costumes e sabores desta freguesia do Vale do Paiva.
Se o objectivo da entidade promotora, era promover um feirinha das tradições locais, então houve erros de palmatória que devem ser corrigidos em próxima edição, já que não se poderá evitar dizer, que foi lamentável, incorrecto e desajustado da realidade local, a presença de expositores com espaços dedicados à venda de roupas de feira, toalhas, brinquedos, quinquilharia e bugigangas, para não falar de CD’S, DVD’s, livros infantis e até rebuçados.

Por exemplo, notória foi a ausencia da grande maioria das colectividades da freguesia ( se é que foram todas convidadas), a demonstrar que, em termos de projecção e dinâmica associativa, estamos conversados...
A presença dos produtos da terra, como os produtos agrícolas, o mel, o vinho, a aguardente e os licores, bem como o tradicional fumeiro da nossa terra, tudo fazia sentido em termos de presença, assim como os petiscos regionais e os doces locais que se podia encontrar em dois ou três espaços do certame, com destaque para o Moinho Tradicional, onde se ia cozendo o “ Bolo com Carne “ a velocidade cruzeiro, já que as encomendas eram mais que muitas.

No artesanato local, destaque para o cesteiro António Silva, a trabalhar ao “ vivo “ e a mostrar a sua arte, bem como a habilidade do António Bantim, que de uma raiz de videira faz um eficaz “ saca – rolhas” e faz uma fisga enquanto o diabo esfrega um olho, sendo também evidente o interesse por rendas, bordados e outros trabalhos em tecelagem que se podia apreciar em outros espaços presentes.
A tarde de Domingo foi preenchida com cantares regionais e jogos tradicionais e soube bem ver a envolvência de toda a comunidade local a divertir-se em actos e acções que nos fazem despertar para a adolescência e para os tempos de outrora, sendo a noite animada com a participação do Agrupamento Musical Sondagem, de Vila Viçosa, que mesmo sem corrente eléctrica suficiente, lá conseguiu empolgar os presentes e promover um animado bailarico em frente à Igreja Paroquial.
Agradável presença no evento, entre outras entidades, foi a Vereadora Margarida Belém, do Pelouro da Cultura, Educação e Turismo, da CM de Arouca, que não deixou de elogiar o evento e se congratular com a sua realização, como forma de evidenciar e divulgar mais esta freguesia do extremo norte do território arouquense.
http://picasaweb.google.com/coliveira.periodista17/FIMDESEMANACULTURALNAESPIUNCA2010?feat=directlink