sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Vivências de uma conterrânea em Timor Leste
ELIANA PEREIRA JÁ MERGULHA
NAS PROFUNDEZAS DO OCEANO ÍNDICO

A nossa conterrânea Eliana Pereira, que está a exercer funções na área do Direito, na República Democrática de Timor Leste, presidida por Ramos Horta, continua a surpreender pelo seu espírito irreverente e aventureiro, de enfrentar desafios que motivem a adrenalina e o próprio conhecimento.

Depois de diversas aventuras naquele território de origem portuguesa, na imensidão asiática, onde destacamos em 2009 a subida ao Monte do Ramalau, a mais alta montanha de Timor Leste, com quase 3000 metros de altitude, onde Xanana Gusmão, líder histórico da resistência, primeiro presidente da República de Timor-Leste e actual chefe do Governo, comandou a guerrilha e resistiu à opressão indonésia até ao Dia da Independência, a nossa conterrânea aventurou-se agora pelos mares de Timor.
Nós contamos a história…
a nossa conterrânea de Vila Viçosa, agora ao serviço do Ministério da Economia e Desenvolvimento do Governo de Timor, para além de comprar uma mota, para percorrer as emblemáticas paisagens do território, com maior frequência e mais liberdade de acção, resolveu que tinha chegado a hora de descobrir as belezas do fundo do oceano e, vai daí, toca a meter – se numa rigorosa formação para o Curso de Mergulhador.
E se melhor pensou, melhor o fez, já que conclui com êxito o Curso de Mergulhador e já se aventura nas profundezas do Mar de Timor, que é uma extensão de oceano entre a ilha de Timor, dividida entre a Indonésia e Timor-Leste, e o Território do Norte, na Austrália.
As águas a leste são conhecidas como Mar de Arafura, e a oeste fica o Oceano Índico. Geralmente considera-se que o Mar de Timor pertence a este oceano, mas também há quem o associe ao Oceano Pacífico.
As imagens que, com orgulho, aqui anexamos para conhecimento de todos, foram sacadas durante uma incursão na Costa de Timor, junto à Praia “ Secret Garden “, onde existe uma grande quantidade e uma infinidade de peixes e bancos de corais e aqui se pode ver a nossa Eliana Pereira á vontade, a mais de 25 metros de profundidade, como “ peixe na àgua “…
E tudo isto, antes uns dias de partir, em missão de trabalho, com parceiros do Governo de Timor, para a vizinha Austrália…
VEJA AQUI as fotos desta aventura no Mar de Timor :

Sem comentários:

Enviar um comentário