terça-feira, 30 de novembro de 2010

FEITO HISTÓRICO NA LIGA DE HONRA/ORANGINA
SENSACIONAL FC DE AROUCA VENCEU EM PENAFIEL
E JÁ CHEGOU À LIDERANÇA DO CAMPEONATO

É sem duvida um feito notável...para nao dizer histórico...o FC de Arouca, que ainda há quatro épocas atras andava nos distritais da AF de Aveiro, chegou esta semana à liderança repartida da Liga de Honra / Oragina, ao vencer no reduto do Penafiel por 1-0, num jogo repleto de nervos e emotividade, a contar para a nona jornada do campeonato nacional.

Com os empates do líder Gil Vicente e do Trofense, tanto Penafiel como Arouca assumiam o comando se ganhassem. Os locais ficariam mesmo isolados, mas foram os comandados de Henrique Nunes, com um golo solitário de Kiko aos 88 minutos, a alcançar o primeiro lugar, em igualdade com as formações de Barcelos e da Trofa, mas com a liderança a pertencer ao Arouca que, recorde-se já foi conquistar um empate no terreno dos gilistas.
A equipa do Arouca entrou bem na partida, a jogar de forma desinibida, a demonstrar garra e ambição, chegando mesmo a dominar na primeira metade do encontro.
Com a acção cingida praticamente ao meio campo, fruto do calculismo inerente a quem tem muito a ganhar, mas também muito a perder, os remates da primeira parte não passaram de esboços de oportunidades de golo, mas não deixa de ser verdade que, fruto do maior pendor ofensivo, os forasteiros foram mais acutilantes e perigosos no ataque.
A tarde fria de Penafiel não afastou os adeptos, que corresponderam ao bom momento da sua equipa com uma afluência recorde ao Estádio Municipal 25 de Abril, mas a emoção reflectiu-se no relvado, com ambas as formações a darem o melhor de si para chegar à vitória, ficando o argumento que, a vitória servia a ambos para chegar ao topo da classificação.
O Arouca, com o melhor ataque da Liga de Honra (14 golos) apenas na sequência de pontapés de canto conseguiu criar perigo, primeiro através de Jeremie (27 minutos), depois por intermédio de Kiko (36).
O Penafiel, que estava imbatível em casa esta temporada em jogos do campeonato, regressou dos balneários decidido a vencer, com Diogo Rosado (57 minutos) e Kanu (59) a estarem muito perto do golo, tendo conquistado o meio campo adversário, fruto de duas subsituações inteligentes de Lázaro Oliveira, que com Victor e Guedes, tentou o tudo por tudo para chegar ao triunfo.
Completamente transformadas, as duas equipas carregaram no acelerador, imprimindo um ritmo elevado de jogo, com ataques sucessivos de parte a parte. Vítor, de livre, esteve perto, mas o guardião arouquense Marco, irrepreensível ao longo da tarde, negou-lhe o golo.
De cabeça perdida, os jogadores desentenderam-se, com o árbitro alentejano Luís Catita a distribuir cartões amarelos e os ânimos a exaltarem-se nas bancadas e no camarote presidencial, com as forças policiais a serem forçadas a intervir para acalmar varios adeptos do Penafiel, que durante o jogo não se cansaram de “provocar” o banco dos visitantes.
O jogo quente das bancadas foi acompanhado no relvado, com Kiko, na sequência de um livre, superiormente marcado, a garantir no “ cair do pano “, os preciosos três pontos aos FC de Arouca, para desespero dos jogadores do Penafiel, que, nos últimos minutos de jogo fizeram um “ forcing “ e estiveram perto do empate por três vezes.
O Arouca esteve em grande nível e com todo o mérito, soube resistir a tudo e conquistar a sua primeira vitória fora do seu estádio, igualando o Gil Vicente e o Trofense no topo da tabela, com 16 pontos, assumindo-se, no ano de estreia no futebol profissional, como a grande sensação da Liga de Honra.

FICHA DE JOGO :
Penafiel-Arouca, 0-1
Árbitro : Luís Catita, de Évora
Ao intervalo: 0-0
Marcador: 0-1, Kiko, 88 minutos
Cartões Amarelos : Ginho, Marco e Edu Sousa
Equipas:
Penafiel: Márcio Ramos, Dias, Sandro, Digão, Ginho, Bruno Madeira, Hugo Soares (Vítor, 45), Kanu (Manoel, 79), Jardel (Guedes, 73), Diogo Rosado e Michel
(Suplentes: Tiago, Ferreira, Vítor, Guedes, Manoel, Elizio e Cascavel)
Arouca: Marco, Steven, William, Kiko, Hernâni, Diogo, Babanco (Hugo Cruz, 89), Jorge Leitão, Hélder Silva, Jeremie e Edu Souza (Bruninho, 54)
(Suplentes: Pedro Soares, Hugo Cruz, Fernando, André Soares, Bruninho, Hugo Monteiro e Paulinho)

REPORTAGEM DE
Carlos Oliveira - texto e fotos