segunda-feira, 3 de janeiro de 2011


Para assinalar o início do novo Ano
JOVENS DA FREGUESIA DE ESPIUNCA
PROMOVERAM DESCIDA DE " RAFTING "


Para assinalar o inicio do novo ano, um grupo de jovens da freguesia de Espiunca promoveu na manha do passado Domingo, uma descida de “ rafting “ no Rio Paiva, numa jornada de saudável confraternização que terminou com um lanche convívio nas instalações do Moinho da Espiunca, onde todos tiveram oportunidade de reviver as emoções desta aventura radical pelo Vale do Paiva.

Numa manhã fria, ao todo foram quase três dezenas de aventureiros a enfrentar a corrente gélida do Rio Paiva, repartidos em três embarcações e liderados pelos monitores Victor Teixeira, Diogo Teixeira e Joaquim Santos, que ultrapassaram com grande entusiasmo o percurso previsto e venceram os rápidos com mestria e muita emoção, sempre com a adrenalina ao máximo, num dia que fica para mais tarde recordar.
E entre tantas sensações que ficaram por contar, fica o momento único de remar ao sabor da corrente, contrariar a força dos rápidos e orientar o raft à voz de comando, “ voar “ em sobressaltos de desnível mais acentuado, contornar com gloria a penedia que assusta, girar o raft para retomar a posição inicial, procurar um recanto para descansar ou mergulhar nas profundezas do Poço Negro, deixar-se levar pela corrente para testar o esforço individual, promover a brincadeira e a diversão quando a zona de chegada já está à vista, foi este o sintoma colectivo de um grupo de “ bravos “ que assinalou a entrada do novo ano em ambiente radical, com uma experiência inesquecível em águas bravas….para repetir em breve.
Cenas para conferir num vídeo que Marcelo Teixeira realizou e está a produzir e que há-de servir para uma avaliação escolar em Arouca, que todos desejamos seja amplamente positiva e possa potenciar um amontoado de excelentes recordações, de um dia vivido com intensidade, onde nao faltou a boa carne na grelha e cerveja sem limites.
No final, à chegada à Ponte da Bateira, todos estavam satisfeitos pelo sucesso da iniciativa e prometeram repetir a experiência em próxima oportunidade, mas alguns não deixaram de chamar a atenção para a falta de condições para quem, nesta região, pratica este espectacular desporto de águas bravas, nomeadamente a inexistência de um cais de embarque devidamente estruturado na zona da Espiunca e uma plataforma de desembarque na zona da Bateira, na partilha das freguesias de Travanca e Bairros.
É que para muitos a memória é curta e ainda está por digerir o tal fabuloso investimento prometido e anunciado com pompa e circunstancia, para o Rio Paiva durante a ultima Campanha Eleitoral...com acessos pedonais, pontes suspensas sobre o leito do rio, cais de embarque na Espiunca, estruturas de apoio aos operadores de águas bravas, tudo do bom e do melhor...
Passado mais de um ano, onde é que isso está ? Onde param os projectos ? O ditado é velho: com papas e bolos se enganam os tolos.

3 comentários:

  1. Adorei ver um grupo de jovens da freguesia da Espiunca, juntos,felizes, animados,... a descer as águas bravas do Paiva.
    É muito bom ver os jovens dos vários lugares juntos a conviver de forma tão saúdavel. Continuem... quem me dera ser da vossa idade...
    Que saudade...

    ResponderEliminar
  2. parabens pela iniciativa que merece o meu aplauso estamos abituados a ver sempre os de fora a tomar conta do nosso rio e nos nunca o aproveitamos as suas potencialidades
    foi uma boa ideia malta ....força e façam mais iniciativas destas
    Uma saudação amiga

    ResponderEliminar
  3. Até que enfim, que há alguém da nossa terra a usufruir desta riqueza e beleza natural que é o tão famoso rio Paiva e o seu raffting...
    Só tenho pena que a junta de freguesia e a camara municipal de Arouca não melhorem os acessos e as condições para a prática deste desporto... Há um ditado que diz: « Deus dá as nozes a quem não tem dentes»
    É pena...só se vão lembrar quando se realizarem novas eleições autárquicas...

    ResponderEliminar