quarta-feira, 6 de abril de 2011

Aveiro:
DISTRITO ADERE EM FORÇA

AO DIA NACIONAL DOS MOINHOS

- Espiunca ficou de fora, porquê ?

No próximo fim-de-semana, 9 e 10 de Abril, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que amanhã se assinala, terá lugar pelo quinto ano consecutivo, o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, uma iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.


Um total de 14 moinhos do distrito de Aveiro vão estar abertos para visitas gratuitas no próximo fim de semana. O Dia Nacional dos Moinhos assinala-se amanhã, mas é no fim-de-semana seguinte que a Rede Portuguesa de Moinhos (RPM), com o apoio da Sociedade Internacional de Molinologia, concentra as actividades alusivas à efeméride. Pretende-se chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral. Assim, no fim de semana de 9 e 10 de Abril estarão a funcionar e, abertos ao público para visita gratuita, dezenas de moinhos de todos os tipos, um pouco por todo o país, sendo que, cada moinho terá um programa de actividades próprio, com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras acções de sensibilização. Este dia poderá também servir para “identificar problemas e oportunidades, germinar projectos e ideias ou mesmo levar a cabo pequenas beneficiações, como limpezas, pinturas ou consertos de coberturas”, conforme evidenciou um dos responsaveis da iniciativa, de âmbito nacional. O Dia Nacional dos Moinhos é visto como uma “oportunidade única” para aumentar o número de pessoas e instituições aderentes à rede nacional, o que permitiria “ reforçar a sua implantação e representatividade ” e, a partir daí, fortalecer a sua “ capacidade de acção a favor dos moinhos tradicionais ”. Segundo Jorge Miranda, a iniciativa poderá contar com a participação de 120 a 150 moinhos a funcionar em todo o país, cada um com programas específicos de actividades. Quatorze moinhos asseguram a representação a nivel do distrito de Aveiro, mas a freguesia de Espiunca, que ostenta um desses engenhos não consta sequer do mapa, pela simples razão porque não aderiu …e impoem-se agora, que se questione, perante quem de direito, porque se desperdicou esta oportunidade única de promoção e divulgação da freguesia e do seu património tradicional ? No distrito de Aveiro aderem 14 engenhos a esta iniciativa do Dia Nacional do Moinhos, situados nos municípios de Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra, Castelo de Paiva, Vagos, Aveiro, Sever do Vouga, Águeda e Anadia, mas por incrivel que pareça, o concelho de Arouca não está representado, nem sequer pelo Moinho da Espiunca, que para além de ser evidenciado como cartão de visita da freguesia, tão apregoado é como referencia turistica desta terra do Vale do Paiva. Profundamente lamentável e imperdoável este esquecimento….

2 comentários:

  1. Bom dia,
    Quanto ao moinho de Espiunca e aos moinhos do concelho de Arouca, somos da mesma opinião que estes deveriam ter lugar na lista de locais aderentes a esta iniciativa. Para tal, sugerimos desde já que os responsáveis locais estejam atentos à organização do próximo ano, de forma a que, se assim o entenderem, possam aderir a esta iniciativa, de forma a poder dar a conhecer a riqueza do vosso património molinológico.
    Cumprimentos,
    Armando Ferreira
    (Colaborador da Rede Portuguesa de Moinhos e coordenador distrital da iniciativa Dia Nacional dos Moinhos)

    ResponderEliminar
  2. Vergonhoso e lamentavel que a junta de Freguesia de Espiunca tenha deixado passar despercebida esta iniciativa
    ainda andan a dizer que querem divulgaçaõ turistica da freguesia querem isto e aquilo se nao sabem aproveitar as oportunidades como esta
    sera porque ainda t~em que devolver 1400 contos desta obra e isso e uma vergonha falar ?
    Olhem a recomendação e estejam atentos para a proxima +para a freguesia nao voltar a ser ignorada senão para que serve a final essa obra do moinho, para tainadas por certo

    ResponderEliminar