sexta-feira, 1 de abril de 2011

EN 225 VAI SER CORTADA AO TRANSITO POR 120 DIAS


PONTE DA BATEIRA SOBRE O RIO PAIVA

VAI ENTRAR EM OBRAS PARA ALARGAMENTO

O interesse é de todos e o objectivo é excelente, mas a notícia não é, de facto, animadora para os utentes do Vale do Paiva que circulam e utilizam a EN 225 e apanha toda a gente desprevenida… o Contrato de Consignação da empreitada de recuperação e alargamento da Ponte da Bateira, sobre o Rio Paiva, vai ser hoje ser assinado em Aveiro, nas instalações da Direcção Regional de Estradas, segundo anunciou ontem fonte do Instituto de Estradas de Portugal, e aquela passagem vai ser encerrada ao trafego durante 4 meses.

A referida travessia permite a ligação entre os concelhos de Cinfães e Castelo de Paiva e há vários anos que, tal como é exigido também ao nível do pavimento, é reclamada a beneficiação e alargamento da ponte, sobretudo depois da requalificação há muito pedida pelas autarquias servidas por esta acessibilidade.

A Ponte da Bateira liga as freguesias de Travanca e Bairros, respectivamente nos concelhos de Cinfães e Castelo de Paiva. Além dos Presidentes das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia destes dois concelhos, vão estar presentes na cerimónia, representantes das direcções regionais de Viseu e Aveiro, da empresa Estradas de Portugal EP, bem como do empreiteiro que vai concretizar obra de alargamento da travessia.

Embora a Estradas de Portugal EP não tenha divulgado o valor final da adjudicação da obra, sabe-se que o concurso foi aberto com uma estimativa de 425 mil euros e com um prazo de execução de 120 dias.

A empreitada diz respeito ao " reforço da estrutura de alvenaria através da colocação de tirantes na direcção transversal da obra de arte e de uma campanha de injecções generalizadas, que terá como objectivo consolidar e conferir características resistentes ao material de enchimento com a criação de uma camada envolvente aos arcos resistentes de alvenaria de espessura mínima de 2 m ".

Nos termos do caderno de encargos, proceder-se-á à "execução de muros em betão armado junto aos encontros com preenchimento de betão ciclópico no espaço entre o paramento da ponte e os novos muros e revestimento do paramento exterior com alvenaria de pedra semelhante à existente na restante obra de arte".

A empreitada compreende ainda a "demolição dos guarda-corpos existentes e fresagem do tabuleiro" e a " execução do novo tabuleiro em betão armado ".

Esta obra de arte, sobre o Rio Paiva, está situada ao km 6,7 da EN 225, no limite dos distritos de Viseu e Aveiro, sendo que, para os autarcas de Castelo de Paiva e Cinfães, a empreitada agora assumida para a requalificação da Ponte da Bateira, pode ser um bom indicativo para a desejada concretização da beneficiação desta acessibilidade do Vale do Paiva, desde Castelo de Paiva até à vila de Castro Daire, num percurso de cerca de 70 quilómetros, conforme ficou assente na célebre reunião dos autarcas, governadores civis e representantes da Estradas de Portugal promovida em Fevereiro de 2010.

Com o incómodo da interrupção da travessia da Ponte da Bateira por 120 dias, os utilizadores têm a alternativa de utilizar a Estrada Municipal que segue até ao Couto – Souselo e apanharem a EN 222, para voltar à zona de Castelo de Paiva ou em direcção à Variante à EN 222, na direcção de Entre-os-Rios.

1 comentário:

  1. A noticia era excelente!!!mas infelizmente não se concretizou, esperamos que venha a ser uma realidade, pena é que algumas das partes interessadas, nomeadamente, os autarcas de Nespereira, nada tenham feito, pois já estamos habituados a que tal aconteça, porém e porque se aproxima o período eleitoral, não falte por aí quem faça promessas, para conservar os (tachos). José Oliveira de Nespereira.

    ResponderEliminar