sábado, 2 de abril de 2011

ÓBVIAMENTE QUE ERA MENTIRA...DE 1 DE ABRIL

Nem obras junto à Ponte da Bateira

Nem trânsito interrompido na EN 225



Claro que não podia deixar passar despercebida esta data, nem muito menos deixar de pregar uma partidinha…afinal só temos Dia dos Enganos uma vez por ano! Obviamente que a noticia aqui anteriormente editada era mentira…e da grossa. Antes fosse verdade, era sinal que tínhamos uma travessia mais ampla e segura na Zona da Bateira e que, a desejada requalificação da EN 225, também estava prestes a avançar.

Mas não… vamos continuar com a estreita passagem da Ponte da Bateira, onde quase não se cruzam dois ligeiros e vamos continuar com uma estrada miserável a servir a bonita e atractiva região do Vale do Paiva, e esquecidos para sempre por quem nos (dês)governa, que olha cada vez mais para o Litoral e cada vez menos para o Interior profundo. Recorde-se que, ainda recentemente, a Estradas de Portugal EP, através da Direcção de Estradas de Aveiro, investiu algum dinheiro na colocação de “ rail’s” de protecção nas zonas mais críticas e perigosas desta acessibilidade, entre Vila Viçosa e Travanca, bem como em marcos quilométricos ( referências das centenas ) que pouca utilidade têm e que não irá demorar muito a ser arrancados e surripiados por um qualquer comerciante de sucatas sem escrúpulos. O que se sabe, é que até hoje, nada de significante foi ainda decidido para valorizar a EN 225, desde Castelo de Paiva até Castro Daire, tendo em conta tudo quanto foi abordado e prometido na célebre reunião, em território paivense, em Fevereiro de 2010, com os autarcas do Vale do Paiva, os Governadores Civis de Aveiro e Viseu e os representantes da Estradas de Portugal EP. Por agora, resta-nos continuar a gramar uma estrada cada vez mais degradada, mais perigosa e que não serve os interesses do Vale do Paiva e da sua população, servindo para, pelo menos, desta vez, evidenciar a nossa brincadeira do primeiro de Abril

7 comentários:

  1. Caro amigo Carlos pela primeira vez visitei o teu blogue, da tua magnifica, e majestosa Vila Viçosa e desde já os meus parabéns pela iniciativa, pelo profisionalismo da sua apresentação, pelo brilho das tuas intervenções
    Parabéns. aparecerei mais vezes para comentar
    Já agora faz uma enorme força para o alargamento da Ponte Bateira
    Gr abraço
    M Vieira (de Bairros)

    ResponderEliminar
  2. Ola grande amigo Vieira
    um grande abraço e obrigado pela visita ao Blog de Vila Viçosa
    Faço o que gosto, tenho orgulho nisto e como sabes bem, empenho-me em fazer bem as coisas que idealizo...conheces me ha muito anos e recordo bem a tua vida autarquica em Castelo de Paiva e Bairros muito deve ao teu querer e à tenacidade.
    Nisto é igual, nem sempre somos compreendidos e reconhecidos, os elogios e os incentivos vem sempre de fora, porque " santos da casa nao fazem milagres ".
    Um grande abraço para ti e volta sempre
    O EDITOR

    ResponderEliminar
  3. Tu arranjas cada invenção amigo
    Um abraço do Fernando

    ResponderEliminar
  4. Eu também fui apanhado muito embora me tivesse lembrado que era o 1º de Abril, mas como tinha lido que andaram uns autarcas a percorrer a 225 para a melhorarem e como a juzante também já tinha havido uma intervenção na ponte de Caninhas!...
    A ponte da Bateira está mesmo a necessitar de ser alargada. Ainda me recordo de em cima dos guarda-corpos existirem quatro bolas graníticas que foram sucessivamente derrubadas para o rio pelas cargas dos camiões. Por ela passei bastantes vezes a pé quando ia para o velho externato Alfredo Vieira Guedes em Castelo de Paiva. Subia por um carreiro que existia no extremo da ponte.
    Gostei de ver o blogue que apanhei casualmente quando andava a saber a data do nascimento da EN 225, mas não tive sucesso.

    Saudações, (antonio)

    ResponderEliminar
  5. Eu também fui apanhado muito embora me lembrasse que era o 1º de Abril. Mas como tinha lido que andaram uns autarcas a ver a EN 225 para lhe darem beneficiações e como a juzante da ponte da Bateira também já tinha havido uma intervenção na ponte de Caninhas!...
    Bem me lembro ainda de na Bateira existirem quatro bolas de graníto em cima dos guarda-corpos e que foram sucessivamente derrubadas para o Paiva. Nessa ponte passei várias vezes a pé quando ia para o velho externato Alfredo Vieira Guedes em Castelo de Paiva. Subia por um carreiro que existia logo a seguir à ponte e que ia ter a Carreiros.
    Gostei de ver o blogue que encontrei casualmente quando andava na busca da data do nascimento da EN225, mas não tive sucesso.

    Saudações, (antonio)

    ResponderEliminar
  6. Ola António
    saudações para si e obrigado pela visita
    O que souber sobre o inicio da construção do traçado da EN 225 eu edito aqui....esteja descansado e fica a saber que nem todas as bolas de granito colocadas em cima dos guarda -corpos da ponte foram derrubadas ao rio...uma andou muito tempo no chão, num canto da ponte, até que uma carrinha resolveu parar e carregar
    Dava jeito em alguma obra ou jardim
    Um abraço do EDITOR

    ResponderEliminar
  7. Os serviços estatais prestaram sempre um mau cuidado às pontes, nesta também assim aconteceu, e todos sabemos o estado em que estava a de Entre-os-rios quando ruiu. A Direcção de pontes foi sempre um parente pobre, desleixado.

    (antonio)

    ResponderEliminar