sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A TER LUGAR NO PRIMEIRO DOMINGO DE OUTUBRO


ASCE VAI PROMOVER EM VILA VIÇOSA

CAMINHADA AOS MOINHOS


É já no Domingo, dia 2 de Outubro, pelas 9 horas, que a ASCE - Associação Social e Cultural de Espiunca vai promover em Vila Viçosa, uma iniciativa denominada CAMINHADA AOS MOINHOS.


O passeio pedestre terá inicio no Largo da Costa, em Vila Viçosa, seguindo um trajecto por antigos caminhos até ao Moinho Fundeiro, com passagens pela carreira dos moinhos, onde se localizam outras antigas estruturas artesanais utilizadas na moagem dos cereais que se encontram nas redondezas.

A visita será guiada pelo Sr. Manuel de Lobeitos, que se espera possa ter engenho e arte de comunicar e contar histórias das vivencias de outrora, de quem se dedicava e dependia desta vida dura de moleiro e de quem recorria a esta actividade agricola para rentabilizar o trabalho dos campos e garantir o sustento da casa.

A ASCE, interpretando diversas vontades, considera que esta actividade, irá ser um contributo para a defesa e preservação da história e património edificado e cultural da freguesia.

Ao lançar este desafio, a associação defende que esta caminhada permitirá a muitos palminhar caminhos desconhecidos e a outros, relembrar os tempos mais recuados em que era essencial a moagem do milho que as familias produziam nos campos agricola de Vila Viçosa.

No final, e segundo a organização, será realizado um piquenique de confraternização, com o " ataque " aos fárneis que cada um levar...

Para esta iniciativa, aconselha-se a levar roupa e calçado confortável, e boa disposição, para que a Caminhada seja um sucesso...

2 comentários:

  1. E esses moinhos estão recuperados ou em vias disso ou nem por isso? Certamente que essa associação terá aí trabalho a fazer. Os que eu conheço numa freguesia vizinha estão perdidos no meio dos silvados.

    (antonio)

    ResponderEliminar
  2. esta associação vai recurperar sim mas é as tradições de faca e garfo
    Antonio nao me faça rir por favor anda tudo ao mesmo borgas e pagodes e obras nenhumas

    ResponderEliminar