segunda-feira, 28 de maio de 2012


Pelas margens e encostas do Rio Paiva

foi um êxito que todos realçaram

Vila Viçosa acolheu pela primeira vez uma prova de BTT no ultimo sábado do mês de Abril.
Por minha iniciativa, já anteriormente, se tinha gizado uma prova parecida, privilegiando um trilho pelo Vale do Ardena, mas a falta de interesse demonstrado na ocasião, pela colectividade local, levou a abandonar a ideia.

O evento surgiu agora, pela mão do amigo Zé Rodrigues, que com um grupo de entusiastas da modalidade, realizaram uma prova, com sucesso e razoável adesão.
O passeio teve inicio no espaço exterior da sede do CCR de Vila Viçosa, percorrendo depois, as lindas margens e encostas do Rio Paiva, num percurso estudado de forma a conhecer território e paisagens emblemáticas de três concelhos vizinhos e bem diferentes: Arouca, Cinfães e Castelo de Paiva.
A organização contou com 30 fortes e destemidos participantes, assim como a presença de alguns elementos femininos, que souberam dar um toque de beleza à prova, mas a verdade é que mal se inicio a jornada, aconteceu logo o primeiro de muitos percalços, com uma bicicleta presa numa rede que não havia jeito de querer sair !!!
O grupo seguiu depois em direcção a S. Pedro ( Travanca ) e aí aconteceu, a partir da EN 225, uma descida vertiginosa  até ao Rio Paiva e foi, nesta parte acidentada do percurso, que surgiram os primeiros problemas técnicos, como correntes partidas, ocorrências que foram solucionadas pelo experiente mecânico de serviço, Silva.  
Nesta descida, também sucederam as primeiras quedas, a do mecânico e a do Manuel António, que por já se encontrar próximo da água, tentou nadar em seco!!! Foi então necessário parar e contemplar a paisagem…a beleza ali exposta do Vale do Paiva, numa das zonas bonitas do seu trajecto em direcção ao Douro.
Depois de um pequeno período de descanso, o pelotão deixou o concelho de Cinfães e atravessou a Ponte de Melo, recentemente recuperada pela edilidade de Castelo de Paiva, uma travessia desconhecida por muitos daqueles que vivem naquela zona, iniciando-se a subida até à Ladroeira, na freguesia de Bairros, do lado do território paivense, e com a subida puxada, lá vieram os problemas de uma dita pedaleira e em vez de parafusos levou pedras, pedrinhas e mais pedrinhas…!
Chegados ao cima da encosta, foi tempo de curar feridos, esticar pernas, tirar fotos e molhar a boca… passamos depois, junto aos fornos de carvão um sítio diferente e sinistro, a fazer recordar um paisagem do Vietname…
E se antes os heróis do BTT tinham enfrentado uma íngreme subida, estava a chegar o momento de encarar a descida em direcção à Espiunca, no concelho de Arouca…
Agora sim! O tempo foi para desfrutar da vista, da água, da lama e dos objectos não identificados deixados no meio do caminho… “ mais trabalho para o carro vassoura” e já na Espiunca tivemos direito a experimentar a areia da praia fluvial…ainda muito suja, apesar do tempo de veraneio estar próximo…
Retemperadas as forças, finalmente a última subida… de novo para Vila Viçosa,  que é como quem diz, “ a terra que nos viu partir “.
O Rogério, o homem da pedaleira, foi rebocado pela mota vassoura, um furo levou o carro vassoura a confundir-se em relação aqueles que vinham realmente mais atrasados… depois de desfeitas as confusões, o amigo Paulo ficou na companhia do carro vassoura, sendo constantemente enganado por este, pois “faltavam sempre três curvas para o final”.  
E aqui, é de realçar, que o motorista de camiões não desistiu e chegou ao final, cansado mas satisfeito. E como o inesperado acontece, quem diria que na aproximação da meta, junto à sede da colectividade local, ocorreriam mais dois “tralhos” de dois amigos que até as quedas partilharam, o Rui e o Hugo.
Após retirar as impurezas do corpo, com água não muito quente e algo cara, era tempo de atacar a comidinha e confortar o estômago. Á espera da malta do BTT, no campo de paintball, já na zona do Pocinho (local do almoço) estavam os homens do talho: o Zé, Eduardo e o Zé Manel (homem do volante) gente boa que tinham preparado um delicioso porco no espeto, que soube pela vida, bem regado com verde fresquinho e cervejola, prolongando-se a confraternização tarde fora, havendo ainda tempo, para uma animada diversão de paintball.
No final, o grande mentor da jornada, o amigo policia Zé Rodrigues, não deixou passar a oportunidade de fazer os agradecimentos, evidenciando o Nuno, da mota-vassoura, ao carro-vassoura e família; aos participantes colegas de trabalho e elementos do fantástico grupo do Bike 17Eco, aos participantes de Souselo, aos poucos participantes mas bons de Vila Viçosa.

7 comentários:

  1. Boa iniciativa, sim senhor so e pena que tenham vindo os de foram fazer isto
    parabens

    ResponderEliminar
  2. Ótima organização e ótimas paisagens para desfrutar.Gente especial que sabe bem acolher quem os visita.Todos os elementos de BIKE17ECO, agradecem a forma acolhedora como foram recebidos.Até uma próxima.

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo, "tenham vindo os de fora"!?
    Nós não viemos da Lua, também somos de cá e felizmente em Vila Viçosa sentimo-nos em casa, por essa razão é que cá voltamos.

    ResponderEliminar
  4. Isto é surrealista..." tenham vindo os de fora "...!!!
    Quando os da terra quiseram realizar coisa semelhante, foram logo desmoralizados com falta de apoio e atenção, tipo coisas que só servem para gastar e não dão receita...
    E agora ´são contra os que vem de fora...que moral !!!

    ResponderEliminar
  5. Que indireta ao C.C.R.V.V senhor editor...é tudo muito bonito mas quando é pra trabalhar ninguem apareçe agora pra ir pras reunioes mandar postas pro ar nao falta gente...

    ResponderEliminar
  6. Caro Anónimo, deves ser mais um frustrado da terra, pois a iniciativa foi colocada na mesa e não houve quem quisesse ajudar a organizar este tipo de evento, como muitos outros que tem havido na nossa santa terra. (Não dá lucros)
    Agradeço a paticipação de todos os participantes pelo convivio que nos causaram a todos. Muito Origado!!!

    PS. Por favor aos anonimos, para uma próxima dêm a cara, pois só assim é que somos Homens.

    ResponderEliminar
  7. tive pena de não saber antes do acontecimento, pois tambem participaria.

    quando ouver um encontro ou uma iniciativa em vila viçosa podiam anunciar, talvez aqui neste blog.

    ResponderEliminar