terça-feira, 31 de março de 2009

Livro dedicado à Terceira, nos Açores

Guido de Monterey publicou nova versão
sobre “ A Ilha de Jesus Cristo “

As Ilhas do Oriente também reeditadas

Numa edição da empresa “ Ver Açor Ldª “, o conhecido escritor cinfanense Guido de Monterey, acaba de lançar a 3ª edição, revista e aumentada, da sua magnífica obra “ Terceira – A Ilha de Jesus Cristo “ dedicada a este território encantador do Grupo Central do Arquipélago dos Açores, onde conta com a colaboração, em matéria de registo fotográfico, do jornalista Carlos Oliveira.

Em jeito de homenagem à ilha das festas e solenes tradições, da fé e da coragem, da abnegação e da fraternidade, o conhecido escritor radicado no Porto prossegue a sua saga atlântica, dedicando especial carinho à ilha histórica, das hortênsias e dos impérios, onde outrora nasceu o romancista Vitorino Nemésio.
Entre tantas obras já publicadas, desde romances, novelas, monografias e guias turísticos, muitos deles vertidos em várias línguas, esta é mais uma obra de relevante interesse turístico e cultural, a juntar a tantas outras, onde Guido Monterey aborda a realidade açoriana com um recorte literário caprichado e cativante e uma impressionante riqueza de pormenores.
Dir-se-ia que uma avalanche de amor o aprisionou ao arquipélago açoriano, dedicando a sua idolatria a todas as ilhas, muito embora seja a majestosa Ilha do Pico, terra do famoso verdelho outrora servido aos Czares da Rússia, a rainha da sua predilecção.
No seu jeito de relatar acontecimentos e evidenciar histórias, o autor demonstra um carinho especial pelas ilhas da Graciosa, S. Jorge e Santa Maria, talvez porque sendo menos conhecidas, o escritor procure compensá-las, oferecendo aos leitores um conhecimento mais completo e profundo.
Sem dúvida que, ao ler este livro, cada vez mais se gosta da terra açoreana, confirmando-se que, na imensidão atlântica, a Terceira é terra de alegria e graciosidade, no sol que a beija, nas flores que a vestem, na bravura das touradas à corda, na festas dos impérios e na religiosidade e simpatia do seu povo.
Quadros de uma beleza ímpar que Guido Monterey tão bem sabe retratar, numa linguagem acessível que a todos cativa e contagia...
Para além da colaboração da CM de Angra do Heroísmo, esta obra da “ Ver Açor “,conta com a participação fotográfica do jornalista Carlos Oliveira e de João Magina, da Associação “ Os Montanheiros “.
Recorde-se que, entre tantas outras obras dedicadas ás ilhas açoreanas e ao Arquipélago da Madeira, o escritor Guido Monterey tem em preparação novas edições sobre as ilhas da Madeira, do Pico, Faial, Santa Maria e S. Miguel, bem como uma interessante monografia sobre os bairros populares de Lisboa e outra sobre os “ arrabaldes “ da invicta cidade do Porto.
Por outro lado, Carlos Oliveira disponibiliza, ainda, a sua colaboração no livro sobre a Ilha de S. Miguel, bem como na monografia sobre Castelo de Paiva, editada já em 1997.
Surgiu assim, com digna apresentação e brilho, a terceira edição revista e aumentada de “ Santa Maria e S. Miguel – as ilhas do Oriente “, um trabalho notável que evidencia o encanto destas ilhas, abordando a sua história, o seu potencial turístico, a divisão administrativa, os usos e costumes e o fervor religioso das suas gentes.
O escritor, nascido nas terras de Cinfães, voltou a realçar o gosto pela realidade açoreana, escrevendo com conhecimento de causa, com realismo e requintes de poesia, numa linguagem sedutora que cativa o leitor a fazer a viagem e a conhecer estas paragens atlânticas, a meio caminho entre a Europa e a América, cujas crónicas de viagem prometemos também aqui editar, para conhecimento geral.

1 comentário:

  1. Parabens amigo ja sabia que tu alem da escrita tambem es bom na fotografia, gostava de ter um livro desses ou dis em que livraria se posso comparar um abraço e parabens

    ResponderEliminar