quarta-feira, 12 de agosto de 2009



Poeira foi “ inimiga “ dos pilotos
EMOÇÃO NA CATEGORIA OPEN “ SALVOU “
PROVA DE MOTOCROSS DE VILA VIÇOSA
· Luís Oliveira vitorioso nas duas classes em disputa


Não se poderá dizer que foi uma enchente, mas a prova de Motocross de Vila Viçosa até foi agradável de seguir e cativou algumas centenas de espectadores, mau grado as nuvens de pó que marcaram o desenrolar das corridas e que, foram o principal motivo das queixas de três dezenas de pilotos presentes nas duas classes em disputa.

Luís Oliveira foi o grande vencedor da Categoria OPEN, depois de assegurar um segundo lugar na 1ª Manga e ter triunfado na segunda, beneficiando de uma queda de António Oliveira, seu principal opositor, que chegou a vencer a 1ª Manga desta classe.
Alias, estes dois consagrados pilotos, pai e filho, evidenciaram toda a sua classe e experiencia na renovada pista de Vila Viçosa, localizada junto à EM 504, andando sempre no limite e incentivando o espectáculo, tendo Luís Oliveira, em Honda, assegurado também o triunfo na Classe 50 cc, onde o nível competitivo esteve muito aquém das expectativas, em virtude da “ fraqueza “ e antiguidade de algumas motos presentes.
Apesar de algumas queixas de pilotos e das broncas no final da 1ª Manga OPEN e logo no inicio da 2ª Manga 50 CC, protagonizadas por dois pilotos oriundos de Souselo – Cinfães, apoiados por alguns familiares e acompanhantes mais exaltados, pode dizer-se que a jornada até correu bem, sem incidentes, mas com vários reparos que devem ser tidos em conta, sempre na perspectiva de que é possível fazer melhor em futuros eventos…isto se houver vontade de os promover, porque é sempre difícil, perante as dificuldades e limitações que se conhecem, concretizar iniciativas desta envergadura.
A 1ª Manga da Classe 50 CC não teve grande história, Luís Oliveira em Honda, dominou do princípio ao fim, sempre com Silva Júnior e Nelson Cabeça no seu alcance, repetindo-se a supremacia na segunda prova desta classe, com algumas motas a arrastar-se pela pista para concluir a prova, sendo de realçar o excelente sétimo lugar de Tânia Patrícia, que se mostrou melhor preparada do que alguns jovens presentes.
Na Classe OPEN o nível competitivo foi elevado, o que acabou por “ salvar “ a prova de Vila Viçosa, uma vez que, ao contrário do que fora anunciado pela organização, não houve disputa das classes MX1 e MX 2 por falta de concorrentes.
O consagrado e antigo Campeão Nacional, António Oliveira, esteve imparável na 1ª Manga da OPEN, impôndo um ritmo impressionante e merecendo os aplausos dos adeptos, com o filho Luís Oliveira sempre a pressionar com garra e Eládio Rodrigues a mostrar grande entusiasmo para aguentar o 3º lugar, enquanto José Cunha, um piloto de Castelo de Paiva, também a evidenciar um bom andamento, a ficar na sexta posição.
Na segunda manga desta classe, António Oliveira teve um arranque fabuloso e marcou logo o ritmo da corrida, até que uma queda a meio da corrida e na curva que antecedia a subida para a recta da meta, o fez perder vários segundos, uma situação logo aproveitada por Luís Oliveira para passar para o comando da prova, consolidar a vantagem e assegurar o triunfo que lhe valeu a vitória final, no conjunto das duas mangas.
Voltando a garantir o 6º lugar na manga, José Cunha, em KTM, acabou por ser prejudicado na hora da bandeirada final, já que não se percebe como é que lhe foi atribuído o 7º lugar da classificação final, motivo que originou mais uma discussão com um dos responsáveis da corrida.
José Luís, o principal responsável deste 3º Motocross de Vila Viçosa, fez um balanço positivo da jornada, agradecendo a presença de todos, mau grado alguns pormenores que falharam no cômputo da iniciativa, desde logo a constante poeira no traçado a originar as queixas dos pilotos presentes, com a pista a ser pouco regada e apenas quase em cima das provas, quando o correcto deveria ter sido na véspera, na manha da corrida e antes das mangas, e se possível com tractores com cisterna, para possibilitar uma rega mais eficaz e enlameada, conforme acontece nas pistas mais conhecidas das redondezas.
Por outro lado, durante a manha, e ao contrário do que estava previsto e anunciado, não houve “ treinos livres “ agendados para as 10 horas, o que motivou algumas críticas de vários pilotos que vieram de propósito e foram embora almoçar sem testar o traçado, como seria normal.
A cerimónia de entrega de prémios, que deveria ser realizada logo após a final da categoria OPEN, não tinha razão para ser atrasada de tal forma, quando grande percentagem do público já tinha “ vazado “ do recinto, até porque o pessoal do registo das classificações foi demasiado rápido e eficiente a disponibilizar as classificações finais, para ser utilizadas na habitual chamada dos melhores classificados
Depois da fraca receita da iniciativa “ motard “, esta jornada de motocross, que contou com a colaboração da GNR de Arouca e dos Bombeiros Voluntários de Nespereira - Cinfães, entre outras entidades e empresas, serviu para que o CCR de Vila Viçosa pudesse ter agora algum proveito financeiro, pelo menos assim se espera, estabelecido na parceria acordada entre a colectividade local e a organização liderada por José Luís, pertencente ao Moto Clube do Mucifal, da zona de Sintra.


3º MOTOCROSS DE VILA VIÇOSA 2009

CLASSIFICAÇÕES


Classe 50cc : 1ª Manga

Luís Oliveira
2º Silva Júnior
3º Nelson Cabeça
4º Marcelo Viegas
5º André Freire
6º Mário Santos

2ª Manga

Luís Oliveira
2º Silva Júnior
3º Nelson Cabeças
4º André Freire
5º Francisco Duarte
6º Tânia Patrícia

FINAL 50 cc

Luís Oliveira
2º Silva Júnior
3º Nelson Cabeças
4º Marcelo Viegas
5º André Freire
6º Francisco Duarte
7º Tânia Patrícia


Classe OPEN - 1ª Manga


António Oliveira
2º Luís Oliveira
3º Eládio Rodrigues
4º Tiago Pedro
5º Francisco Pereira
6º José Cunha

2ª Manga

Luís Moreira
2º António Oliveira
3º Eládio Rodrigues
4º Tiago Pedro
5º Francisco Pereira
6º José Cunha

CLASSIFICAÇÃO FINAL “ OPEN “


Luís Oliveira
2º António Oliveira
3º Eladio Rodrigues
4º Tiago Pedro
5º Tiago Duarte
6º Dário Santos
7º José Cunha

7 comentários:

  1. Lembram-se do Aurélio do Martinho? Foi ele mesmo que, no seu programa de candidatura á Assembleia da freguesia de Espiunca em 1989, pelo Partido Socialista, pugnou pela já então esquecida Pista de Motocross.
    Ele bem quis... Mas não o deixaram! Felizmente a nossa Pista de Motocross está viva. Parabéns para quem a ressuscitou. Não importa quem e porquê. Importa apenas a sua continuidade e com a realização de muitas provas.
    Saudações a todos Vila Viçosenses de Aquém e Além Mar.

    ResponderEliminar
  2. Ja agora pode-se saber quanto é o CCR de Vila Viçosa ganhou com isto ???? Ao que se consta ainda vai ter que pagar divídas, veremos...

    ResponderEliminar
  3. Ja tou mesmo a ver o filme, andou tudo a trabalhar para ver se ajudava o Centro Cultural de Vila Viçosa e afinal o clube não ganhou nada e por certo ainda vai ficar mal visto apresentem as contas pra as pessoas saber o ke se passou ou sera que nao interessa ?

    ResponderEliminar
  4. Vamos lá a ver se eu entendo, se deu prejuízo e ainda existem despesas várias para pagar, quem é que vai assumir as dívidas ????????????????????????

    ResponderEliminar
  5. Sr. Rui está tão preocupado com isso? as contas mais tarde ou mais cedo irão aparecer certamente. se deu prejuizo não é você certamente k ira pagar...
    CCRVV...

    ResponderEliminar
  6. Ora bem é bom que paguem pro clube nao ficar mal visto senão o presidente do clube que as assuma.

    ResponderEliminar
  7. O Centro Recreativo de Vila Viçosa em vez de ganhar algum com estas iniciativas ainda ficou com as orelhas a arder oxala ke n/ tenhas dividas pra pagar, tava-se mesmo a ver

    ResponderEliminar