quinta-feira, 24 de setembro de 2009



CONHEÇA AQUI AS LISTAS CONCORRENTES
PSD, PS e CDU DISPUTAM AUTÁRQUICAS
NA FREGUESIA DE ESPIUNCA

Quase a terminar o mandato de 2005/2009, aproxima-se a passos largos o dia 11 de Outubro, escolhido para mais umas Eleições Autárquicas em Portugal.

Vivemos num País que tem 18 distritos, 308 concelhos, 4.257 freguesias e mais de 10 milhões de habitantes...que vai a votos no próximo Domingo ( eleições legislativas ) e a 11 de Outubro ( eleições autárquicas ), sendo que, em ambas vamos exercer um direito de cidadania e de eleger aqueles que, durante os próximos quatro anos, vão determinar os destinos de Portugal e, em particular, da nossa freguesia.
Este direito, constitucionalmente, consagrado a todos os cidadãos, corporiza um facto tantas vezes relegado e ignorado que é o direito de intervenção na decisão dos poderes de cidadania exercido no PODER LOCAL.
Não será por acaso que se designa que a freguesia é a " casa da democracia ", porque é aqui que funcional o acto eleitoral, porque é aos autarcas das freguesias que compete preparar e organizar as assembleias de voto e, mais importante do que o resto, é ás Juntas de Freguesias que os cidadãos recorrem, em primeiro lugar, para a resolução dos seus problemas.
Na freguesia de Espiunca, tal como no resto do país, conhecem-se as listas concorrentes e anima-se o cenário político, em vésperas de campanha eleitoral.
Por cá, tal como em todo o lado, já há muito que se fala em listas e eleições, ficando-se a conhecer cenários e protagonistas, algumas surpresas, cambalhotas e negociatas, coisas que confirmam que, mesmo a nível local, a politica passou a ser uma “ vergonha “ onde a falta de dignidade, convicções e carácter esta na “ ordem do dia “.
Gente que, a todo o custo, procura protagonismo, poder e interesses, que se queixa todos os dias que a actividades politica é chata, desinteressante e que só trás prejuízo, mas que na hora das eleições, até se esfolam todos para chegar ao poder…
O PSD volta a apostar em Henrique Pereira Soares, o actual presidente da Junta de Freguesia de Espiunca, que surge agora com uma lista renovada, com gente jovem, mas sem experiência da actividade autárquica, onde aproveita bem Helena Soares Pinto, até agora na Assembleia de Freguesia, para reforçar a imagem perdida com a actual secretária Fátima Fonseca, que se passou, recentemente, para a concorrência e mantendo Adriano Pereira Gonçalves, na eleição directa da AF.
Do mandato que agora termina, o autarca local é acusado de muita coisa, nomeadamente, de só ter olhos para o lugar de Vila Cova e esquecer de promover obra e actividades em Vila Viçosa, assim como, não ter dinheiro para nada nos últimos três anos ( nem para o passeio dos idosos ) e, neste ano de eleições, já ter dinheiro para tudo e mais alguma coisa…para além de ser acusado pelos próprios colegas de executivo e parceiros de bancada de, continuar, a tomar decisões à revelia dos respectivos órgãos, e promover a teoria da arrogância do “ quero, posso e mando “…
As acusações, a propósito da venda da Escola Primária de Vila Viçosa, e a tomada de posição feita à pressa ( tipo escrita de merceeiro ), que agudizaram o conflito com o edil Artur Neves também não ajudam muito…
Esperemos para ver, até onde aguenta Henrique Pereira e o PSD a pugna eleitoral, na perspectiva de não perder a desejada maioria…
Já no PS, as surpresas são mais que muitas, desde logo, a cabeça de lista, Fátima Fonseca, actual secretária da Junta de Freguesia, eleita pelo PSD, que agora resolveu “ bater com a porta “ e protagonizar a aposta socialista nesta terra do Vale do Paiva, acusando Henrique Soares, de “ tudo e mais alguma coisa “, depois de ter estado oito anos ( 2 mandatos ) a aparar a jogo e pactuar com a gestão da Junta de Freguesia.
Ficava-lhe bem se, muito mais cedo, tivesse “ partido a louça “ e tivesse desmascarado o comportamento autoritário e arrogante do autarca local, porque agora, em cima do acto eleitoral, por muito que tenha razão ( e terá certamente…) o seu crédito pode ficar hipotecado, colidindo com interesses próprios de quem está, obviamente, interessado, na vitória.
Dizem que o convite partiu do presidente da Câmara Municipal, o tal que andou a vender o partido a retalho, chegando a oferecer a candidatura ( por desconhecimento talvez… ) a gente afecta ao PSD e ao actual Presidente da Junta, mas isso são “ contas de outro rosário “…
O segundo da lista socialista é José Maria Oliveira, actual presidente da Assembleia de Freguesia pelo PSD, que protagonizou um bom trabalho neste mandato, mas que, por ocasião da Festa de S. Pelágio, entendeu incompatibilizar-se com Henrique Soares e passar a ser adversário directo…vá lá saber-se esta mudança tão radical…
Por incrível que pareça, António José Soares Barbosa, é o único socialista verdadeiro nesta lista socialista da Espiunca, talvez o único resistente à “ vassourada “ que Neves tentou protagonizar no PS de Arouca, onde a demissão e desfiliação de Campelo de Sousa, é apenas um exemplo…se bem que o ultimo elemento das lista seja mais socialista do que alguns que agora caíram no PS de “ pára-quedas “ e protagonizam cena hilariantes, inimagináveis há meia dúzia de semana atrás.
De resto, também a lista do PS integra gente jovem, que pode dar um novo alento à vida autárquica numa freguesia que, quer gostem ou não, continua parada no tempo, sem dinâmica cultural e a perder investimento para as terras vizinhas, onde a “ praia fluvial “ e o acesso à Igreja Matriz e ao centro da freguesia, continuam a ser, infelizmente, a vergonha mais evidente.
Ninguém por certo, esperaria ver a CDU a concorrer na freguesia de Espiunca…mas vai ser um facto. Sabe-se que, tudo se precipitou com o anúncio da cabeça de lista do PS, uma decisão que não caiu bem a muita gente, que preferia ver um candidato(a) socialista “ mais limpo e sem ligações “.
Maria Armanda Rocha é natural da freguesia, mas não reside por cá, o que poderá ser desfavorável na hora de medir argumentos e enfrentar o eleitorado.
No entanto, esta Técnica Oficial de Contas está esperançada num bom resultado e acredita ser possível “ ganhar “ os votos dos descontentes com a situação vivida no PS e os indecisos que, não querendo votar de novo em Henrique Soares, têm duas opções bem distintas…veremos em que param as modas.
Mafalda Granja e Carlos Martins Lopes são os parceiros mais directos desta candidatura comunista, onde se realça bem a predominância familiar, um aspecto que pode valer uns votos e constituir uma agradável surpresa, tanto mais que, alguém ficará a perder com esta participação que, se for bem sucedida, pode muito bem vir a ser “ o fiel da balança “ na estabilidade da Assembleia de Freguesia.
Aqui ficam, pois, as listas das três forças políticas ( CLICAR NO QUADRO ) concorrentes à Assembleia de Freguesia de Espiunca, na certeza de que, na participação cívica e na força do voto de cada um, está a vontade de fazer com que a nossa terra possa ter um MELHOR FUTURO…que se deseja para todos e não só para alguns!!!

26 comentários:

  1. mUITO OBRIGADO POR TER AQUI COLOCADO AS LISTAS PARA AS ELEIÇÕES A JUNTA DE fREGUESIA. AGORA JA PODEMOS APRECIAR E FICAR A SABER A TRAPALHADA E SEM VERGONHICE QUE PARA AÍ VAI. MAIS UMA VEZ PARABENS PELO SITE MUITO BOM DA NOSSA QUERIDA TERRA DE VILA VICOSA MERECE O MEU E O PLAUSO DE TODOS uM ABRAÇO

    ResponderEliminar
  2. essa do PS ir buscar a secretária do PSD e o presidente da assembleia do PSD ilustra bem a pouca vergonha que vai a politica neste país é o vale tudo pelos vistos e num venha ca dizer que as autarquicas o que contam é as pessoas quem tem principios tem caracter que se lixe a polotica todos querem é mamice Tou esclarecido

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Sr. admistrador do Blog
    Parabens pelo excelente espaço informativo que lidera
    E fez muito bem por aqui ao lado uma listagens de chas e mézinhas porque alguns candidatos e candidatas vão precisar de tomar umas boas doses ou engolir sapos
    Um abraço amigo e Viva Vila Viçosa sempre

    ResponderEliminar
  4. Estas eleições vao ser muito disputadas sem duvida vão prometer muita coisa mas o povo nao deve esquecer que andaram juntos oitos anos e agora como se zangaram-se as comadres descobre-se as verdades Ja e tempo de o povo nao se deixar enganar por estes falsos profetas que andam a cantar no coro, vao todos os domingos a missa cumprimentar o padre e bater com a mao no peito, dar catequese e participar nas comissoes de festas Sao todos iguais eles e elas querem é o poleiro mais nada

    ResponderEliminar
  5. Boa Noite
    obrigada por porem aqui as listas dos candidatos mas analisando as coisas fiquei com a sensação de uma coisa, se o presidente da junta ate agora manobrava como queria e lhe apetecia a secretaria e o tesoureiro de serabigões com estes jovens que arranjou para a sua lista esta se mesmo a ver que vai fazer, mais uma vez , o que lhe apetece. a coisa parece mesmo propositada e quem são eles para se impor, nada...pensem nisto

    ResponderEliminar
  6. Viva Vila Vicosa livre e independente dos cubanos do outros lado do rio !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Claro estas a espera de que ó anónimo pensas que o presidente da junta quer gajos esperto e inteligentes ao lado dele para o ajudar, ele quer é burros e tótos para lhes pisar em cima e continuar a fazer o que lhe dá na real gana...e o povo continua a assistir, lindo

    ResponderEliminar
  8. Haverá, porventura, gajo mais burro do que o "papas"? Papa hóstias,papa ignorância e papa o subsidio mensal que o povo he dá!
    Viva Cuba!

    ResponderEliminar
  9. Eu devo ser chinês, ou o AVISO que está aqui ao lado esquerdo deve estar em " mandarin "... Já disse e volto a repetir que, quem quiser comentar qualquer noticia ou crónica pode fazê-lo na boa, desde que respeite as regras da boa educação e não venha para aqui ofender ninguém. Se quiserem fazerem acusações graves podem fazê-lo, obviamente, mas têm que enviar por mail e assumir aquilo que dizem e fundamentar a acusação...lançar calúnias e difamar de forma gratuita aqui não tem acolhimento. Sejam civilizados...aceita-se o humor e a brejeirice desde que não ofenda, até porque quem " nao quer ser lobo não lhe vista pele "...
    Acho que já ando a avisar demais... Um abraço a todos e obrigado pela participação.
    o EDITOR

    ResponderEliminar
  10. Oi pessoal e eu que pensava que os cubanos eram os de Vila Viçosa para se livrar das redeas da outra margem e afinal voces dizem que os cubanos são eles ?????? ja nao percebo nada disso, destruam a ponte e eles que vao para Canelas pois nao e para la que quer dar 15 mil euros pro centro social.só a tiro

    ResponderEliminar
  11. Ainda bem que a CDU concorre este ano na espiunca assim os cubanos são melhor controlados e nao conseguem planear ataques a malta deste lado do rio...se o Hugo ( nao o candidato alaranjado ) Chaves sabe disso manda logo bombardear as posições inimigas e la se vão as promessas dos socialistas alaranjados

    ResponderEliminar
  12. Voce vem pra aqui so falar nos socialistas alaranjados mas parecem que se esquecem que o presidente da Junta tambem é vira casacas pois já concorreu pelo PS, passou-se para o CDS e agora é do PSD. naõa é preciso dizer mais nada pois não

    ResponderEliminar
  13. Boa Noite senhor administrador deste blog
    Gostava de lhe pedir um favor ee meter uma cunha Seja quem for o proximo presidente da junta de freguesia de Espiunca veja se me arranja um lugarzinho de Director ou Encarregado do Moinho na espiuca, porque assim nas tainadas passo a comer e a beber de borla, levo para casa e ainda recebo uma comissão por cada grupo que vai para la fazer chiqueiro...pode ser?????? veja lá por favor

    ResponderEliminar
  14. Boa noite ja vi os resultados das eleições na espiunca e o PS foi ultrapassado pelo CDS, ao contrario das europeias que tinha ficado na frente ja sabemos que aí o pessoal so pensar no PSD ate pode ser um cegueta ou rabeta que é psd mas isso é mau para os socialistas locais porque o CDs recuperou bem e nas auatárquicas em Arouca ja se pensa na possibilidade de chegar a um vereador como ja teve antes

    ResponderEliminar
  15. Pois eu acho que se o CDs tem concorrido na espiunca ainda fazia uma perninha e fazia trmer o PSD e muito mais o PS que me parece andar muito disfarçado, mas assim a CDu não terá grandes hispoteses, o povo por ca na quer nada com os comunistas e afins embora os outros sejam todos uns tachistas e vira casacas que andam a procura da mama como sempre

    ResponderEliminar
  16. Boa Tarde. O Sr. José Maria Oliveira não se "incompatibilizou" com o Sr. Presidente da Junta por acaso, como diz o artigo. Teve motivos, motivos esses que foram levados a reuniões e debatidos.Tudo feito as claras como deve ser. O que se pretende é o melhor para a Freguesia, seja quem for que lá esteja e seja qual for o partido vencedor. Quanto ao Sr. José Mª Oliveira, penso que já demonstrou ao longo da sua existência o seu amor pela terra nas obras estão a vista de todos.
    Clementina Oliveira

    ResponderEliminar
  17. Não é normal responder a comentários, mas a este ultimo faço-o com todo o gosto e com toda a legitimidade, porque, o que está em causa, é a clareza do artigo e a seriedade de quem o escreve.
    Reafirmo e evidencio o excelente trabalho do Sr. José Maria Oliveira, enquanto presidente da Assembleia de Freguesia de Espiunca, onde sempre demonstou denodo e empenhamento pela resolução dos assuntos da freguesia e será de bom tom reconhecer ( e já o fiz publicamente )a sua participação cívica, a sua dedicação e gosto a esta terra.
    No entanto, não deixa de ser uma verdade irrefutável que, a partir do início de Julho, deixou de estar, politicamente, ao lado do actual Presidente da Junta de Freguesia, onde coabitou solidariamente, ao nível da AF, durante quase 42 meses ( e ainda coabitará até 11 de Outubro ... é o que me apraz esclarecer...
    O EDITIOR

    ResponderEliminar
  18. Ola eu voto em santa Maria da feira e gostava de perguntar se posso ir botar aí também, quero ajudar os meus amigos do PSD, ja me disseram que agora no é possivel mas eu sei que é porque a quem faça isso Um abraço a todos e viva o PSD

    ResponderEliminar
  19. Já se sabe... A minha familia é a maior!
    Presunção e água benta cada um continua a tomar a que quiser.
    As obras são tantas e tão valiosas, que a minha terra é um exemplo de desenvolvimento económico, social e cultural inigualáveis.
    Basta de ser Asno ou Asna.

    ResponderEliminar
  20. Tenho vergonha de me identificar como cidadã da Freguesia de Espiunca. Motivo: AS PESSOAS SÃO CADA VEZ MENOS mas cada vez mais se insultam uns aos outros. Tudo por causa dos "Poleiros". No meu tempo de juventude muito galos e muitas galinhas ficavam sem poleiro, devido á falta de espaço das capoeiras e, não havia tanta "Guerrilha" nem Cubanos. Viva Sanguilhufe!

    ResponderEliminar
  21. Olha boa ideia, nao tenhas vergonha amiga, Sanguilhufe parece um bom local para montar uma base anti-cubana com anti-misseis e tudo, de lá cercamos os da espiunca e vila cova e defenimos a estrategia para tomar conta de tudo e Vila Vicosa passar a a ser livre e independente. Já tamos fartos de tanto domínio dos ditadores que so levam obras para Vila Cova e comida para os moinhos da espiunca.Vamos arrasar ides ver

    ResponderEliminar
  22. Olhem o zé disse no cafe da milita que é preciso fazer uma barrela nos politicos mal cheirosos da freguesia, porque não começar já uma guerra civil, tipo Norte-SUl, tenho amigos na ETA que dão uma ajudinha, até o Eira Velha já tem a entrada da fronteira toda armadilhada votamos a ponte do ribeiro abeixo e que vão por alvarenga para ver o que é bom prara tosse
    Cubanos sempre

    ResponderEliminar
  23. so para dizer que a lista do PSD esta incompleta pois faltam lá dois nomes ainda na lista se poem uns deviam por os outros tambem Afinal ke se passa para cortar os candidatos

    ResponderEliminar
  24. tomara a muitos ser cubanos é dor de cotovelo nao faz mal antes de canelas do que de CôRNES ganhou quem mereceu e quem mais trabalhou temos a melhor PRESIDENTE de sempre tasse bemmmmmmmmm

    ResponderEliminar
  25. A mim parece-me que o actual executivo anda a esconder muita coisa grave do tempo do anterior presidente porque tambem la estavam e agora nao querem ficar mal mas as coisa acabam por ser conhecidas para bem de todoss

    ResponderEliminar
  26. Nunca percebi o porquê dos habitantes de Vila Voçosa se recusarem a fazer parte de Espiunca. O que seria daquela terra se não estivesse inserida na freguesia de espinca??? Nada. Gostam de mandar em tudo e todos, mas pelo menos desta vez não tiveram sorte. Fazem e fazerão parte de Espiunca até sempre. Verdade tem de se dizer não fazem falta nenhuma a espiunca...mas só para os contrariar até gosto... (nem todas as pessoas de Vila Viçosa são assim) mas pagam uns pelos outros. Nós podemos ser cobanos voçes são indios.

    ResponderEliminar