quinta-feira, 17 de setembro de 2009


IC 35 também vai avançar até Mansores
Governo de José Sócrates dá luz verde
para continuação da Variante Arouca – Feira

Foi finalmente dada “ luz verde “ para que a obra da Via Estruturante Arouca / Feira possa avançar e ser concluída a breve prazo, potenciando a concretização de um sonho que leva já mais de uma década.

Num despacho com data de 28 de Agosto, o Governo de José Sócrates colocou o “ preto no branco ” e anunciou a abertura do concurso para a “ Concessão Vouga “ que inclui a Via Rápida entre Arouca e Santa Maria da Feira, integrando também a obra do IC 35, desde Penafiel / Castelo de Paiva a Mânsores, a ligação do nó da Via Estruturante em Escariz até à Zona Industrial do Rossio, a ligação de Vale de Cambra até ao Nó de Carregosa da futura auto-estrada A32 e, ainda, a conservação e manutenção ( durante o período da concessão ) de várias acessibilidades que estão em utilização nesta região do interior norte do Distrito de Aveiro.
Recorde-se que o Ministro das Finanças e Economia, Fernando Teixeira dos Santos, anunciou recentemente em Castelo de Paiva, no decorrer de uma visita às fábricas da Cerne e IETA, que já assinou, o despacho – conjunto com o Ministro das Obras Públicas, para a construção do IC 35 entre Penafiel, Castelo de Paiva e Arouca.
Paulo Teixeira, presidente da CM de Castelo de Paiva, teve oportunidade de manifestar ao Ministro das Finanças e Economia, a sua satisfação pelo avanço desta importante via estruturante e do interesse que ela representa para o concelho e para a região.
Recorde-se que o edil paivense, desde há muito, que tem vindo a lutar para que a obra do IC 35 possa avançar rapidamente, estabelecendo uma ligação rápida entre o território municipal e a A4 em Penafiel, mas sabe-se agora que o traçado anterior, que estabelecia ligação por Arouca ( Santa Eulália ), Vale de Cambra e entroncava no Nó de Talhadas, na A25, foi esquecido, ficando apenas garantida a ligação à Via Estruturante de Arouca, na zona de Mansores.


GOVERNO MANDA "EP" LANÇAR CONCESSÃO «VOUGA»


O Governo mandatou a EP - Estradas de Portugal, SA para lançar a "Concessão Vouga", que engloba entre outros melhoramentos rodoviários a ambicionada via estruturante Arouca/Feira, anunciou fonte do Ministério das Obras Públicas.
São mais de 300 milhões de euros de investimento, num conjunto de obras rodoviárias que devem estar concluídas e prontas a utilizar em finais de 2011.
Em despacho com data de 28 de Agosto, o Governo de José Sócrates declarou a abertura do concurso da Concessão «Vouga», integrando os seguintes itinerários:

IC35, entre Penafiel (IP4/A4) e Arouca (EN327), incluindo ligação à zona industrial do Rossio;
EN223 e EN327, entre Santa Maria da Feira (IP1/A1) e Mansores;
ER227, ligação de Vale de Cambra ao IC2/A32;
IC2, troço em serviço entre Oliveira de Azeméis Sul e S. João da Madeira Norte;
EN108 e EN224, troço em serviço entre Entre-os-Rios e Castelo de Paiva, incluindo a Ponte Hintze Ribeiro;
EN109, troço em serviço entre Maceda (IC1/A29) e Ovar (EN327);
EN109-5, troço em serviço entre Estarreja (IC1/A29) e Ria de Aveiro (entroncamento da EN327);
EN222, troço em serviço entre Ponte do Arda e a EM 504;
EN223, troço em serviço entre Santa Maria da Feira (IP1/A1) e Maceda (IC1/A29);
EN224, troço em serviço entre Estarreja e Vale de Cambra;
EN227, troço em serviço entre S. João da Madeira e o IC2/A32;
EN326, troço em serviço entre Mansores e Arouca;
EN327, troço em serviço entre Ovar (IC1/A29) e São Jacinto;
Ponte Hintze Ribeiro (nova).

3 comentários:

  1. Ola Carlos nao foste tu que disseste que essa via rapida ia passar por cima de Vila Cova perto do santo Adrião e então ja nao vai passar ?????

    ResponderEliminar
  2. António Sousa C de Paiva18 de setembro de 2009 às 06:39

    Oxala seja verdade e tenhamos um bom acesso e rapido a Penafiel para a A4 e A11, assim ficamos mais perto de tudo...ainda dizem mal do governo do pais

    ResponderEliminar
  3. Fui eu sim senhor...
    Conheci e acompanhei o processo ao lado dos autarcas de Castelo de Paiva e de Arouca, inclusive chegamos, todos juntos, e com os técnicos da EP - estradas de portugal, a percorrer o canal definido na ligação Paiva - Arouca, passando junto ao Monte de Santo Adrião e bem perto do acesso para Vila Cova
    Entretanto, outras decisões se tomaram a nível governativo, e o surgimento da intenção de investimento, com uma Central de Biomassa na zona de fronteira entre os dois concelhos, junto da EN 224, alterou o projecto e o traçado inicial previsto. Agora, ao que se sabe, e está definido na Consessão Vouga, já com despacho aprovado pelo Governo, a ligação do IC 35 segue pelo Pejão Velho em direcção ao troço da Via Estruturante de Arouca já construída e a ligar em Mansores.
    A ser assim, como já perceberam, a freguesia de Espiunca ficou a perder, mais uma vez, perdendo um nó de acesso a esta Via Rápida, que passará mais distante...Espero que tenha ficado esclarecido caro leitor...Um abraço

    ResponderEliminar