quinta-feira, 13 de maio de 2010

Comissão de festas satisfeita com o sucesso da iniciativa
CORTEJO DE OFERENDAS RENDEU MAIS DE 4200 EUROS
A FAVOR DA FESTA DE S. PELÁGIO DE 2010

Não se pode dizer que foi uma coisa em grande, nada comparado com edições de outrora, mas o Cortejo de Oferendas realizado no passado Domingo, a favor da Festa de S. Pelágio 2010, acabou por ser um sucesso e render mais de 4200 euros, o que até se pode considerar bastante bom, se comparado com o ano transacto e atendendo à pouca participação popular, destacando-se no entanto, os generosos donativos em madeiras e lenha.
Tal como no ano passado, já não se nota, ou melhor, não se vislumbra aquele entusiasmo de outrora, com grandes cestos e ofertas em grande estilo, donativos de relevo, muitos de tractores com madeiras e lenha, até porque o povo já não está tão colaborante, fruto talvez de abusos e atitudes indignas que foram cometidas em tempo ainda recente e que deixaram marcas ( ou deveriam deixar, porque como diz o povo sério: quem não se sente não é filho de boa gente…. ).
Todavia, o importante é que o Cortejo de Oferendas deste ano, que teve o acompanhamento do Agrupamento Musical “ Amigos do Douro , de Castelo de Paiva, mesmo sem ter uma grande participação popular, e uma presença maciça de gente de fora, acabou por correr muito bem e possibilitar a angariação de um bom pecúlio para ajuda das despesas da festa de 2010.
No total foram 22 tractores de lenha e madeira, para além das habituais ofertas de tapeçarias, quadros, artesanato e produtos regionais, enchidos e alguns cestos com iguarias caseiras.
No inicio do leilão, como sempre " conduzido " por Joaquim Amaral, e em representação dos juízes da festa, João Oliveira agradeceu a presença de todos aqueles que, de alguma forma, ajudaram à iniciativa, recordando o empenhamento de todos os que estiveram envolvidos na recolha das madeiras e lenhas oferecidas, destacando também a colaboração dos tractoristas que participaram no cortejo, ao mesmo tempo que louvou os jovens pelo seu trabalho e ajuda, e todos aqueles que, mesmo longe da sua terra natal, não deixam de colaborar para a realização da grande festa do Milagroso S. Pelágio, como sempre agendada para o segundo fim de semana de Julho.
Em dia da festa do Glorioso SLB, esta iniciativa da Comissão de Festas 2010, que manifestou o seu contentamento pelo êxito conseguido, terminou com uma actuação do Agrupamento Musical “ Amigos do Douro “, conjunto que também prometeu colaborar no próximo dia 26 de Junho, dia do Padroeiro em Vila Viçosa.

24 comentários:

  1. parabéns "ti joão".e companhia...s.pelágio sempre...sílvio.

    ResponderEliminar
  2. ao editor,pois tudo muito bem.mas estar sempre com o slb na baila não faz sentido....assim sendo terá que colocar a final da taça na próxima notícia.

    ResponderEliminar
  3. parabens pelo acontecimento, mas em Abril os jovens também fizeram jogos populares,
    é verdade sr Editor este ano não houve finalistas, na queima?
    o FCP ganhou a taça de Portugal....

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo seu comentário e parabéns pelo seu blog.
    Um abraço
    Cecília e Cristino(ilha das Flores)

    ResponderEliminar
  5. boa noite
    o que esta aqui em causa e a festa do s. pelagio ou melhor o cortejo de angariação de fundos para a romaria e nao a taça de portugal nao misturem as coisas por favor e dores de cotovelo

    ResponderEliminar
  6. nao se trata de dores de cotovelo, mas sim de igualdade de trato...bem mas viva a comissão de festas, viva vila viçosa, viva o s.pelágio.

    ResponderEliminar
  7. Passam o ano em fofocas de café e não colocam os pés na capela. Mandam os filhos a catequese e depois os mesmos não vão as missas a exemplo dos pais. Casamentos e baptisados só servem para exibir a vaidade e encher a barriga em almoços regados a vinho e cerveija. Roubam o estado em subsídios aos quais não deveriam ter direito. E uma vez por ano gastase milhares de euros em conjuntos, fogos e etc. São Pelágio envergonh-se de vós!

    ResponderEliminar
  8. pois mas muitos destes poupadinhos em relação a festa, se clhar não se dispoem a judar em nada...mas para comentar são unns pimpões...colaborem com nossa terra, pois o s. pelágio nem deveria aqui ser chamado.mas que haja festa conjuntos, foguetes e alegria.antigamente no tempo da verdadeira fome já existia a fulia e animação.se calhar até os antepassados do comentador anterior ja se alegraram com as noites e dias de festa do s. pelágio....força comissão viva a festa.....velórios está o pais cheio.

    ResponderEliminar
  9. Pois no ano passado era para ser uma festa da poupança e acabou por ser a festa rica e agora quem kiser as rikezas qque as aguente que mandai vir 3 bandas de musica que ainda e pouco para uma terra destas

    ResponderEliminar
  10. As festas religiosas foram sempre as festas do povo, povo simples e humilde. Fácil foi tornarem-se populares porque a religião era o povo crente, aqui e ali com um tipo de fé não muito esclarecida mas eram momentos de encontro e de divertimento saudável, ocasiões de descompressão das dificuldades proporcionadas pelas pesadas tarefas do dia-a-dia.
    Hoje, as festas, religiosas, em nome dos santos ou em nome da cultura e do convívio, tornaram-se verdadeiras exibições de afirmação, de riqueza e de vaidade: não importa saber quem faz melhor, mas quem mais gasta e mais figura faz, quem deixa os outros à distância.
    Assim, as nossas festas deixaram de ser religiosas, mas um desfilar de esbanjamento inútil do dinheiro que continua a sair dos bolsos dos pobres e humildes, porque a referência religiosa se mantém.
    Tirem às festas o nome dos santos e veja até onde chega o fôlego dos festeiros.
    Vivemos horas de dificuldades económicas. Dezenas e dezenas de milhares de euros são despachadas com a maior das facilidades, sem qualquer respeito pela intenção de quem deu e sem qualquer sentido de sobriedade e poupança.
    Que interesse têm as pessoas que não ligam nada à Igreja em promover festas religiosas? Fique claro que não meto tudo mesmo saco, mas também há por aí muito “artista”.

    ResponderEliminar
  11. é verddade sim senhor em Vila viçosa gastam-se milhares de euros em fogos para que para dizerem que sao os melhores e que é mais bonito do que o de bairros tenham juixo o tempo nao esta para luxos quem os quiser que os pague nao andem é a lixar o ze povo porque o santo nao precisa disso para nada parabens ao comentador de ontem que disse as verdades

    ResponderEliminar
  12. pois pois....quem não quer festas que fique em casa....pois bater palmas por bater só de loucos e unhas de fome....festa é festa o resto esqueçam.ou então não a façam...pois não estou a dizer que é preciso gastar muito para haver festa,mas ou se faz ou então realiza-se a missinha no dia e chega.deois vamos todos comer o cabrito.o mais importante....e após ir até ao rio...deixem-se de falabaratismos...e se já não crescem pelo menos envelheçam com categoria....

    ResponderEliminar
  13. até existemuita gente poupadinha em vila viçosa que gostaria que certamente o nosso pqueno grupo daqui da aldeia toca-se de borla.mas esqueçe que para eles levarem o nome da nossa terra por esse pais fora é necessário festas e dinheiro...pois como falaram e bem o dinheiro não é para esbanjar.mas é certamente para utilizar.pois o sector de travbalhadores artistas tambem que e precisa de viver dai ser necess~´ario festa...pois esta gente tambem constroi casas, come etc e da dinheiro a ganhar a outros.dai que se façam festas e se movimente a aldeia...estagnado já está o pais

    ResponderEliminar
  14. Boa noite
    o problema de muita gente é quer fazer vida de rico quando nao passa de um pobre e nas festas infelizmente ainda ha quem pense assim
    deveriamos fazer uma festa a nossa medida mais simples e singela mas digna e nao andar todos os anos a fazer de ricos com aquilo que nao temos
    Vejam o exemplo aqui perto do Senhor de Enfermos de Macieira que esta a cair de ano para ano e este ano foi uma amostra da grandeza que ja teve
    Ora se estamos em crise, o pessoal nao tem dinheiro e ja ninguem dá como dantes para que andarmos armados em grandes quando somos pequenos e depois andamos um ano a mendigar para fazer as coisas
    Pensem nisso mas nao deixem de amar o nosso padroeiro

    ResponderEliminar
  15. É muito interessante este debate acerca das festas religiosas.
    No entanto, penso que há aspectos das festas religiosas que lhes dão mais de negativo do que de positivo.
    O problema é que em muitos locais a organização destas festas está entregue aos tais "mordomos" que muitas vezes nem se chegam à porta da Igreja durante o ano. E, daí, vemos os tais abusos que dão à festa um carácter que é tudo, menos religioso.
    O importante é que as comunidades saibam dedicar, aos aspectos religiosos destas festas, o tempo e atenção necessários para os fazer sobressair e para que sejam estes os aspectos centrais.
    Eu também acho mal que, em muitas terras, a Nossa Senhora, ou o próprio Cristo tenham de competir com as Mónicas Sintras e os Clementes... o que estranho, pois não é preciso muito para lhes ganharem aos pontos!!!

    ResponderEliminar
  16. olha lá se nao disseste a verdade, dos mordomos nem sequer por o pé na missa durante o ano, agora andam lá para parecer bem
    bem dito sim senhor
    quem quiser luxos e riquezas que as pague O padre da freguesia ja no ano passado deixou o aviso em Março para a necessidade de poupar e fazer uma festa mais humilde mas alguem ligou??? pois sim agora que aguentem

    ResponderEliminar
  17. NOTA DO EDITOR

    Bom dia a todos
    agradeço a vossa participação e comentários, mas apelo ao vosso sentido crítico relevando a coerencia, bom senso e responsabilidade nas afirmações que fazem.
    Sobre o assunto em epígrafe, aconselhava alguns comentadores a (re)ler os trabalhos aqui editados antes da festa de S. Pelágio 2009 e as recomendações do nosso paroco antes de ser constituida a respectiva Comissão de Festas que, salvo erro, apenas assumiu funções na primeira semana de Abril
    Uma coisa é fazer uma festa mais modesta, mais genuina, sem gastar aquilo que nao temos, outra coisa é querer acabar com tudo e ser contra só porque nao se gosta...
    A FESTA DE S.PELÁGIO é o emblema desta terra e quanto á sua autenticidade está tudo dito...mas como diz um comentador " só se deve dar o passo conforme a perna "...
    Procurem ser ponderados e fundamentar as vossas opiniões...evitando evidenciar a regra do contraditório

    O editor

    ResponderEliminar
  18. pois essa do pobre e do rico...deve ser comentário de quem nunca se calhar meteu os pés na festa.ou gosta de ima boa comezaina a custa dos outros e uma festita lá no alto de s.pelágio para ter pretexto para a canecada....orgulhem-se da festa e ajudem.pois a festa realmente pode ser cara. mas quando se gasta tanto dinheiro mal gasto durante o ano.porque não fazer um esforço e dar uma ajuda maior no sabado da festa.isto em vez de encontrar prazer em coisitas citadinas estupidas...se calhar a terra que nos vai comer é de vila viçosa dai um pequeno esforço para termos uma festa digna todos os anos não será assim tão má ideia.ouquerem a festa com a bandita.o ranchito e o tacho cheio de feijoada de farta burros...pá identifiquem-se e façam a tal marvalhada bem a carrasqueira...se possivwel limpando os l´bios com as "mangas#...óu é festa ou celebra-se só a missa e pronto, ai já se poupa tudo...haja paciencia...

    ResponderEliminar
  19. ja estou a ver o filme na volta o amigo anónimo das 6h26 deve ser daqueles que come de borla ou anda sempre na crava para mamar umass bejecas e um prato de moelas ou uma bifana a pala mas nao deixa de se armar em rico para mostrar grandeza
    ai como a vida esta cheia de gente dessa
    mas a verdade o que importa e o nosso S. pelagio e mesmo longe nunca se esquece o nosso santo padroeiro um abraço a todos de Vila Viçosa

    ResponderEliminar
  20. afinal o comentário das 6h e carqueija incomóda...pois acabe-se ccom isto e vamos ajudar a nossa festa...

    ResponderEliminar
  21. ao amigo.pois se está longe lamento.mas desejo-lhe toda asaude do mundo para poder compartilhar nossa festa be quem sabe um dia talvez integrar a comissao.para quem não conheço muito boa noite ate um dia.viva s.pelágio,viva a comissão...

    ResponderEliminar
  22. SO VENHO AQUI DIZER UMA COISA
    QUEM QUISER LUXOS QUE OS PAGUE NAO ANDEM A CHATEAR A MOINA AOS OUTROS
    TENHO DITO

    ResponderEliminar
  23. boa tarde
    posso dizer uma coisa espero que nao cortem a minha opinião
    O grupo Sondagem nao fazia nada de mais que tocasse de borla na festa da sua terra em outros sitios tambem se faz isso
    e a verdade é que a noitada sempre com o Sondagem ja começa a fartar, saão da terra é certo mas ja enjoa, pensem noutra coisa por favor
    e deixem-se de luxos

    ResponderEliminar
  24. SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS 2011: LUCAS & MATHEUS (dupla brasileira) site www.lucasematheus.com, LÉO & LEANDRO (dupla brasileira)sitewww.leoeleandro.com.pt e AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON site www.ivason.com. Contactos: ANTÓNIO LOPES 960195669/913729192, endereço electrónico:antonio.alproducoes@gmail.com.
    Faculto orçamento desde que solicitado.
    Agradeço o favor de acusarem a recepção deste conteúdo.

    ResponderEliminar