segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ao Santuário de S. Bento da Porta Aberta
JUNTA DE FREGUESIA DE ESPIUNCA
VAI PROMOVER "PASSEIO DOS SENIORES"

A exempolo de outros anos, a Junta de Freguesia de Espiunca volta a promover o Passeio dos Idosos, uma iniciativa agendada para o próximo dia 19 de Agosto e que terá como destino o Santuário de Sao Bento da Porta Aberta, junto ao Rio Caldo, no Geres, no municipio de Terras de Bouro e a zona mais próxima do Parque Nacional da Peneda - Gerês, este ano uma vez mais, fustigado pelos incendios.

Trata- se de uma acção da autarquia virada para a vertente social, que desperta sempre um natural entusiasmo, quanto mais nao seja pela oportunidade de os mais velhos poderem disfrutar de um dia bem diferente, sair da rotina e partilhar um ambiente de alegre convivialidade, conhecendo outras terras, outras gentes.
As inscrições, orientadas para aqueles que tem idade igual ou superior a 60 anos, devem ser feitas até ao proximo dia 10 de Agosto, junto dos responsaveis da autarquia de Espiunca, ou atraves do telefone 913547893.
O culto a S. Bento, em Rio Caldo, deve a sua origem à influência dos monges de Santa Maria de Bouro. Em 1640, é construida a primitiva ermida, numa pequena elevação.
Segundo a tradição, esta possuía um alpendre, como a maioria das capelas do alto dos montes, e tinha sempre as portas abertas, servindo de abrigo a quem passava... daí lhe terá advindo a designação de S. Bento da Porta Aberta.
O actual Santuário é recente. Iniciou-se a sua reconstrução em 1880 e concluiu-se em 1895. São dignos de realce os painéis de azulejos da capela-mor, que retratam a vida de S. Bento, assim como o retábulo de talha coberto a ouro. Devido ao aumento do número de peregrinos, em 1998, foi inaugurada a actual Cripta do Santuário.
Outro dos atractivos deste Passeio dos Seniores da freguesia de Espiunca é a passagem por alguns trajectos do Parque Nacional da Peneda - Geres, que recentemente a TVI deu grande destaque e evidência atraves de uma das suas novelas, gravada na região de Arcos de Valdevez e do Santuário da Senhora da Peneda.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês, é o único Parque Nacional de Portugal e situa-se no extremo nordeste do Minho, fazendo fronteira com a Galiza, abrangendo os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre) numa área total de cerca de 72 000 hectares.
É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e variedade de fauna (veados, cavalos selvagens, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais).
Estende-se desde a Serra do Gerês, a Sul, passando pela Serra da Peneda até a fronteira espanhola
Inclui trechos da estrada romana que ligava Braga a Astorga, conhecida como Geira.
No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do Santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.

12 comentários:

  1. pois pois enganai.me que eu acredito
    ate agora nao havia dinheiro na Junta o presidente anterior deixou a gaveta a zero segundo se queixaram a alta voz mas afinal ja à dinheiro para passeios dos idosos e festas com o Sondagem e comes e bebes
    sinceramente...

    ResponderEliminar
  2. Viva
    acho muito bem estas iniciativas sociais e culturais
    e se já existiam antes acho muito bem que continuem a fazer
    Mas pergunto eu da minha humildade
    Voces nao diziam que nao tinham dinheiro para nada e que ate nao recebiam os ordenados??????
    de qualquer forma parabens à nossa autarquia pelo evento e ke tudo corra bem

    ResponderEliminar
  3. pronto agora ja nao berram mais ja acabou a bancarrota da junta já ha dinheiro para festas e festinhas passetas e porcos no espeto
    acabou o tempo das vacas ?????? magras na junta de Espiunca

    ResponderEliminar
  4. Parabens pelo passeio
    so quero ver se os amigos e afilhados tambem sao beneficiados como no tempo da outra senhora
    ficamos a espera para ver

    ResponderEliminar
  5. nao se esqueçam de levar porco no espeto para oferecer ao pessoal em Sao bento e ponham na conta da Junta
    tanta falatorio e agora é o que se ve eles conhecem a lição estavam lá antes todos juntos ma o povo nao esquece

    ResponderEliminar
  6. Boa noite a todos
    agora a nossa presidente da JUnta de Freguesia ja nao pode queixar-se mais que nao tem dinheiro e que encontrou o cofre vazio e que nao pode fazer obras, pois ja existe dinheiro para passeios e arraial popular com comes e bebes para o povo
    a gente sabe que o povo gosta disto mas assim obras nem vê-las
    afinal isto vai de mal a pior

    ResponderEliminar
  7. Estavam á espera de quê? Perguntem-lhe, se souberem, pela matriz ideológica do Partido Socialista? Quais os valores e principios que determinam o rumo,acção,e concretização do
    P.S.
    Senhor Editor: Peço-lhe que publicite as reuniões da Assembleia de Freguesia onde seja possivel a intervenção do público.
    Quero confrontar a suposta pseudo "presidentinha" vira casacas com questões muito concretas e objectivas.
    Temos, os de VILA VIÇOSA, que acabar com estas palhaçadas. Nada contra o passeio dos IDOSOS! Tudo contra a PALHAÇADA desta junta! Não acredito que, na minha terra, não exista gente capaz de assumir o destino da Freguesia! Podem não ser muitos, mas existem alguns... Portanto é tempo de ir preparando o caminho. Até porque o caminho faz-se caminhando...
    "Margem Direita da Paiva"

    ResponderEliminar
  8. Queria dar os parabens a junta de Freguesia pelo facto de ter colocado areia na marguen do rio paiva.Acho que alem de embelezar aquela margem, é bom ter um sitio para colocar uma toalha sem ser em cima da terra.passei lá um fim de semana magnifico.
    Quanto ao passeio desejo que a viaguem corra bem.
    Quanto a criticas.....
    Bom silêncio vale mais que uma má pergunta.

    ResponderEliminar
  9. Ze do Boné da Espiunca18 de agosto de 2010 às 07:03

    Segunda terca quarta e quinta...vai a malta passear e a Junta de Freguesia a pagar
    segunda terca quarta quinta sexta e sabado a presidente da Junta a dizer ja nao temos dinheiro para a festa de Agosto e para o porco no espeto
    obras....obras esquecam o povo anda esqucido

    ResponderEliminar
  10. è uma riqueza esta terra e esta gente
    ate agora a Junta estava na bancarrota a presidente queixava-se que nao tinha dinheiro que o presidente anterior deixou dividas e o cofre vazio mas afinal ja ha dinheiro para passeatas e festas populares
    tenham vergonha meus senhores
    se houve erros na anterior gestão ( e a verdade é que os houve mas nao tiveram tomates para os denunciar ) voces tambem la estavam metidos e sao tão culpados comos os culpados
    será que me entendem ?????

    ResponderEliminar
  11. Boa noite senhor editor
    so para dizer que foi enganado na noticia que fez
    e que neste passeio viajaram alguns que de idosos nao tinham nada
    ou seja afinal agora os amigalhaços tambem contam nao era só o presidente anterior
    certo ????????????????????????

    ResponderEliminar
  12. Senhor Editor: O Blog está muito adormecido! Não se passa nada? Não acredito...

    "Devidamente Acordado"

    ResponderEliminar