terça-feira, 31 de agosto de 2010


Iniciativa acabou por ter boa adesão popular

JUNTA DE FREGUESIA DE ESPIUNCA PROMOVEU
FIM DE SEMANA CULTURAL


Com o objectivo de promover um salutar convívio entre a população e algumas colectividades locais e, ao mesmo tempo, dar a conhecer algumas das potencialidades desta zona do Vale do Paiva, a Junta de Freguesia de Espiunca organizou nos dias 27,28 e 29 de Agosto, um FIM DE SEMANA CULTURAL, um evento que chegou a ser falado anteriormente, mas que nunca houve interesse e ambição de ser levado a efeito.

A iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal de Arouca, longe de ter uma grandeza relevante, não deixou de ter uma excelente adesão de visitantes e muitos foram aqueles que passaram pelo centro da freguesia, nestes dias em que a vivência cultural foi mais evidente.
Na noite de Sexta-Feira, houve cinema ao ar livre, com a exibição do filme “ O Pátio das Cantigas “, um “ best –seller” do cinema português de 1942, do realizador Francisco Ribeiro, e o dia de Sábado foi preenchido com várias actividades culturais e musicais, com a realização de um “ Pady Paper “, um concurso de conhecimento local, denominado “ O que sabes da tua freguesia ? “, para além de um espectáculo de teatro e variedades intitulado “ Tudo arde sem se ver “, com a participação da companhia representativa do Grupo Cultural e Recreativo de Rôssas – Arouca, bem como um concurso de Mini – Chuva de Estrelas e uma exibição de Karaoke aberta a todos os interessados.
A abertura de barraquinhas de produtos locais foi a grande atracção do evento e animou a noite de Sábado e o dia de Domingo e bonito foi ver alguns espaços bem conseguidos, a representar com toda a dignidade as tradições, costumes e sabores desta freguesia do Vale do Paiva.
Se o objectivo da entidade promotora, era promover um feirinha das tradições locais, então houve erros de palmatória que devem ser corrigidos em próxima edição, já que não se poderá evitar dizer, que foi lamentável, incorrecto e desajustado da realidade local, a presença de expositores com espaços dedicados à venda de roupas de feira, toalhas, brinquedos, quinquilharia e bugigangas, para não falar de CD’S, DVD’s, livros infantis e até rebuçados.
Se é certo que a iniciativa foi pensada com pouco antecedencia, também é certo que deveriam ter sido assumidos determinados requisitos de participação e incentivado outras presenças relacionadas com a freguesia e com as suas verdadeiras potencialidades, tendo sempre em conta a promoção e divulgação que se deseja para esta terra ribeirinha ao Paiva.
Por exemplo, notória foi a ausencia da grande maioria das colectividades da freguesia ( se é que foram todas convidadas), a demonstrar que, em termos de projecção e dinâmica associativa, estamos conversados...
A presença dos produtos da terra, como os produtos agrícolas, o mel, o vinho, a aguardente e os licores, bem como o tradicional fumeiro da nossa terra, tudo fazia sentido em termos de presença, assim como os petiscos regionais e os doces locais que se podia encontrar em dois ou três espaços do certame, com destaque para o Moinho Tradicional, onde se ia cozendo o “ Bolo com Carne “ a velocidade cruzeiro, já que as encomendas eram mais que muitas.
No artesanato local, destaque para o cesteiro António Silva, a trabalhar ao “ vivo “ e a mostrar a sua arte, bem como a habilidade do António Bantim, que de uma raiz de videira faz um eficaz “ saca – rolhas” e faz uma fisga enquanto o diabo esfrega um olho, sendo também evidente o interesse por rendas, bordados e outros trabalhos em tecelagem que se podia apreciar em outros espaços presentes.
A tarde de Domingo foi preenchida com cantares regionais e jogos tradicionais e soube bem ver a envolvência de toda a comunidade local a divertir-se em actos e acções que nos fazem despertar para a adolescência e para os tempos de outrora, sendo a noite animada com a participação do Agrupamento Musical Sondagem, de Vila Viçosa, que mesmo sem corrente eléctrica suficiente, lá conseguiu empolgar os presentes e promover um animado bailarico em frente à Igreja Paroquial.
Agradável presença no evento, entre outras entidades, foi a Vereadora Margarida Belém, do Pelouro da Cultura, Educação e Turismo, da CM de Arouca, que não deixou de elogiar o evento e se congratular com a sua realização, como forma de evidenciar e divulgar mais esta freguesia do extremo norte do território arouquense.
VEJA AQUI algumas imagens deste FIM DE SEMANA CULTURAL na freguesia de ESPIUNCA:
http://picasaweb.google.com/coliveira.periodista17/FIMDESEMANACULTURALNAESPIUNCA2010?feat=directlink

40 comentários:

  1. Boa tarde
    parabens senhor editor pela verdade da noticia e frontalidade como fala dos assuntos
    Na verdade nao me admirava nada que vendessem lá polvora e misseis iranianos pelos vistos valia tudo o que é uma grande tristeza
    podiam ter mais cuidado fazer as coisas com mais cabecinha e deixar de lado essa vaidade toda nao precisamos ser melhores do que os outros temos é que procurar fazer bem e o pessoal so nao fez melhor por certo e que nao os ajudaram tambem
    vejam se pro ano melhoram este acontecimento

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite
    quero dizer que sem duvida foi um evento muito valido e que merece repatição mas muito mal organizado ao que se viu
    a Junta de Freguesia que aprenda com os erros deste ano e para o ano faça melhor sem pressas
    mas sem duvida e uma boa realizaçao para a nossa freguesia parabens

    ResponderEliminar
  3. parabems ao ti Antonio Silva e a tia alice de Vila Viçosa dois verdadeiros artesãos que mostraram o verdadeiro trabalho antigo artesanal da nossa terra

    ResponderEliminar
  4. Se a vaidade e as borracheiras paaguassem impostos então alguns estavam depenados as figurinhas que por ali faziam
    parabens pela iniciativa

    ResponderEliminar
  5. BOM dia
    sera que essa associação social de Vila viçosa e so para os directores comer e beber a francesa
    que bonito exemplo afinal voces deram na espiunca
    agora ja se percebe porque e que os de la de cima nao quer aderir ao centro social de Canelas assim ja nao podiam comer e beber e apanhar bebededeeiiras fiquem onde estao que estao bem entreguues

    ResponderEliminar
  6. Pois se foram pra lá vender CD's e Dvds então para a proxima vou pra la vender perfumes pra ver se alguns nao cheiram tal mal a vinho
    que rica festa a junta nos arranjou mas obras nem v~e las mas tambem o povo nao precisa ta tudo bem na nossa santa terrinha ja nem divida a autarquia tem

    ResponderEliminar
  7. Tinha lá mais trabalhos artesãos sem ser o ti António Silva e a ti Alice, Gostei de os ver lá dou-lhe os parabens, mas tinha lá mais trabalhos, de artesão, se só viu os trabalhos desses dois viu mal.

    ResponderEliminar
  8. Boas,antes demais, Carlos gostaria de enaltecer o teu trabalho que é excelente.
    Só tenho pena que as pessoas que fazem os comentários não tenham coragem de os assumir, assim é muito fácil...
    Tenho pena que (o) ou (a) Vila Cova atenta só olhasse para os "vizinhos" e não estivesse com atenção aos "seus". Não tenho nada a ver com a associação nem tenho nenhum dos "meus" inserido na mesma, por isso não é nenhuma dor... Pelo que conheço das pessoas lá inseridas tenho a certeza que não lhe foram pedir dinheiro paa comerem ou para beberem,pelo contrário, s calhar até pagaram do próprio bolso para a srª ou o srº beber e comer. Quanto a associação penso que toda as pessoas têm direito de querer aderir ou não, afinal vivemos numa democracia... as confusões entre a população são pessoas como você que as arranja eu que tenho muitos amigos na sua terra e conhecendo-os como conheço, tenho a certeza que não corroboram com as suas palavras.

    Grato pela oportunidade.

    ResponderEliminar
  9. Boa Noite
    gostava de dar os parabens a todos os expositores ke tiveram na feirinha da espiunca e se alguns la tavam deforma incorrecta a culpa nao foi deles mas sim de kem os autorizou a ir pra la, nao respeitando as tradiçoes da terra
    ja agora parabens ao povo de Vila Viçosa ke teve em peso neste evento ao contrario do resto da fregueso kuando ha acontecimentos em vila viçosa
    um abraço a todos

    ResponderEliminar
  10. Boa noite
    Concordo no essencial com o que Carlos Oliveira e o Celso escreveram.
    É importante que hajam iniciativas na nossa freguesia.Naturalmente os erros devem ser corrigidos.Lamento que um ou outro (será sempre o mesmo?) só saiba criticar sem que dê ao trabalho de apresentar qualquer ideia válida para a nossa freguesia (basta apenas uma!).

    Deixem os Homens da Associação Social e Cultural de Espiunca sossegados. Aliás foi a única Associação da Freguesia a estar presente.

    Os que não querem que haja iniciativa na nossa freguesia podem ir para a freguesia dos outros (Canelas).

    Parabéns a todos que com as suas iniciativas ajudam a engrandecer a nossa freguesia. Espiunca é claro.

    ResponderEliminar
  11. Para o próximo ano, não se esqueçam da grande tradição que, acabou à poucos anos na nossa terra: A Pastorícia de gado caprino e ovino.Quem não se lembra dos Rebanhos do"Ti Jino" de VILA VIÇOSA?
    Não se esqueçam dos ex Pastores e ordenhadores que, felizmente, ainda existem!
    Não se esqueçam da montagem de um Circo. Os artistas já existem e nas mais diversificadas especialidades.
    Tive muita saudade, visual, de não poder ver uma foto da suposta "Presidentinha da Junta". Deve ter-se ocultado sob alguma capa, eventualmente, muito espessa e Lanar.
    Sempre da "Margem direita da Paiva" Para desgosto e tristeza da comentadora de Vila Cova Atenta e a já referida "Presidentinha da Junta".
    Sei que lhes custa muito, aos da margem esquerda, o facto de VILA VIÇOSA SER A CAPITAL DA FREGUESIA! Por todas as razões e mais algumas que, por fastidioso, não adianta explicitar. Mas sempre foi assim e,continuará a ser. É a Vida...

    ResponderEliminar
  12. Sublinhando as "palavras" do Senhor Celso, só quero acrecentar um pormenor bastante importante... dor de cotovelo!

    ResponderEliminar
  13. Pois se falaram em circo a verdade é que se via la muitos palhaços e cada palalhaçada no meio do adro que so dava mesmo pra rir
    e são estes artistas dirigentes de qualquer coisa nem uma imagem de responsabilidade sabem dar..........infelizmente

    ResponderEliminar
  14. Boa noite
    meus amigo de facto a Associação Social e Cultural de Espiunca foi a unica associação presente neste evento na Espiunca
    nao sabemos se as outras foram convidadas mas o nosso jornalista tem razao quando pergunta pelas restantes da freguesia e porque nao participaram?
    agora também é facto que esta associação social que e da Espiunca mas esta em vila Viçosa deu uma imagem muita negativa
    doa a quem doer basta ver alguns papeis dos seus directores que tristeza um ate andava pra la a mandar bocas foleiras sem razao
    mas cada um e como é e as atitudes ficam com quem as faz
    a Junta fez o que pode se alguns nao sabem ser gente provlema deles

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde! Queria agradecer a todos os seus comentários e em particular a alguns "anónimos" que me divertiram com a as suas bacoradas. Quanto às críticas, muitas delas são sem fundamento e apenas com sentido do bota a baixo. Quero deixar aqui o meu voto de confiança nos responsáveis do 1º evento cultural, espero que possam rectificar as coisas que correram menos bem em conjunto com todas as associações da freguesia. De recordar as palavras da Srª Presidente da Junta que pretende a união de ambos os lados da freguesia, do lado de cá já demos provas, falta o lado de lá. Bem haja!

    ResponderEliminar
  16. Senhor editor
    deixava-lhe um desafio
    edite só os post que sejam devidamente identificados e vai ver que ninguem participa e escreve
    por exemplo esse da Margem Direita da Paiva so pode ser alguem frustado ou que ande com uma azia fodida desde outubro passado
    nao será ?????? veja la isso senhor editor

    ResponderEliminar
  17. Que grande oportunidade, a sua, remeter-se ao silêncio. Ou então terá que continuar a suportar, por muito que lhe custe, a sua ira interior. Paciência... FORÇA MARGEM DIREITA DA PAIVA.

    ResponderEliminar
  18. Srª presidentinha nao
    Srª Presidente que tambem se usa e a senhora é diplomada
    senhor secretário engenheiro tambem se usa
    e já agora senhor tesoureiro empresario
    uma rica equipa que mete respeito basta ver a vaidade deles devolta do neves

    ResponderEliminar
  19. Ó senhor utente do BLOG, segundo me parece você não está identificado! Por este andar só terá direito a escrever n´um pergaminho e prega-lo na porta da igreja paroquial. Que acha do desafio?

    ResponderEliminar
  20. Boas tardes,
    Antes de mais o meu sincero agradecimento ao Sr Carlos de permitir aqueles que vivem longe de ter novidades da freguesia, parabéns tambem pela objetividade do texto.

    Tive a ocasião de estar presente durante os tres dias do fim de semana cultural na espiunca, e o que leio nos comentarios não corresponde aquilo que eu vi.
    Fico triste de pensar que otras pessoas, que como eu vivem à millares de kilometros desta aldeia vão ler estes comentarios que não refletem a verdade, e eles não se poderão fazer a sua propria idea, porque não estavam presentes.
    Para mim os anonimos que escrevem isto deviam pensar antes de escrever que a “roupa suja não se lava na internet onde ninguém precisa de saber se a margem direita se entende bem ou não com a margen esquerda”.
    Eu vi nestes tres dias: os jovens misturados com os menos jovems a ver un filme e passaram como eu um bom momento, eu vi o mesmo publico rirse e aplaudir un grupo de teatro (foi pena que a sala não fosse maior) eu vi jovens e menos jovens participar aos jogos e sem distinção de margen direita ou esquerda, eu vi o povo de toda uma freguesia divertirse, tambem vi uma presidente da junta investirse na organisação, mas não só, na segunda feira as 8h30 da manhã esta mesma presidente estava jà no largo da igreja para participar a desmontagem das barraquinhas e tambem a vi “seja dito” pegar num saco de plastico e começar a apanhar lixo, e isto é de salientar.
    E se nos deixasse-mos atràs de nos todas estas criticas negativas e posesse-mos as nossas ideas au serviço da nossa freguesia?
    Muito obrigado pela oportunidade

    ResponderEliminar
  21. O utente 2 deve ser daqueles que anda com dor do cotovelo, portanto trate-se se faz favor e nao chateie o pessoal

    ResponderEliminar
  22. Dou os parabens ao comentario de Lena, não sei quem é, mas foi isso que eu vi o povo a divertir-se, independentemente e unido....

    ResponderEliminar
  23. D. Lena, suponho que não a conheço! As suas "palavras" para mim estão bem empregues. As "guerras" já fazem parte do passado, hoje toda a gente se dá. É normal ver os jovens da freguesia a conviverem e a interagirem uns com os outros. Chama-se a isso presente, mas ao que me parece, continuam por aí uns retrógrados que não querem viver o presente e vivem na frustração de não fazerem parte de certos "ajuntamentos". Mas não se chateie se falam bem ou mal, ou se andam a lavar roupa suja neste espaço. São este tipo de comentários que alimentam e dão vida a um blogg, onde corremos desenfreados para dar uma espreitadela aos comentários.

    ResponderEliminar
  24. Eu tambem gostei bastante desta realizaçao cultural na nossa freguesia e tambem acho que deve dar os parabens aos participanmtes e ate a Junta de Freguesia que promoveu
    mas a verdade deve ser dita ha por ai muitos vaidosos que pensam que so eles e que sabem e que o que eles dizem é que esta certo so querem elogios e bem dizer mas quando se diz qualquer coisa de mal ficam logo mal encarados e de trombas
    esta e que e verdade e a gente vem os ve e la na feirinha da espiunca pensavam que tinham o rei na barriga
    santo deus

    ResponderEliminar
  25. ESCLARECIMENTO DO EDITOR

    Recentemente surgiram aqui, e foram editados, comentários de alguém que assina CARLOS ALBERTO, pessoa que espero de bem e que assina com toda a legitimidade e direito participativo.
    Todavia, para que nao possam surgir dúvidas e suposições ridículas e tendenciosas ( porque as há, e cada vez pior...) informo que nada tenho a ver com este comentador - participante e que, quando quiser, comentar ou opiniar sobre qualquer assunto fora do ambiente da responsabilidade do BLOGER, costumo assinar com CARLOS OLIVEIRA, o meu nome profissional e com o qual identifico os meus escritos há mais de três décadas.
    Só para quem algumas mentes tacanhas, daquelas que se desfazem em sorrisos quando subscrevemos o elogio fácil e nos viram as costas, quando apontamos algum errro ou falha, nao pensem que estou " metido " no mesmo barco.
    O comentador CARLOS ALBERTO é outro e por certo tem opinião própria, sendo sempre bem vindo a este espaço informativo, tal como todos os outros, se vierem por bem e com objectivos de argumentar com responsabilidade.

    O Editor

    ResponderEliminar
  26. Boa Noite
    gostava de dar os parabens ao meu primo Alberto pelo magnifico trabalho que tem feito pela nossa terra de Vila viçosa
    Sei que isto lhe da trabalho e canseiras e por certo ate algumas iniminzades por que se há quem goste outros havera que nao gostem e alguns so se dão bem com os elogios mas sabe bem saber que a nossa terra tem um espaço na Internet com esta imgem e dignidade, o que outros nao tem, talvez seja essa a dor de cotovelos de alguns
    Força primo vai em frente e bom trabalho

    ResponderEliminar
  27. parabéns ALBERTO pelo magnífico trabalho que tens desenvolvido em prol da nossa terra.Pena que nem todos compreendam o teu esforço e dedicação...SÍLVIO...

    ResponderEliminar
  28. Vila viçosa também está atenta!!!11 de setembro de 2010 às 06:00

    Muito boa tarde:-)
    Respondendo ao vila cova atenta... em primeiro lugar os directores não comeram á pála da associação. Além de terem o trabalho ainda pagaram o que consumiram. Ao contrário do pandeireta, que seria capaz de comer e beber á custa da associação. Por isso não tem o directo de julgar os outros sem as devidas provas se nem associado é!!!! Assim como o senhor é julga os outros. Inidónio com 5 litros em cada olho é o que o senhor é!!!
    passe bem.

    ResponderEliminar
  29. A figurinha que fizeram na espiunca diz tudo
    ainda bem que temos o Centro social de Canelas aqui perto para a nossa comunidade ter apoio soial porque dirigentes como vos son uma vergonha xau ja disse e esta dito tejam descansados que a gente nao vos xateia

    ResponderEliminar
  30. Se entitularam alguns de bebedos na festa é porque nao sabem a diferença entre bebedeira e brincadeira, pois se nao fosse o pessoal de vila viçosa nao haveria festa. Senao vejamos: Quantas barraquinhas tinha de vila cova??
    Vejam la se param de criticar e dao valor a quem o merece, porque se nao fosse o povo de vila viçosa comparecer em peso teriamos uma festa com duas ou tres barracas
    Parabéns ao povo de vila viçosa que colaborou com a junta para que esta primeira iniciativa tivesse sucesso.

    ResponderEliminar
  31. Se calhar, nem uma coisa nem outra. Apenas exibicionismo Parolo. Mas apontar no sentido das bebedeiras, não deve andar muito longe da verdade.
    Em Vila Viçosa existe,por parte de uns poucos(as), muita falsa aparência. A suposta grandeza, de alguns, não passa de mera fantasia. E as Marionetas? É melhor nem falar...

    "DO POCINHO AO PINHEIRINHO"

    ResponderEliminar
  32. GOSTEI MUITO DE LER O ARTIGO NO JORNAL DISCURSO DIRECTO SOBRE OS PALPITEIROS 5 ESTRELAS!! PARABENS! PARABENS TAMBEM A TODOS OS QUE CONTRIBUIRAM PARA AQUELE FIM DE SEMANA AGRADAVEL! 1 CUMPRIMENTO ESPECIAL Á SRª ALDA QUE JUNTAMENTE COM O SEU MARIDO AJUDARAM AINDA MAIS ANIMAR A FESTA!

    ResponderEliminar
  33. e mais nada...olarilas...

    ResponderEliminar
  34. NOTA DO EDITOR

    Dizer mal de tudo e de todos, apenas pelo simples facto de dizer, sem argumentos e fundamentação convicente, e muitas vezes cobardemente (sob anonimato), é fácil e alguns sentem-se bem com essa atitude de certa forma reprovável…. Mas enfim!!!! Cada um é como cada um...
    Para aqueles que só sabem dizer mal… um pensamento e uma reflexão para potenciar a análise e o rebate de consciencia :
    “ Uma das formas mais universais de irracionalidade é a atitude tomada por quase toda a gente em relação às conversas maldizentes. Muito poucas pessoas sabem resistir à tentação de dizer mal dos seus conhecimentos e mesmo, se a ocasião se proporciona, dos seus amigos; no entanto, quando sabem que alguma coisa foi dita em seu desabono, enchem-se de espanto e indignação. E a gente já os conhece de ginjeira...
    Certamente nunca lhes ocorreu ao espírito que da mesma forma que dizem mal de, não importa quem, alguém possa dizer mal deles. Esta é uma forma atenuada da atitude que, quando exagerada, conduz à mania da perseguição ou pior ainda, da vitimização...
    Exige-se de toda a gente o mesmo sentimento de amor e de profundo respeito que sentimos por nós próprios. Nunca nos ocorre que não devemos exigir que os outros pensem melhor de nós do que nós pensamos a respeito deles e não nos ocorre porque aos nossos olhos os méritos são grandes e evidentes ao passo que os dos outros, se na realidade existem, só são reconhecidos com certa benevolência. Quando o leitor ouve dizer que alguém disse qualquer coisa desprimorosa a seu respeito, lembra-se logo das noventa e nove vezes que reprimiu o desejo de exprimir, sobre esse alguém, a crítica que considerava justa e merecida, e esquece-se da centésima vez em que, num momento de desatenção ou de ridiculo orgulho e presunção, afirmou a respeito dele o que julgava ser a verdade. Esta é a recompensa, perguntará a si próprio, de toda a minha longa indulgência? O problema, visto do lado oposto, apresenta-se de uma forma diferente: ele nada sabe das noventa e nove vezes em que o leitor se calou, conhece apenas a centésima vez em que falou "...
    Tenho dito...
    Comentem com rigor, respeito e responsabilidade, saibam ser dignos de vós próprios.

    O EDITOR
    CARLOS OLIVEIRA

    ResponderEliminar
  35. Senhor Editor: O blog acabou? o que se passa? Não se deixe intimidar!
    Não se preocupe com os (as) "ailarilas" nem perca tempo com banalidades. Porventura, apenas uma minoria terá percebido e interiorizado o teor da sua NOTA.
    Vila Viçosa... Sempre!
    Reconhecidamente,
    "Da Virtude Misturada com Defeito"

    ResponderEliminar
  36. Parabens á organizaçao desta feirinha
    afinal ate tevve cariz internacional o Antonio da Alda e um artesao de modos que internacional do melhor que ha foi da melhores coisas que la puseram ele topa qualquer festinha
    Parabens alberto pelo blog e pelo trabalho que tens

    ResponderEliminar
  37. NOTA DO EDITOR :

    Obrigado pela sua preocupação caro anónimo...é claro que o BLOG de VILA VIÇOSA não acabou nem sequer está a prazo, o problema é que vivemos numa terra que, apesar da sua beleza, nao tem assunto noticioso em abundancia para alimentar o quotidiano deste espaço informativo.
    E, por outro lado, quem o gere tem vida própria e outras coisas para fazer...
    Mas acredite, que nao sao os " ailarilas " nem os politiqueiros e comentadores de meia- tigela, que só olham para o seu próprio umbigo ou pavoneiam a sua vaidade saloia que me afectam ou tiram o sono...
    Esses a gente já os conhece há muito...pena é que so aparecam por cá " quando o rei faz anos " para engrossar o séquito presidencial
    Por muito que possa doer,o rigor,a verdade e a e frontalidade marcam a matriz que esteve na génese deste espaço... e eu já estou habituado a passar de " bestial a besta "...
    Quando se gaba e elogia és o maior, um verdadeiro profissional, um grande jornalista, quando se critica, ainda que forma construtiva e educada, ou se denuncia qualquer coisa, já és uma besta um merdas qualquer...
    Mas comigo, " antes quebrar quer torcer " e chantagem NUNCA...
    Sempre foi assim, desde palpiteiros e politiqueiros!!!
    Um abraço para a " Virtude misturada com defeito "

    O editor
    Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
  38. Caro editor,
    Foi com grande alegria que descobri, por acaso numa das minhas pesquisas na net, a existência de um bogue com informações sobre a freguesia onde nasci.
    Rapidamente o blogue passou a fazer parte dos meus "favoritos" pois mantinha-me informado sobre as minhas raízes. No entanto, é com grande tristeza que constato que afinal não é uma coisa boa, pois está a ser utilizádo como um meio de ataques ridiculos, está a fomentar guerrinhas de outrora, que nos tempos que correm, com pessoas cada vez mais bem formadas (pensava eu), já não existiam.
    É lamentavel procurar informações sobre a nossa terra e encontrar este tipo de comentários que estão acessiveis a todos, em qualquer parte do MUNDO.
    Caros amigos, vamos valorizar as iniciativas, a evolução está dentro de nós, se as mentalidades não mudarem como poderão mudar os comportamentos?
    Aspectos negativos há em todo o lado, em cada um de nós, ninguém é perfeito, por muito que se procure ... a perfeição não existe! Vamos todos juntos valorizar o lado positivo das coisas, só assim é possivel evoluir.
    Nos tempos que correm falar "do lado de lá" e "do lado de cá do paiva" parece de apenas digno de pessoas que pararam no tempo. Em todos os anos que tenho de vida nunca uma expressão como esta ou uma simples ideia destas me passou pela cabeça... talvez tenha mais com que me preocupar...com as coisas boas, com a beleza da nossa terra!

    ResponderEliminar
  39. NOTA DO EDITOR

    Tem razao o estimado visitante...já tenho abordado o assunto várias vezes e apelado ao bom senso, ao respeito e sensatez, mas já percebeu que nao é fácil, porque infelizmente existe gente que nao entende e nem quer entender mesmo...
    Tambem acho que essa ridicula " rivalidade " de outrora já nao existe, nem sequer tem motivos para existir, mas enfim...ainda há quem hipócrita e covardemente, alimente a ideia
    Veja o caso do ultimo conteúdo informativo anexado ao " beckoffice " deste espaço...um caso exemplar de como a malta jovem, querendo, está unida, dão-se bem e lutam por objectivos comuns
    Tinha um remédio santo pra essa " doença " ...bloqueando e impedindo comentários, mas será que restrigindo a liberdade de opinião e o pensamento das pessoas, nao estaremos a provocar uma situação onde só se fala a uma só voz e nem o direito ao contraditório existe ?
    Defendo que os blogs devem proteger a liberdade de expressão a partir do momento em que decidem aceitar comentários aos artigos. Se as pessoas não entendem que liberdade de expressão não é o mesmo que vir para aqui lançar suspeitas e atingir a dignidade das pessoas, então podemos ter que exigir que, as pessoas se identifiquem para poder comentar, e isso não seria o desejável…certamente.
    Porque no final da equação, cabe a cada um a responsabilidade pelo que escreve.
    Ao blogger, cabe a gestão do blog e da liberdade de expressão de cada um, analisando cada caso no seu contexto.
    Um abraço e obrigado pela sua válida sugestão...
    O EDITOR

    ResponderEliminar