terça-feira, 3 de agosto de 2010

UMA LOUVÁVEL INICIATIVA DA ASC DE ESPIUNCA
Encontro de alunos da Escola Primária de Vila Viçosa
foi um sucesso reconhecido por todos

- Padre Vilar evidenciou espírito bairrista da terra

Conforme se esperava, foi um sucesso e teve um excelente adesão, o Encontro de Confraternização de Ex-Alunos da Escola Primária de Vila Viçosa, uma louvável iniciativa da Associação Social e Cultural de Espiunca (ASCE) que decorreu no passado Domingo, no amplo espaço daquele estabelecimento de ensino, entretanto desactivado para efeitos escolares.

Este Encontro - Convívio, que despertou natural entusiasmo e expectativa, foi aberto a toda a população, tendo sido assumido como uma excelente oportunidade para reencontrar antigos companheiros e, ao mesmo tempo, servir para promover um salutar convívio entre as várias gerações de alunos e professores que passaram pela bonita e airosa Escola Primária de Vila Viçosa, que continua a ser a referencia do enquadramento paisagístico desta acolhedora terra do Vale do Paiva.
Muitos foram aqueles que, volvidas várias décadas, voltaram ao espaço que os acolheu na Instrução Primária e, não foi difícil reparar, no saudosismo evidenciado e na nostalgia das palavras que marcaram a narrativa de factos, das histórias e casos da vivência de outrora, quando a escola ainda era o seu mundo.
Antigos alunos e algumas professoras, apenas quatro, que leccionaram nesta escola emblemática, cruzaram-se nesta iniciativa da ASCE que, segundo o presidente João Avelino, serviu para recordar momentos e viver emoções, de uma vida passada mas que deixa saudades, não fosse a escola o cenário que nos prepara para a vida.
O evento, que teve como cenário as instalações da Escola Primária, desactivada há quatro anos, teve o início com a celebração de uma Missa Campal, acompanhada pelo Grupo Coral local e celebrada pelo Reverendo Padre Américo Vilar, outrora pároco desta freguesia e um grande amigo desta terra, a ele se devendo o impulso de algumas obras marcantes da freguesia.
Na homilia que proferiu, o Padre Américo Vilar repartiu a intervenção que proferiu em duas vertentes, orientando a mensagem aos presentes para o espírito bairrista que sempre marcou a localidade, que considerou bastante progressiva e empenhada em promover a cultura e o desporto de uma forma activa, numa comunidade sempre muito honrada e hospitaleira.
Felicitando os promotores da iniciativa, o reverendo recordou que Vila Viçosa e a sua comunidade sempre viveram em torno da imagem do padroeiro São Pelágio, e lembrou aqueles que passaram pelos bancos da escola e, que no tempo actual, estão espalhados por todo o lado, enfrentando a vida, mas nunca esquecendo a terra que os viu nascer.
Mostrando-se conhecedor do “ dossier “ da futura utilidade a dar a este equipamento escolar, o Padre Vilar exortou os dirigentes da ASCE a não baixar os braços e a continuarem a ter esta postura lutadora, corajosa e interessada, procurando dar um contributo válido para a valorização deste espaço em prol da comunidade de Vila Viçosa, evidenciando depois a união e o bairrismo que sempre caracterizou este povo, simples e humilde, traduzido em obras de grande interesse colectivo, como foi os melhoramentos no Adro e Capela de S. Pelágio, a Estrada Municipal entre Vila Viçosa e Fornelos e o Paque Desportivo local com as suas instalações, entre outras intervenções.
Daí deixar uma palavra de esperança para que, no compromisso entre entidades e instituições, o edifício da Escola Primária de Vila Viçosa possa ser devidamente aproveitado e estar ao serviço da população, incentivando que a capacidade de iniciativa da ASCE possa fazer frente aos “ Velhos do Restelo “ , que sempre aparecem para travar ideias e projectos.
Seguiu – se o Almoço de Confraternização com porco no espeto e outros pitéus na ementa, para mais de duas centenas de participantes, não faltando depois o acompanhamento musical no repasto e durante a tarde, para os mais afoitos darem um pé de dança, onde foi bom constatar o regresso do amigo Victor Nunes , ex. Agrupamento Sondagem, agora imigrante na Suíça, que mostrou que os seus dotes de bom acordeonista se mantém intactos.
O presidente da CM Municipal de Arouca esteve presente no Encontro e, ao lado da presidente da Junta de Freguesia de Espiunca, felicitou os responsáveis da ASCE e congratulou-se com a iniciativa, aproveitando para falar no projecto do futuro Centro Cívico que potencia a recuperação das instalações escolares para fins sociais...
Espera-se agora que este discurso não seja mais um dose de retórica para satisfazer o povo e o projecto possa avançar em definitivo e não seja atrasado por mais tempo.
Pelo recinto tambem passou o presidente da Junta de Freguesia de Alvarenga, certamente como convidado, bem como como o Revendo Padre José Paulo Teixeira, que apesar dos mil afazeres da pastoral, nao deixou de dar gáz na sua moto e vir junto desta comuniadde e trazer um sorriso e uma mensagem de carinho e de partilha do verdadeiro sentimento da amizade.
Durante a tarde, as professoras presentes foram homenageadas pela entidade promotora da iniciativa e, para além do gesto simbólico da entrega de um ramo de flores, tiveram oportunidade de fazer uma foto com vários alunos(as) que marcaram as suas classes, na passagem por esta Escola Primária.
No final, a ASCE, através do seu presidente João Avelino, fez um balanço muito positivo da jornada e evidenciou a sua satisfação por tudo ter corrido bem, dentro das expectativas da organização, prometendo o dirigente que outras iniciativas vão surgir a seu tempo, sendo que o apoio aos jovens, á terceira idade e aos grupos carenciados, são a principal prioridade da associação, que também mantém a aposta na recuperação e preservação do património cultural da freguesia e na promoção cultural e social.
Recorde-se que a ASCE resultou do movimento desencadeado, em Fevereiro de 2009, para se opôr a certas “ habilidades “ que foram sendo conhecidas, e para que a Escola Primária de Vila Viçosa e o seu logradouro não fosse vendida e se destinasse a fins sociais, nomeadamente um Centro de Dia, tendo na ocasião sido recolhidas 160 assinaturas num Abaixo – Assinado que foi entregue na CM de Arouca em Março de 2009.
A 15 de Maio do mesmo ano foi lavrada escritura de constituição no Cartório Notarial de Arouca e subsequente publicação do acto e no mês seguinte realizou-se a primeira Assembleia Geral das ASCE que elegeu os Corpos Sociais para o biénio 2009/2011, sendo presidente da Direcção, João Avelino, presidente da Assembleia Geral, João Oliveira e José Maria da Silva Pinto, presidente do Conselho Fiscal.
Bonito foi ver algumas lembranças do tempo da escola, espalhadas pelas mesas, trazidas do baú de recordações de vários alunos que, com orgulho e satisfação mostraram e partilharam fotografias e processos escolares desse tempo, numa prova evidente de que o tempo não conta quando o espírito nos faz refrescar a memória e dar a conhecer o que, com gosto, fomos vivendo.
Uma iniciativa a repetir, sem dúvida...
VEJA AQUI ( basta clicar no endereço anexo ) algumas imagens deste Encontro - Convívio, realizado em Vila Viçosa no passadoDomingo :

23 comentários:

  1. Bonita festa sem duvida
    pena foi que aqueles que diziam adorar tanto a sua terra agora dela se tenham esquecido
    mas a gente já conhece o seu " interesse " por Vila viçosa
    o ditado é velho " com papas e bolos se enganam os tolos " e esta terra andou bem anganado, espero que agora possa melhorar
    parabens pela vossa corajem

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar parabéns pelo blog, parabéns ao Carlos Alberto pelo seu trabalho.

    Esta Festa foi MAGNIFICA espero que o povo perceba que a escola continua a ser de todos, mas para que as coisas funcionem é necessário que UNAM para continuar o projeto.
    Queria dar os parabéns a todos que trabalharam no sábado a preparar o almoço e o espaço, com toldes mesas cadeiras grelhadores, etc, etc.
    Os mesmos que andaram a fazer gelo toda a semana para que as bebidas tivessem no ponto de se beberem bem fresquinhas.
    Os mesmos que se disponibilizaram para no domingo cozinhar e servir nosso grande almoço e na segunda- feira arrumar o espaço, pois se não fossem eles nós não estaríamos lá.

    PARABENS A TODOS OS QUE TRABALHARAM E A TODOS QUE TIVERAM PRESENTES DENTRO DO ESPAÇO (ESCOLA) QUE AFILAL È DE TODOS NÓS….

    ResponderEliminar
  3. Um ex-aluno da professora Olga3 de agosto de 2010 às 09:13

    Boa tarde
    tambem estive neste convivio e adorei bastante
    esta foi uma forma de dar vida a um espaço tao apetecivel da nossa terra e que estava a ficar desprezado e merece ser aproveitado
    adorei conversar com algumas pessoas e reviver velhas hist+orias da nossa vida quando jogamos futebol Norte e Sul e por vezes andamos a porrada uns com outros mas sempre bem e nunca se tinha odio e rancor como agora existe
    ouvi os discursos dos convidados e como eu todos esperamos que eles cumpram o que disserram e façam algo de bom pela nossa querida Vila viçosa porque nao se esqueçam que dos fracos nao reza a historia
    Obrigado por me fazerem recordar velhos e bons tempos da minha meninice em Vila viçosa agora que apesar de longe nao esqueço esses tempos dificeis mas ao mesmo tempo tao felizes
    um abraço a todos e parabens por este jornal de Vila viçosa que me deixou supreso pela positiva...um bem haja ao autor o filho do João da Fonte

    ResponderEliminar
  4. Um bem haja pela vossa festa
    foi um excelente convivio entre o povo de Vila viçosa e fiquei satisfeito em saber que a sede dessa associação social e cultural é em Vila Viçosa
    temos que marcar a nossa posição e mostrar na freguesia a nossa grandeza e o bairrismo do nosso povo que ja vem de longe
    basta olhar para a nossa festa e ver a diferença
    parabens à ASCE e aos seus directores pela corajem da ideia

    ResponderEliminar
  5. É com um olhar triste que visualizo estas imagens. Por motivos profissionais não me foi possível estar presente embora o meu esforço quase ultrapassa-se certas normas para estar presente. Num outro encontro aí estarei, para recordar o quanto também aí fui feliz. Parabéns aos organizadores. Certo que mais e melhor será feito, um grande bem-aja a todos.

    ResponderEliminar
  6. Vila Viçosa no Porto4 de agosto de 2010 às 00:36

    Boa Noite
    parabens por este jornal e ao seu mentor o Carlos Alberto
    de facto esta aqui um trabalho serio profissional sem vaidades e exibicionismos
    Bem haja por isso e pelo que faz pela nossa querida Vila Viçosa
    por Outro lado dar os parabens á organização desta bonita festa e convivio
    como foi bom recordar velhos tempos e conversar um pouco sobre a nossa infancia e adoslecencia
    nao imaginam como isto faz reviver e ate da saude falar do passado entre gente amiga e a uma mesa farta
    Obrogada a ASCE e parabens a todos
    oxala nao fiquem por isto Estive aí mais a minha familia e sinceramente gostei

    ResponderEliminar
  7. essa dos que diziam gostar tanto de Vila viçosa e agora ate fugirem esta boa mas a vida e assim mesmo
    o que eu queria dizer mesmo é que gostei deste convivio na nossa escola que é do povo nao é de mais ninguem e tambem de ver por lá o Padre Vilar que foi um grande homem para a nossa terra e pro clube assim como outros que ja nao via á algun tempo
    um abraço a todos e parabens

    ResponderEliminar
  8. Pelo que estou a ler todos gostaram da iniciativa, tenho pena de não ter estado presente mas espero que para o proximo ano se repita, vou fazer de tudo para estar presente.
    Parabens ao povo de vila viçosa e a ASCE

    ResponderEliminar
  9. AFINAL A MONTANHA PARIU UM RATO
    andaram a dizer e a anunciar que o presidente da Camara vinha apresentar o projecto da obra do centro Cívio para a escola e que a ASCE ia ficar com o edificio e afinal nao se viu nada
    EU estive lá e o que vi foi o presidente a dizer que quem manda na Escola de Vila Viçosa é a Camara e a junta e que se vai fazer os possiveis para valorizar aquele espaço em proveito da população
    naao é andar a dizer que vem o presidente apresentar o projecto para nós pasando por cima de outras entidades
    ele fez questão de deixar bem claro quem manda naquele patrimionio escolar, mas nao era isso que esperavam ouvir os da ASCE
    paciencia azar

    ResponderEliminar
  10. Bom dia
    vou ser sincero meus senhores
    gostei mesmo da festa foi um bom convivio
    nao gosto é da vaidade e arrogancia de alguns senhores que falam falam falam e ate pensam que são reis e senhores de tudo
    mas pelos vistos o tiro saiu pela culatra porque o presidente da Camara nao entregou a chaves da escola à ASCE e muito menos se comprometeu a dizer que a escola era para eles
    gostei da sua atitude porque parecia que andavam ali a pressionar para tomar a escola de assalto
    um abraço a todos sou empresario de Vila Viçosa há 64 anos, a minha vida esta no Porto mas gostei de ter participado
    parabens aos promotores da iniciativa
    tambem gostei de voltar a ver o senhor Padre Vilar e tal como diz o Alberto neste artigo sempre muito afecto a Vila Viçosa

    ResponderEliminar
  11. DAAAAAA
    É CLARO QUE O PRESIDENTE NÃO DEU A ESCOLA A NINGUEM, O PATRIMINIO É DO ESTADO, MAS COMO NÃO FOI VENDIDA CONTINUA DE TODOS, PARA UM EMPRESÁRIO SABE POUCO DE LEIS MAS AINDA TEM IDADE PARA SE ATUAlIZAR.....

    ResponderEliminar
  12. Meus caros conterrâneos: A Escola Primária de Vila Viçosa... É NOSSA! Ninguém, mas ninguém mesmo, se pode arvorar em dono daquilo que não lhe pertence. Pergunto: Quem é o Estado? Respondo: O Estado somos todos nós! Nem Presidente de Câmara, nem Presidente de Junta, nem rigorosamente outra qualquer entidade, Pública ou Privada, se atreverá a por em causa aquilo que é pertença do povo de VILA VIÇOSA! Caso contrário, a resposta será dada em conformidade com os valores em causa... E não são tão poucos!

    Aurélio Semblano da Fonseca Pinheiro

    ResponderEliminar
  13. Bom comentário o que começa por DAAAAA, pelo menos até á teceira virgula. Se esta iníciativa não se tivesse concretizado, a esta hora o imóvel já sería de um injusto novo proprietário. O que foi de todos, há-de continuar a ser de todos, ninguém ri, ninguém chora, simplesmente é mais justo. Sou de Vila Viçosa e anunciarei-me como anónimo para evitar guerras desnecessárias. Continuação de um bom trabalho ao editor e amigo "Berto".

    ResponderEliminar
  14. A Festa foi linda, Parabens à ASCE.
    Força continuem a vossa meritosa acção

    ResponderEliminar
  15. Obverservador atento / Espiunca6 de agosto de 2010 às 00:59

    Boa Noite
    so lamento que seja preciso vir um sindicalista de fora para Vila viçosa para ser presidente de uma associação da freguesia
    nao há gente capaz na nossa terra ou será que essa famelga que toma conta da ASCE nao deixou que outros avancassem
    so isto o que quero dizer e mais
    nao esperem muito do presidente da camara e da nossa junta de freguesia
    eles falam muito mas e so goela
    Observador atento

    ResponderEliminar
  16. Não concordo com o preconceito supra mencionado. Não concordo também com juizos de valor infundados e, pior ainda, escondidos sobre o anonimato.

    Aurélio Semblano da Fonseca Pinheiro

    ResponderEliminar
  17. sr observador
    Pelo que estou a ver não é assim tão bom observador.
    o presidente da ASCE não nasceu em vila viçosa, mas tem cá residência.
    E o sr presidente para estar como presidente foi porque lutou com o povo de vila viçosa em prol de uma unica causa,NÃO VENDER ESTE PATRIMONIO, e depois chegaram a um acordo para o eleger.
    mas sr observador, pode associar-se e tentar eleger um novo presidente, lol....
    Parabens ao sr Presidente e aos socios da ASCE que lutaram...

    ResponderEliminar
  18. o Padre Vilar sempre foi muito fixe ele o padre actual jose Paulo foram do melhor que vila viçosa ja teve
    um abraço e parabens pelo evento da ASCE

    ResponderEliminar
  19. parabens pela festa
    a gota era bem boa
    repitam a cena por favor

    ResponderEliminar
  20. afinal o projecto da obra que foi anunciado nao foi mostrado porque razão????????????
    porque por certo nem feito esta e o nosso povpo acretida em tudo ate numa praia na corvaceira
    e so garganta esta gente

    ResponderEliminar
  21. É só garganta e exibicionismo. Mas foi sempre assim... Obras? nem de Santa Engrácia! Estão á espera de quê? Só por milagre! Nada se consegue sem esforço, sacrificio, até da vida pessoal e Familiar, e acima de tudo muita muita persistência.
    Menos Porco ou Porcos e garrafões de vinho,nada de demagogia e hipocrisia e, isso sim, Acções que, de uma vez por todas, se concretizem em factos.
    Chega de "paleio e conversa fiada".

    "Margem Direita da Paiva" VILA VIÇOSA.

    ResponderEliminar
  22. Boa Noite
    realmente o tiro saiu errado aos responsaveis da ASCE porque andaram a noticiar aos quatro ventos que o presidente da camara vinha mostrar o projecto para melhorar a escola e afinal saiu tudo ao contrario : do projecto nem ve-lo só promessas e paleio dos socialistas que enganaram bem o povo
    agora aguentem a bucha

    ResponderEliminar
  23. Boas
    Pois afinal o presidente neves traiu a associação dizem que prometeu uma coisa e depois no dia do convivio esfarrapou se em desculpas e deixou-os de mao a abanar
    ja agora o senhor editor podia investigar a burla da tipa das fotografias que andou na festa ja que o pessoas ate hoje nem dinhero nem fotos

    ResponderEliminar