quarta-feira, 6 de julho de 2011

Três bandas de música na romaria de Vila Viçosa
FESTAS EM HONRA DE S.PELÁGIO
DECORREM NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA


Os tradicionais festejos em honra de S. Pelágio, orago de Vila Viçosa, nesta terra de Arouca, vão decorrer já no próximo fim-de-semana, apresentando um programa bem preenchido, entre acções religiosas de tributo ao padroeiro e iniciativas de animação popular que, como habitualmente, vão arrastar milhares de visitantes a esta pitoresca localidade do Vale do Paiva.


A Comissão de Festas 2011, constituida por Acácio Semblano, Abílio Pinheiro, Sérgio Soares e Zé Manuel Beleza, tem trabalhado de forma empenhada para garantir as verbas necessárias para fazer face ao programa apresentado na edição deste ano, destacando-se o Cantar das Janeiras, o Cortejo em Vila Viçosa, os peditórios pelas redondezas e algumas acções que os jovens da terra tambem promoveram, com o natural intuito de colaborar com a realização dos festejos em honra do nosso patrono.
As três bandas de musica, já habituais nesta festividade, e pelos vistos, caso único pelas redondezas, uma orquestra típica bem conhecida, um conjunto musical de renome, e fogo-de-artifício quanto baste, são os argumentos de peso, apresentados pela Comissão de Festas de 2011, para garantir o êxito deste evento festivo, do qual a população sempre se orgulhou e muito acarinha, mau grado muitos abusos e vergonhas que, em tempo anterior, lamentavelmente aconteceram, sem sequer ter havido reacção popular ou intervenção dos responsáveis paroquiais para assumir tais desmandos.
A tarde do dia 9 de Julho será prenchido com a participação da Banda de Musica de S. Cipriano - A Velha, de Resende, que repetindo o ritual festivo, irá percorrer toda a povoação com os mordomos, realizando o habitual peditório.
Á noite, a animação vai chegar com a actuação da Orquesta Típica " Os Finfas ", de Nespereira - Cinfães, com a sua tradicional musica de baile / salão, seguindo a noitada com a actuação do Agrupamento Musical USKADKASA que actuará até de madrugada, não sem antes ser lançada um vistosa descarga de fogo de artifício.
Já no Domingo, dia 10, depois da imponente procissão que sairá da Estrada Municipal 505 até à Capela de S. Pelágio e da Missa Solene orientada para a figura de S. Pelágio, que será acompanhada pelo Côro da Banda de Nespereira, a festa prossegue com o esperado despique das Bandas de Musica de Nespereira - Cinfaes e Fermentelos, com a novidade da actuação das filarmónicas se prolongar noite dentro, até à meia - noite.
E como o tempo é de festa, o importante é realçar a vontade e o gosto que esta terra tem em receber, quem vier por bem, nestes dias de euforia e de homenagem ao nosso padroeiro S. Pelágio.
Aqui vos deixamos, de novo, o programa da Romaria de S. Pelágio, na expectativa de que todos, possam desfrutar deste fim-de-semana festivo, com muita alegria e emoção, num espírito solidário e de franca convivialidade…
E a respeito da Festa de S. Pelágio, e daquilo que o nosso padroeiro representa para cada um de nós, que partilhamos o bom e o mau da envolvência desta localidade arouquense, desafio-vos a ler e reflectir sobre a mensagem do nosso estimado Pároco João Paulo Teixeira, aqui editada com todo o gosto, a quem agradeço a simpatia e a disponibilidade sempre pronta… e assim sendo, boa festa para todos…

Eis aqui o programa já conhecido par a edição de 2011 a ter lugar no segundo fim-de-semana de Julho....BOA FESTA PARA TODOS E UM ABRAÇO PARA OS NOSSOS CONTERRÂNEOS ESPALHADOS PELO MUNDO...

2 comentários:

  1. Afinal este cartaz é espetacular. Apareceu depois do dia 26 de junho com o programação para o mesmo.
    Já li, o que lá diz, sobre o dia 26 está correto.

    ResponderEliminar
  2. pois pois mas sair depois da data da festa do dia 26 é que nao fica la muito bem , um deslize imperdoavel que nao pode acontecer mas acontece parabens aos mordomos apesar de tudo

    ResponderEliminar