sábado, 3 de setembro de 2011

Iniciativa acabou por ter boa adesão popular

JUNTA DE FREGUESIA DE ESPIUNCA

VOLTOU A PROMOVER FIM DE SEMANA CULTURAL


Com o objectivo de promover um salutar convívio entre a população e, ao mesmo tempo, dar a conhecer algumas das potencialidades locais, a Junta de Freguesia de Espiunca voltou, a exemplo do ano transacto, a promover no centro da freguesia, no último fim-de-semana de Agosto, um FIM D’ AGOSTO CULTURAL, um evento que voltou a ter como principal referência da programação, a Feirinha Rural, de Artesanato e dos Produtos da Terra.


A iniciativa, apesar de não ter uma grandeza relevante, tal como aconteceu na primeira edição, não deixou de ter uma boa adesão de visitantes e muitos foram aqueles que passaram pelo centro da freguesia, nestes dias em que a vivência cultural foi mais evidente.

Na noite de Sexta-Feira, houve uma sessão de cinema e a tarde de Sábado foi preenchida com várias actividades culturais, com a realização de um “ Paddy Paper “, um concurso de conhecimento local, denominado “ O que sabes da tua freguesia ? “ e ainda o Jogo da Malha. À noite, para além de um espectáculo de teatro com a participação do Grupo de Teatro da Casa do Povo de Nespereira - Cinfães, realizou-se um concurso de Mini – Chuva de Estrelas e um espaço de exibição de Karaoke aberto a todos os interessados.
A abertura de barraquinhas de produtos locais foi a grande atracção do evento e animou a noite de Sábado e o dia de Domingo, mas foi pena voltar a constatar que as associações e as colectividades da freguesia estiveram de novo ausentes, sendo notório a falta de representação das verdadeiras tradições, costumes e sabores desta freguesia do Vale do Paiva.
Se o objectivo da entidade promotora, continua a ser promover um feirinha das tradições locais, então pode-se dizer que não se aprendeu quase nada com os erros do passado e não foram corrigidas situações mais desinteressantes e ridículas da anterior edição, já que não se poderá evitar dizer, que foi incorrecto e desajustado da realidade local, a presença de expositores (???) com espaços dedicados à venda de velhos CD’S, DVD’s, livros infantis e até rebuçados.
É certo que a iniciativa já não sendo novidade, não cativou como no ano passado, mas também é certo que se deveria apostar noutra forma de atractividade e deveriam ter sido assumidos determinados requisitos de participação e incentivado outras presenças relacionadas com a freguesia e com as suas verdadeiras potencialidades, tendo sempre em conta a promoção e divulgação que se deseja para esta terra ribeirinha ao Paiva.
Por exemplo, notória continua a ser a ausência da grande maioria das colectividades da freguesia ( se é que foram convidadas), a demonstrar que, em termos de projecção e dinâmica associativa, estamos conversados...

A presença dos produtos da terra, como os produtos agrícolas, teve pouca participação e aposta no vinho novo deveria ter sido mais ampla, assim como o tradicional fumeiro da nossa terra, tudo fazia sentido em termos de presença, assim como os petiscos regionais e os doces locais que se podia promover muito mais, se tivesse havido mais empenhamento e maior incentivo por parte da organização à participação popular.
No artesanato local, destaque para o cesteiro António Silva, a trabalhar ao “ vivo “ e a mostrar a sua arte, bem como a habilidade do António Bantim, que de uma raiz de videira faz um eficaz “ saca – rolhas” e faz uma fisga enquanto o diabo esfrega um olho, sendo também evidente o interesse por rendas, bordados e outros trabalhos em tecelagem que se podia apreciar em outros espaços presentes, onde não se pode esquecer o empenhamento da Tia Alice de Vila Viçosa, de roca em punho a fiar o linho e a explicar como se processava antigamente a manufactura de bonitas peças, que ainda se vendem a bom preço.
No total foram apresentadas 12 barraquinhas representando diversas áreas, como as rendas e bordados, artesanato local, cestaria, artes decorativas, licores da terra, produtos agrícolas, ferragens antigas e gastronomia e vinhos.

A tarde de Domingo foi preenchida com cantares tradicionais, com a exibição de um Grupo de Cantares de Vila Viçosa e a realização de alguns jogos tradicionais e soube bem ver a envolvência de toda a comunidade local a divertir-se em actos e acções que nos fazem despertar para a adolescência e para os tempos de outrora,
Registe-se a presença no evento do presidente da CM de Arouca, Artur Neves, que não deixou de elogiar o evento e se congratular com a sua realização, como forma de evidenciar e divulgar mais esta freguesia do extremo norte do território arouquense.
VEJA AQUI ALGUNS DO MOMENTOS DESTA INICIATIVA CULTURAL :
https://picasaweb.google.com/104454747068916768196/FEIRINHACULTURALDAESPIUNCA2011?authuser=0&feat=directlink

7 comentários:

  1. Bom dia
    quaria dar os parabens ao grupo de cantares de Vila viçosa ke esteve muito bem se nao fossem o pessoal de vila viçosa akilo era mesmo uma coisa frakita e sem interesse e a organixaçao muito pobre e sem dinamica nenhuma mais valia repensar o acontecimento e fazer uma actividade com valor pra terra e nao assim

    ResponderEliminar
  2. se isto é a união da freguesia eu vou ali e já venho
    estou esclarecido com esta gente

    ResponderEliminar
  3. Caros srs
    A critica pela critica é muito facil! Antes de criticar deviam respeitar as pessoas... não digo enaltecer mas ao menos ficavam calados pois se analisarem as condiçoes em que os menbros da junta estavam muito fizerem eles! Por favor respeitem quem está a sofrer....

    ResponderEliminar
  4. Caro anonimo
    deves pensar que estas a viver nalguma ditadura onde nao se pode falar nada e se tem de andar calado e so os caciques é que podem falar
    nao e uma questao de respeito e uma questão de dizer a realidade e se nao tas bem entraga a pasta a outro

    ResponderEliminar
  5. caro sr.
    No dia que o sr. passe pelos mesmos problemas a que eu me estava referir talvés entenda, e nesse dia talvés veja o mundo de outra forma! E também nesse dia veja que não somos ninguem na vida e se não formos capazes de ajudar ao menos ficamos calados! não se trata de ditadura porque acho que se deve criticar o que está mal com intuito de no futuro fazer melhor! tenha uma boa noite

    ResponderEliminar
  6. pARABENS A DONA ALDA ESTA MUITO SORRIDENTE E A TIA ALICE MUITO TIPICA
    PARABENS A AMBAS PELO SEU TRABALHOM E JA AGORA AS CANTADEIRAS DE VILA VIÇOSA

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde ,

    Acompanho o seu trabalho no site VILA VIÇOSA - Paraíso do Vale do Paiva ,que muito admiro pois é das poucas formas de ter acesso ao que se passa na nossa terra , de forma isenta e ao mesmo tempo critica no sentido positivo.
    Não poderia estar mais de acordo consigo em relação ao que manifesta acerca da feirinha rural da Espiunca , quando refere não foram corrigidos os erros do passado.
    Não faz de todo sentido algumas das bancas que por ali existem .
    Sou suspeita a falar , mas o único e verdadeiro artesão é o Sr. António Silva , cesteiro da portela.
    Foi com muIta pena que verifiquei , ( estava na zona nesse período) que nada se propagandeou esta feirinha nas terras vizinhas.
    Quando perguntava a alguém : Voçê Vai? A Resposta que obtinha era a seguinte , na maior parte dos casos: Onde à festa da cerveja na espiunca? Isto diz tudo.
    Apostem na divulgação / comunicação além fronteiras municipais.
    Quebrem as demais barreiras que existem, não são fisicas mas são seguramente mais poderosas.

    Sandra Sousa
    Lisboa

    ResponderEliminar