quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A propósito do futuro da EN 225
AUTARCAS DO VALE DO PAIVA E GOVERNADORES CIVIS
REUNIRAM COM A "EP" EM CASTELO DE PAIVA
* Intervenção de fundo espera por melhores dias

A fim de analisar a possível beneficiação da Estrada Nacional 225, a única acessibilidade que serve toda a região do Vale do Paiva, os autarcas de Castelo de Paiva, Arouca, Cinfães e Castro Daire encontraram-se anteontem em Castelo de Paiva, numa reunião alargada, onde também marcaram presença os Governadores Civis dos distritos de Aveiro e Viseu, o vice-presidente e um Administrador da EP – Estradas de Portugal e outros técnicos daquele organismo público.

O novo edil de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, foi o anfitrião desta reunião, que teve lugar nos Paços do Concelho, e procurou fazer o ponto da situação e colocar em discussão, para além da necessária e urgente beneficiação da EN 225, os graves problemas que afectam o concelho em matéria de acessibilidades, e aproveitou a oportunidade para mais uma vez defender a urgente construção do IC 35, “ vital para o desenvolvimento económico do concelho e da região, para a promoção da coesão social e para a fixação de empresas e a criação de emprego”, pelo que, “ um retrocesso neste projecto, neste momento de crise profunda que fustiga o concelho, constituiria um revés irrecuperável na confiança dos investidores e no almejado progresso social e económico da população “.
Esta deslocação ao percurso da EN 225, entre o território paivense e as terras de Castro Daire surgiu no seguimento de solicitações dos Presidentes de Câmara de Castro Daire, Cinfães, Arouca e Castelo de Paiva para que se efectuem obras urgentes de beneficiação nesta acessibilidade que serve a vasta região do Vale do Paiva.
Os autarcas intervenientes, e restante comitiva, percorreram depois esta acessibilidade do Vale do Paiva, procurando analisar “ in loco “ as necessidades mais prementes que motivam e justificam uma intervenção alargada neste troço rodoviário, desde há muito reivindicada pelas autarquias da região e pela população.
" O pavimento é velho, tem mais de duas décadas. A estrada precisa, por isso, de um novo tapete betuminoso, além de outras intervenções que melhorem a segurança", explicou Pereira Pinto, autarca de Cinfães, mostrando-se agradado com o facto dos responsáveis das Estradas de Portugal terem acedido ao convite para percorrerem a estrada.
" Espero que tenham ficado sensibilizados para a necessidade de obras numa estrada que serve muitas localidades importantes para os nossos concelhos e onde as populações não têm alternativa ", sublinhou ainda Pereira Pinto.
O autarca cinfanense não acredita que se possa para já fazer uma intervenção de fundo, corrigindo o traçado, que é muito sinuoso, mas acredita que se possa avançar, ainda este ano, para a rectificação alguns pontos da via, incluindo nova sinalização horizontal e vertical que melhore a segurança de peões e veículos.
Os responsáveis EP, Eng. Eduardo Gomes e o Dr. Rui Nelson Dinis, respectivamente Vice- Presidente e Vogal do Conselho de Administração, mostraram sensibilidade para uma intervenção na EN 225, sendo que Gonçalo Rocha e os restantes autarcas presentes, bem como os governadores civis de Aveiro e Viseu insistiram que deve ser tomada uma decisão para alterar a situação, já que a degradação constante desta acessibilidade de montanha, que serve uma vasta população do Vale do Paiva, está a tornar-se insustentável para os utentes que ali circulam diariamente e que não têm qualquer alternativa rodoviária.
No final do dia, o grupo reuniu na Câmara Municipal de Castro Daire, concluindo que é fundamental, de modo a assegurar conforto e segurança aos utentes desta via, que a mesma seja integrada nos Planos Distritais de Aveiro e Viseu das obras a realizar pela Estradas de Portugal.
O balanço final da visita efectuada foi considerado muito positivo, uma vez que os administradores da E.P. foram sensíveis às necessidades da EN225 demonstradas pelos Autarcas e Governadores Civis presentes, nomeadamente a regularização do piso em toda a via, o melhoramento das bermas (sistemas de drenagem), sinalética, criação de mais zonas de descanso, reforço das barreiras de segurança, alguns melhoramentos dos traçados e alguns melhoramentos no atravessamento desta via nas localidades, para garantir maior segurança a automobilistas e peões.
Recorde-se, a propósito, que o município de Castelo de Paiva é servido pela EN 225 apenas num troço de 6 km, desde as imediações do centro da vila até à zona da Ponte da Bateira, na fronteira com o território de Cinfães que, a par de Castro Daire, com cerca de 33 km de percurso são os municípios com mais extensão têm nesta via rodoviária.

8 comentários:

  1. Tavas á espera de que amigo Carlos entao senao ha dinheiro para as vias rapidas e auto estradas para os desgraçados do interior ainda pior isto é só o começo
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. E uma das grandes faltas desta estrada é que tem abismos profundos e ravinas acentuada e ninguem se preocupa de colocar uns rails de segurança deixam os madeireiro cortas as arvores até ao alcatrão e depois nao existe protecção e seguranºça nenhuma quando houver uma tragedia é que se vai falar nisto neste aspecto a parte da estrada pertencente a Viseu esta mais segura aqui por baixo os autarcas são uma vergonha nao querem saber disso apesar dos alertas ja feitos

    ResponderEliminar
  3. bOM DIA
    oxala façam alguma coisa por esta estrada nacional que tao abandonada tem sido desde que a JAE deixou de andar por aqui e que agora esta uma miseria
    As autarquias e o Governo que nos ajudem ja que nos tiram tudo ao menos de que nos mantenham este acesso como deve ser
    A. Pinto Magina

    ResponderEliminar
  4. Percorro todas as semanas essa estrada nas viagens de e para o Porto e de facto ha varios anos que nao se ve uma reparação e um arranjo de jeito, pelo contrario, mas o maior perigo é que, ao contrario do que se ve noutros locais sem necessidade, a inexistencia de guardas é uma vergonha, ate porque estamos a falar de uma estrada sobranceira o Rio Paiva com abismos e declives profundos.
    Quando houver uma tragedia depois vao berrar e lamentar-se e dizer uma serie de desculpas tristes
    enfim é o que temos mas tambem ninguem faz nada para ajudar a alterar isto . oxalá que esta reunião possa servir para alguma coisa de valido

    ResponderEliminar
  5. Boa noite
    nao tenham grandes ilusões
    O Neves vai lutar tanto por essa estrada como lutou pela variante que agora ficou a ver por um canudo esquecido e igmorado pelo seu proporio Governo
    ides continuar com essa estrada assim por muito anos infelizmente para uma grande região que merecia mais e melhor
    e o que temos
    Um abraço a todos de Vila Viçosa

    ResponderEliminar
  6. O presidente da CM de Arouca nunca se vai empenhar por esta estrada e sabem porque meus amigos ? Porque a estrada de Alvarenga para Arouca é outra e para apanhar as vias principais e ate pró Porto vao por S. João da Madeira e pela Feira, logo isto é um acesso para ficar esquecido e abandonado porque nao é prioritário para ele...podem crer nisso

    ResponderEliminar
  7. nao sei porque, mas acho que o ultimo comentario esta completamente correcto...

    ResponderEliminar
  8. nao tenham ilusões a EN 225 nao diz nada a CM de arouca apesar de terem mandado fazer la uns passeios do tamanho que cuase cabe um carro de vacas ou bois
    Vila Viçosa ta esquecida e nao vais seer o Neves que vai melhorar isto poden acrditar

    ResponderEliminar