quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ASSEMBLEIA GERAL REALIZOU-SE NA ANTIGA ESCOLA PRIMÁRIA
ASSOCIAÇÃO SOCIAL E CULTURAL DE ESPIUNCA
APROVOU PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2011

Recentemente reunida em Assembleia-Geral, que teve lugar nas instalações da antiga Escola Primária de Vila Viçosa, a Associação Social e Cultural de Espiunca – ASCE, aprovou por unanimidade o seu Plano de Actividades para o ano de 2011.

Segundo o seu presidente da Direcção, João Avelino, esta associação sem fins lucrativos, continuará a perseguir os seus grandes objectivos, orientados para :
a) O apoio aos jovens, à terceira idade e a grupos carenciados;
b) A recuperação e preservação do património cultural da freguesia de Espiunca;
c) A promoção do desenvolvimento cultural, social e físico da população.
Tendo em conta os fins da ASCE e o previsível agravamento das condições de vida dos mais idosos e dos grupos carenciados, ficou a saber-se que a ASCE irá dar maior atenção à solidariedade que se revele mais necessária, sendo que está perspectivada a promoção de um Natal Solidário para os mais carenciados e a realização de Bailes de Solidariedade para a angariação de fundos para o efeito, sendo o primeiro no dia 5 de Fevereiro.
Na área da Saúde, esta associação social pretende estabelecer parcerias para levar por diante acções de sensibilização e de rastreio da população mais idosa, em torno do lema “ Envelhecer com qualidade” e a curto prazo deseja concretizar um protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa ( Delegação de Arouca) para que seja possível o acesso ao Banco de Ajudas Técnicas.
Segundo o dirigente João Avelino, " irá ser tentada uma colaboração com o projecto social “Arouca Inclui”, na criação de condições para a formação para seniores e iremos pugnar para que se venha a concretizar uma “sala sénior” de modo a promover o convívio e retirar da solidão os mais idosos, tentando que, numa primeira fase, a Câmara Municipal de Arouca possa disponibilizar um animador social, mesmo que seja apenas uma vez por semana.
O Encontro de Gerações está contemplado no Plano de Actividades para o próximo ano e será uma iniciativa para a preservação do património cultural da freguesia em conjugação com uma caminhada de confraternização, percorrendo emblemáticos caminhos antigos.
Outro destaque da actividade da colectividade será a iniciativa Rostos de Espiunca cujo tema potenciará uma exposição fotográfica a abranger todos os que tenham mais de 65 anos e o evento " À descoberta de Espiunca " será outro desafio para toda população, motivando que possam fotografar, com recurso ao telemóvel, os locais mais interessantes ou menos conhecidos da freguesia.
Por último, sabe-se que a ASCE já agendou o dia 7 de Agosto para levar a efeito o II Encontro de Ex-Alunos da Escola Primária de Vila Viçosa, certos de que terá o mesmo êxito do primeiro e, ainda, no mesmo mês, tentará levar a efeito uma Semana Cultural de Espiunca.
A realização de Jogos tradicionais, Magusto e recreação de uma Desfolhada Tradicional, são também objectivos da ASCE, sendo que Unir Espiunca será o objectivo de um possível Encontro de Associações da Freguesia, com vista a possíveis iniciativas em conjunto.

2 comentários:

  1. Ora boas noites
    gostei de ler isto e so paleio fiado e o presepio nao se faz aí mas nao o desfaçam como o outro
    boas festas

    ResponderEliminar
  2. Sem comentários....tenho que dizer as pessoas não têm nocção do ridiculo.... é lamentavel o que está acontecer.....

    ResponderEliminar