segunda-feira, 1 de junho de 2009


Associação de Melhoramentos da Freguesia de Espiunca
Ilegalidade até quando?

Fundada em Setembro de 1984, a Associação de Melhoramentos da Freguesia de Espiunca, viu os seus “ estatutos “ publicados em Diário da República em Outubro do mesmo ano e o seu objectivo inicial era realizar eventos culturais e promover acções orientadas para o benefício e bem-estar da população da freguesia, podendo mesmo, como colectividade autónoma, complementar o trabalho da própria Junta de Freguesia em matéria de apoios e benfeitorias locais.

E dizia era, porque se no período inicial da sua criação, a Associação de Melhoramentos teve elenco directivo ( apesar de nunca ter funcionado de acordo com as normais regulamentares e associativas ) e ter promovido algumas obras na freguesia, nomeadamente ao nível da melhoria de caminhos rurais, a verdade é que cedo deixou de existir como colectividade activa, transparente e com as contas em dia.
Ao ganhar “ estatuto legal “, a Associação de Melhoramentos da Freguesia de Espiunca passou a ter direitos e obrigações, compromissos essenciais para garantir personalidade e credibilidade associativa e suporte legal, mas infelizmente não foi isso que se viu e aconteceu desde meados da década de oitenta e muito por culpa dos seus responsáveis que, na ocasião, acumulavam também os cargos e o poder na Junta de Freguesia.
Aliás, não será mentira nenhuma, se for sublinhado que, tempos houve em que, não se sabia bem onde começava a Associação de Melhoramentos da Freguesia de Espiunca e acabava a Junta de Freguesia de Espiunca e vice-versa…a confusão era total, mas havia interesse que assim fosse, até porque era fácil misturar as coisas e fazer crer que uma determinada obra ( como a que a foto documenta, em Vila Viçosa ), um certo melhoramento pago pela Associação de Melhoramentos fosse assumido como concretizado pela Junta de Freguesia.
E exemplos não faltam, se for preciso recordar ou avivar a memória dos mais tacanhos...
Por outro lado, a Saibreira de Rebolhos, património da Associação de Melhoramentos da Freguesia de Espiunca, nunca teve uma gestão correcta e regulamentada, mas andou sempre sem “ rei nem roque “, uma vez que qualquer pessoa pode carregar carradas de saibro sem ter que dar explicações a alguém, como infelizmente continua a acontecer, chegando ao ponto de gente de terras vizinhas, Nespereira e Fornelos, vir ali carregar tractores de saibro para obras e reparações de acessos.
Há quantos anos pois, continua a Associação de Melhoramentos da Freguesia de Espiunca à deriva, sem se conhecer trabalho feito ou o rosto dos seus responsáveis? Onde tem sede, onde está o seu elenco directivo e quantos associados tem e onde estão registados? E as suas quotas? Quantas Assembleias – Gerais se realizaram, onde estão os Planos de Actividade e os Relatórios de Contas de todos estes anos de inactividade?
Se a Associação de Melhoramentos da Freguesia de Espiunca não existe, não tem actividade, porque razão a situação se mantém e a quem interessa manter este estado de coisas?
Porque razão há quem se julgue dono exclusivo da agremiação, que devia ser de todos, da comunidade ?
RESPONDA QUEM SOUBER….

2 comentários:

  1. Ainda se fala nisto ? nesta freguesia é sempre a mesma vergonha de sempre, criam as coisas e são sempre os os mesmos que são donos de tudo e se fazem donos e nao admitem mais ninguem por que lhes interssa mandar sozinhos ninguem tem oportunidade de dizer ou fazer nada porque os senhores fulanos de tal são os maiores e a terra que se lixe viva a demcracia deles

    ResponderEliminar
  2. Sempre foi assim nessa terra meia duzia de gajos tem a puta da mania que são senhores de tudo infelizmente nao fazem nem deixam fazer a gente ja os conhece desde a muito

    ResponderEliminar