segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ainda o Carnaval em Vila Viçosa
Tradição do Compadre e Comadre
pode acabar na barra do tribunal

Em Vila Viçosa, a tradição do Carnaval já não é o que era…decididamente.
Apesar de tudo, o antigo costume da leitura do testamento do Compadre e da Comadre ( responso como outros lhe chamam ) ainda se vive em Vila Viçosa e domina as atenções.

Com menor intensidade e entusiasmo do que antigamente, um grupo de rapazes não deixou cair a tradição e resolveu, este ano, apresentar a público a COMADRE, protagonizando a consequente leitura da herança deixada ás moças solteiras da terra.
Do COMPADRE nem vê-lo, apesar das más línguas, andarem a dizer à boca cheia que as mulheres casadas estavam envolvidas na sua aparição ( o que seria infeliz e incorrecto, já que esta é uma tradição carnavalesca que apenas diz respeito a jovens solteiros ), mas a verdade é que nada se concretizou.
Só que desta vez, as coisas não foram pacificas e a algumas “ deixas “ e piadas parece que não foram bem aceites por algumas pessoas da localidade e, entre troca de acusações, sabe-se agora, de fonte limpa, que a “ brincadeira “ pode mesmo acabar na barra do tribunal, se bem que, sinceramente, não nos parece que o sistema judicial vá perder tempo com este tipo de coisas e guerrinhas de “ lana caprina”.
Em tempo de Carnaval o melhor é fazer ouvidos moucos, porque já diz o velho ditado, quanto mais se mexe nos ditos pior é...
A verdade, é que tempos mais recuados, esta ancestral tradição, vivida em Vila Viçosa e nas terras das redondezas, que até já motivou uma interessante investigação e abordagem literária por parte da nossa ilustre conterrânea Almerinda Teixeira, era bem mais “ pesada “ e potenciava mais o insulto e a ofensa pessoal, tocando muitas vezes, a vida pessoal e intima dos rapazes e raparigas da aldeia.
Hoje, na nossa terra, as “ deixas “ são mais engraçadas e inteligentes, mais contidas e menos “ picantes “ mas, mesmo assim, ainda há quem não goste de ser contemplado.
Veja-se o exemplo de Fornelos, terra vizinha do concelho de Cinfães, onde o testamento proferido em público não respeita ninguém, tamanha é a ordinarice que se “ deita cá para fora “, mesmo sabendo que há sempre crianças a assistir ao acto público.
Outrora sinónimo de folguedo, máscaras e libertação, o Carnaval celebrava-se entre comadres e compadres que envergam típicas máscaras feitas artesanalmente pelos rapazes e raparigas solteiras da terra, contando muitas vezes, com uma ajuda dos mais velhos.
As máscaras eram sempre diferentes de ano para ano e cabia aos seus portadores idealizarem as vestimentas que o Compadre e a Comadre iam usar na sua aparição pública em Dia de Entrudo.
O Entrudo é precedido pela Semana dos Compadres e das Comadres, que vão preparando, em completo segredo, as quadras “destrutivas” do testamento que será lido na Terça-feira Gorda, em local público e apropriado à concentração popular.
No Domingo Gordo, à tarde, começava a grande folia. Na Terça-feira Gorda, o centro da localidade enchia-se de gente para ver passar os mascarados e participar na folia.
Ao início da tarde, os mascarados começam a aparecer em pequenos grupos misturando-se com a multidão, todos acompanhando o casal de jovens que transportava o Compadre e a Comadre para o púlpito da leitura do " responso “, como também se apelida.
Depois do desfile, o Compadre e a Comadre, feitos de papel colorido, recheados de pólvora e palha, que são imolados pelo fogo no final da festa, e outros de “ carne e osso “ que, ao lerem o testamento, se "defrontam" numa luta verbal sustentada em rimas, onde não falta a malandrice brejeira e as tiradas picantes, protagonizam a animação do Dia de Carnaval.
Ansiosas e entusiasmadas, as pessoas aglomeravam-se debaixo de uma varanda para ouvir a leitura do testamento, que também poderá ser lido no Salão do Centro Cultural onde se realizam os bailes da localidade.
A rapariga lê o testamento do Compadre e o rapaz faz a leitura da herança da Comadre. A rivalidade entre sexos serve como principal pano de fundo à libertinagem linguística.
Terminado o "ajuste de contas" e imolados os bonecos do Compadre e da Comadre, prossegueo cortejo até ao local onde o fogueteiro dá por encerrado o Entrudo.
Há quem pense que o Carnaval tenha origens romanas, tendo adquirido diversas variantes ao longo dos séculos.
Em Vila Viçosa foi famoso o Carnaval de 1993 a 1996, desfiles grandiosos, animados e coloridos, que chamaram à terra milhares de visitantes e até teve destaque na comunicação social, sendo que, a primeira reportagem da TVI no ano da sua estreia, foi mesmo nesta iniciativa carnavalesca que chegou a ser reconhecida pela Câmara Municipal de Arouca e pela Região de Turismo da Rota da Luz, mas que agora não interessa falar muito, porque se calhar ainda nos apetece a dizer umas quantas verdades que, alguns " importantes " da terra, por certo, nao iam mesmo gostar...
O importante agora é que todos se entendam...porque o Carnaval são apenas 3 dias...e o deste ano já passou...

28 comentários:

  1. Nao tenham problemas rapazes isso nao dá em nada ao que se consta nao houve ofensas e satira carnavalesca nao conta para nada é para ouvir e esquecer entaõ os tribunais e os juizes estavam desgraçados se fosem dar ouvidos a todas as merdices dos carnavais nao haviam juizes que chagasse para tomar conta das queixas Força rapaziada e vao em frente

    ResponderEliminar
  2. sentar no mocho é pouco pois terão a hipotese de se defenderem algo que não foi dada as pesoas ofendidas por esses miudos e graudos mimados, pelos papais e mamaes!

    ResponderEliminar
  3. Deixa as comadres embuchadas quiexa querer apresentar, agente pro ano ca esta pra as voltar a eleminar :)

    ResponderEliminar
  4. Segunda acontece o 1º Forum Democracia e Liberdade de Expressão, do Instituto Millenium.

    Confiram os palestrantes, os temas, e prestigiem

    http://www.libermaneventos.com.br/clientes/forum/

    ResponderEliminar
  5. estamos com tanto medo que ainda nos vao pagar uma indeminização a nos ides ver...quem quiser gastar dinheirinho nos tribunais que gastem que ainda nos rimos por cima... e para ano atacamos ainda mais

    ResponderEliminar
  6. Miudos mimados??? não somos nos que ficamos a chorar no colinho das maezinhas! "oh mãe os meninos maus falaram mal de mim" Ass:Carlos Daniel Nunes Semblano

    ResponderEliminar
  7. La diz o velho ditado e com razão " Zangam-se as Comadres descobrem-se as verdades " e algumas comadres andam tão tristes coitadinhas temos tanta pena delas que até dá dó...ide trabalhar que isso passa

    ResponderEliminar
  8. Bom Dia
    o " aviso à navegação " que está ao lado serve para todos e para qualquer situação...
    Já o disse por diversas vezes, mas repito as vezes que for necessárias para chamar à razão quem faz " tabua rasa " do respeito e da lisura e da convivencia cívica.
    Qualquer conteudo pode merecer comentários e todos serão editados se souberem respeitar as regras da boa educação e da honradez
    Linguagem arruaceira e pejorativa aqui nao tem lugar e esse tipo de comentários tem o lixo como destino...nem podia ser de outra maneira
    Procurem comentar de forma crítica, mas construtiva, civilizada e responsável, sem ofensas e muito menos acusações ridiculas...ou nao restará outra opção senão cortar o pio a quem não quiser entender ou perceber

    O EDITOR

    ResponderEliminar
  9. Depois nao se admirem do Socrates querer aprovar os casamentos gays...basta ver este bonito exemplo destes gajos na foto
    Deus me livre de tal aberração, ai jesus

    ResponderEliminar
  10. entao meninas, quem não quer ser lobo não lhe veste a pele...muitas das meninas ofendidas, esqueçem ou não lembram de muitas outras ofendidas outrora por seus familiares directos...pois, mas como diz o brasileiro " pimenta no...dos outros é refresco" hihihihi...sou eu....

    ResponderEliminar
  11. Caros
    ignorem estas coisas... Assim só irao criar mais problemas e afastamento entre as pessoas e ate mesmo entre voces jovens!
    Nao comentem certas coisas!

    ResponderEliminar
  12. tambem concordo e ja tive oportunidade de dizer a um dos envolvidos deixem a coisa rolar nunca ouviram dizer que quanto mais de mexe na caca mais ela cheira mal
    se ninguem tivesse dito nada isto tudo ja estava esquecido mas alguem quis assim e agora que aguente

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde amigos
    sou de vila viçosa mas nao com o gosto que tinha ha um par de anos atraz porque isso aí mudou muito para pior e os interesses instalados sao sempre dos mesmos que tem ma mania que sao donos de tudso desde a capela ate ao campo da bola mas gostava de vos dizer uma coisa ja participei muito nos carnaivais e na festa do comadre e do compadre feitos no palheiro da costarela e no reguengo e o melhor que se fazia era nao dar ouvidos a bocas e ameaças
    acho que vos deveis intender e esquecer isso para nao andar aí uns contra outros porque se virem vem as coisas vila Viçosa é quanse tudo familia Ganhem juíxo ok?

    ResponderEliminar
  14. É PENA TER QUE ACABAR UMA ASSOCIAÇÃO QUE AINDA HÁ TÃO POUCO TEMPO FOI CRIADA...MAS SE ASSIM SE QUER,ASSIM SERÁ!!!

    ResponderEliminar
  15. É isso mesmo FAMOSO AMIGO E COLEGA Carlos Daniel Semblano...
    Pelo que me lembro das famosas deixas nenhuma tratava mal as raparigas..As que estavam um pouquinho mais puxadas era na introdução mas não falava nome de ninguem...
    quanto ás conversas que se ouve até dá para rir..
    Amigo Carlos mais uma vez te dou os parabens pelo blog.
    quanto aos comentários sem responsabilidade fazes muito bem em não os aceitar e até sou da opinião que nao devias acitar comentários anonimos, mas tambem muitos (as) já não comentavam..
    Força continua..
    ASS: Hugo José de Vasconcelos Amaral
    Deixo aqui o meu nome todo porque parece que há alguem que o quer saber...
    Um abraço a todos os terroristas de Vila Viçosa

    ResponderEliminar
  16. Ja vim aqui dizer e repito essa associação de jovens nao passa de um grupo de miudos mimados que passam a noite na disco a emborrachar-se de cerveja e que nao tem educação nenhuma a ofender quem esta quieto no seu canto e nao lhe fez mal nenhum isso do grupo de jovens é para dar no que da e o resultado esta a vista de todos

    ResponderEliminar
  17. Ainda dizem que sao unidos voces tudo letra algumas maes ja sabian as deixas das filhas antes delas ser reveladas no salão e como foi possivel ? Pensem bem e ganhem juizo
    AC da Silva

    ResponderEliminar
  18. ...a preposito de um infeliz comentario de que basta ganhar algo para ir para os cafes comemorar ..."certo mendigo apos um dia a mendigar resolveu jantar, pediu um bife de 1ª mas logo alguem disse :- é pobre mas nao lhe serve carne de 2ª.
    E respondeu, um pobre por ser pobre nao tem direito a comer um bom bife?"
    Atençao ninguem é pobre, a nao ser os autores de comentarios como estes, esses sim sao pobres mas de espirito e nao se importam de ofender pessoas
    uns celebram as vitorias nos cafes, outros celebram as ixibicionismos com comentarios descabidos e tristes
    Cresçam e amadureçam miudos; mas nao vale apena dar atençao a comentarios desses no fim de contas estes comentaristas querem chamar simplesmente a atençao.se estiversse caladinhos ja ninguem falava disto ha muito, mas enfim
    Bom dia a todos e desculpas ao senhor editor deste site pela paciencia e coragem que tem em aturar isto...sinceramente cada vez da menos vontade de conviver em Vila viçosa uma terra cheia de intrigas, interesses e espertalhoes jeitosos

    ResponderEliminar
  19. Oi amigos
    nao sabia que em Vila viçosa tambem havia umas bichas assim
    parabenms estais a evoluir este governo é o maximo

    ResponderEliminar
  20. Nos vamos pra disco enborraçar-nos com o nosso dinheiro, e não é com cerveja é com vodkaaaaa! A cerveja ja não bate...nos gostamos de picar e que ha problema??

    ResponderEliminar
  21. esse bando de miudos mimados que passam a noite na disco a emborrachar-se (com o dinheiro proprio e fruto do seu trabalho) são exactamente os mesmos que quando a festa do nosso santo padroeiro mais precisou deles,colocaram mão á obra e não lhe viraram as costas,e com o seu próprio mérito conseguiram colaborar com mais de 1500€ de receita numa só noite de festa na sede do ccrvv. fruto do trabalho e muito esforço da maior parte dos membros agora do cjov. e em particular do dj.pedrosa que foi o anfitrião da festa sem sequer levar 1 unico centimo pelo seu optimo trabalho. deviam era respeitar esses jovens que arregaçam as mangas quando mais é preciso!!! quanto ao passarem a noite na disco,isso é optimo. pelo menos não passam a noite frente a um pc a criticar aquilo que os outros fazem de bom. um abraço enorme a todos vós,e FORÇA JOVENS. cá estarei!!!...

    ResponderEliminar
  22. Mais uma vez deixo aviso:
    SEJAM RESPONSÁVEIS, CORRECTOS E GENTE CIVILIZADA quando comentam os conteúdos aqui colocados
    Das duas uma, ou fundamentam de uma forma construtiva e assumem uma postura de respeito, sem ofensas e teor pejorativo, ou sou obrigado a condicionar os vossos "post" e a iliminá-los à nascença....o que é chato para quem quer assumir uma participação interpretativa
    Lembrem-se por favor que exercer o direito de cidadania é criticar com respeito, com fundamento e de forma saudavel...coisa que nao foi garantida hoje com dois comentários eliminados
    Se querem participar força....mas com juízo e com respeito, caso contrário, os vossos comentarios serão inuteis
    Um abraço a todos
    O EDITOR

    ResponderEliminar
  23. caros amigos, pai sou mas nunca o vosso, no bom sentido, pois agradeço a pequenez da confuzão, assim vila mexe e de que maneira, obrigado por ter jente a dinamizar a minha linda terra... eu amo vila viçosa e chegar a um pc e vêr algo meu é optimo...só lamento no meu "timing" não possuir a possibilidade informática de estar convoscooo... obrigado a todos...pois da gosto eu divulgar o que é a minha vila viçosa nesta pasmaçeira que são as cidades. só se limitam a shopin´gs ok,fixe,etc...como se eu não tivesse passado por cá...obrigado vv.ainda dizer # estou viva" .,quanto ao resto façam uma festa e entendam-se"...ass:silvio brito.

    ResponderEliminar
  24. carlos mais uma vez sou obrigado a dizer...parabéns...pois elaboras algo de bom para nossa quão querida vila...dinamizar é por sua vez o termo...isto é prazer..tu e todos entendem porquê...não é todos os dias que se ouve e vê algo sobre ilustre terra.cito "parabénssssssssss" ass.silvio brito.

    ResponderEliminar
  25. Um recado ou reparo ao comentário do senhor A Rodrigues é que em Vila viçosa nao existem s´o espertalhões jeitosos, tambem ha espertalhionas jeitosas que tem a mania de mandar e se meter em tudo
    e só para que saiba amigo boa noite

    ResponderEliminar
  26. Procura nos outros as qualidades que eles possam ter; em ti, procura os defeitos que certamente tens.
    Antes de começar a criticar os defeitos dos outros, enumere ao menos dez dos teus.
    O jovem tem todos os defeitos do adulto e mais um: o da inexperiência.
    Não encontre defeitos, encontre soluções pois qualquer um sabe queixar-se.
    Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os seus.
    Vivemos com os nossos defeitos como com os cheiros que temos: não os sentimos, eles só incomodam os outros.
    Se não tivéssemos tantos defeitos, não nos agradaria tanto notá-los nos outros.
    Os defeitos dos outros não devem nos incomodar, mas, sim, nos ensinar.
    A demasiada atenção que se emprega em observar os defeitos dos outros, faz que se morra sem ter tido tempo de conhecer os próprios.
    Se ficarmos reparando os defeitos das outras pessoas nunca iremos participar da vida, pois vamos nos contentar com as nossas desculpas.
    Não vejas e não critiques os vícios humanos que em ti próprio se encontram.
    Não há ninguém sem defeitos: o melhor é o que menos tem!
    São pouquíssimos os homens capazes de tolerar, nos outros, os defeitos que eles próprios possuem.
    O ser humano é cego para os próprios defeitos. Jamais um vilão do cinema mudo proclamou-se vilão. Nem o idiota se diz idiota.
    Se nós não tivéssemos defeitos,
    não teríamos tanto prazer em notá-los nos outros
    Prestar demasiada atenção nos defeitos dos outros não é senão, olhar-se num espelho.
    Temos tantos defeitos para criticar em nós mesmos, então para que ficar criticando os defeitos alheios?
    Para julgar o próximo, olhe para si mesmo, e enxergue seus próprios defeitos... Assim que enxergá-los não terás mais vontade de encontrar no outro seu próprio defeito.

    ResponderEliminar
  27. ola vila viçosa.tantas coisas para ofender pessoas.comentarios desses para nada.cada pessoa é libre de fazer o que faz e quando quer fazer chamasse a liberdade.a liberdade é a mesma para todos.....BRAVO CARLOS....josé f p frança

    ResponderEliminar
  28. A TODOS OS VISITANTES
    DESCULPEM TER DE TOMAR ESTA DECISÃO, MAS TEM QUE SER...
    A PARTIR DE HOJE ACABARAM-SE OS COMENTÁRIOS AO CONTEÚDO DO " CARNAVAL DE VILA VIÇOSA "...
    NO TOTAL, DIVIDIDO EM DOIS " POST " QUE ACOLHERAM ESTA ABORDAGEM, SOMAMOS MAIS DE 40 COMENTÁRIOS E ESTOU CERTO QUE, ISTO AINDA IA MAIS LONGE...
    SÓ QUE, INFELIZMENTE, HÁ GENTE QUE NAO SABE SER GENTE, NAO SABE VIVER EM SOCIEDADE, DE FORMA CIVILIZADA, CUMPRINDO E ACEITANDO AS REGRAS DO RESPEITO, DA EDUCAÇÃO E DA VERDADEIRA CIDADANIA...
    HÁ GENTE QUE AINDA PENSA QUE CRITICAR É OFENDER E HUMILHAR...SER RASCA E SEM CARACTER
    HÁ GENTE QUE SÃO PIOR DO QUE CÃES RAIVOSOS, A DESTILAR VENENO, RAIVA E INVEJAS E PENSAM QUE ISTO AQUI É UMA COUTADA DE ACOLHIMENTO DA SUA JABARDICE, ESTUPIDEZ E ARROGANCIA E, ASSIM SENDO, NAO ME RESTA OUTRA ALTERNATIVA DO QUE ACABAR COM A PARTICIPAÇÃO NESTE " ITEM "
    OBRIGADA A TODOS PELA PARTICIPAÇÃO, VEJAM SE PROTAGONIZAM O ENTENDIMENTO E SEJAM FELIZES...ESTA TERRA É TÃO PEQUENA PARA TANTO ÓDIO...MESMO QUE SEJA DE ESTIMAÇÃO

    O EDITOR
    Carlos Oliveira

    ResponderEliminar